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APRESENTAÇÃO JORNAL NA ESCOLA Prefeitura Municipal de Cabo Frio Secretaria Municipal de Educação Departamento de Formação Continuada Centro de Estudos.

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2 APRESENTAÇÃO JORNAL NA ESCOLA Prefeitura Municipal de Cabo Frio Secretaria Municipal de Educação Departamento de Formação Continuada Centro de Estudos Natália Caldonazzi Divisão de Informática Educativa Núcleo de Tecnologia Educacional Municipa l Tecnomídias: Jornal Na Escola Material elaborado por: Kátia Mattos Referências para a elaboração do material: http://www.jornalescolar.org.br http://www.vamoslerjornaldamanha.com.br/index.php/comp onent/content/article/61 Contatos: kakaumattos@gmail.com

3 LICENCIAMENTO Este material está registrado sob as leis da Creative Commons (www.creativecomons.org.br) nos termos da Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR).www.creativecomons.org.br Você tem a liberdade de: Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra. Remixar — criar obras derivadas. Sob as seguintes condições: Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra). Uso não comercial — Você não pode usar esta obra para fins comerciais. Compartilhamento pela mesma licença Ficando claro que: Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.renunciada Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.domínio público Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença: Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;usos livres Os direitos morais do autor;direitos morais Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais comodireitos de imagem ou privacidade.direitos de imagem Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. JORNAL NA ESCOLA

4 2. Trabalhando com gêneros textuais JORNAL NA ESCOLA “BILHETE: escrito simples e breve, ou seja, mensagem breve, reduzida ao essencial, tanto na forma como no conteúdo. Como é um tipo de gênero usado na comunicação rápida, entre interlocutores que mantêm uma relação imediata, geralmente é também escrito em linguagem coloquial”. Dicionário de Gêneros Textuais, Sérgio Roberto Costa, Editora Autêntica, Belo Horizonte.

5 O bilhete é, geralmente, o primeiro gênero que as crianças usam socialmente, para enviar recados a seus amiguinhos, aos pais, à professora... Por esse motivo é um excelente recurso para se trabalhar nas séries iniciais e, por extensão, nos primeiros passos com o jornal escolar. O bilhete é também utilizado no mundo juvenil e adulto para a comunicação afetiva e profissional. Por outro lado, novos gêneros similares ao bilhete são muito utilizados nas mídias digitais: “torpedos” enviados através de celular, e-mails e mensagens nas redes sociais. O bilhete e gêneros afins têm, portanto, uma longa vida pela frente! 2. Trabalhando com gêneros textuais JORNAL NA ESCOLA

6 Queridos cursistas, Pedimos que nos ajudem a fazer com que nosso núcleo seja cada vez melhor. Escrevam no jornal o que mais gostam ou acham que precisa mudar, pois o núcleo é feito para vocês. Um abraço, Equipe NTM Atividade 1

7 Qual é a ideia que vou defender? Por que acho isso importante? Para quem vou escrever o bilhete? Atividade 1 JORNAL NA ESCOLA

8 A História em Quadrinhos é uma narrativa que se expressa essencialmente por meio de imagens. A imagem é, nesse tipo de texto, o elemento estruturador da narrativa; sugere movimento e sucessão de fatos. Muitas HQs não apresentam texto verbal. Muitas outras comunicam a mensagem narrativa por meio de dois canais: a imagem e o texto verbal. Nesse caso, dizemos que a HQ apresenta um código imagético linguístico. 2. Trabalhando com gêneros textuais JORNAL NA ESCOLA

9 Atividade 2 JORNAL NA ESCOLA

10 Atividade 2 JORNAL NA ESCOLA

11 Atividade 2 JORNAL NA ESCOLA

12 Início de conversa 1.Apresentar-se (nome e escola onde estuda). 2.Explicar que é aluno da escola e que está fazendo um jornal. 3.Informar que está escrevendo uma notícia e fará algumas perguntas.Perguntas:  Organizou ou vai organizar algum evento? Qual? Quando? Onde?  Renovou ou vai renovar a diretoria? Como? Explique?  Está pensado em organizar novas atividades? Quais?  Vai fazer investimentos ou ampliar sua ação? Como? Quanto?  Tem feito algum levantamento da situação da comunidade ultimamente? Com que resultados?  Apresentou alguma reivindicação ou pedido às autoridades?  Participou de eventos, congressos ou similares? 2. Trabalhando com gêneros textuais JORNAL NA ESCOLA

13 4. Os entrevistadores devem procurar esclarecer junto aos informantes as seguintes perguntas:  O quê aconteceu ou vai acontecer?  Quem fez ou provocou o fato?  Quando aconteceu ou vai acontecer? Caso haja a necessidade de colher outras informações, o entrevistador deve sentir-se livre para criar outras perguntas. Atividade 3 JORNAL NA ESCOLA

14 Material de apoio JORNAL NA ESCOLA Atividades Diagramação


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