A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Endócrino Conjunto de glândulas endócrinas produtoras de hormônios – substâncias lançadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Endócrino Conjunto de glândulas endócrinas produtoras de hormônios – substâncias lançadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos,"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Endócrino Conjunto de glândulas endócrinas produtoras de hormônios – substâncias lançadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos, contribuindo para a homeostase do organismo.

2 Classes de Hormônios Proteínas (hipofisários, insulina, glucagon, paratormônio) Esteroides (cortisol, aldosterona, estrogênio, progesterona, testosterona) Derivados da tirosina (tiroxina, triiodotironina, epinefrina, norepinefrina)

3 Controle da Produção Hormonal Feedback ou Retroalimentação A substância produzida pela glândula controla a sua própria produção. A retroalimentação pode ser positiva (estimulação) ou negativa (inibição).

4 Principais Glândulas Endócrinas Hipotálamo Hipófise Tireoide Pâncreas Suprarrenais Ovários Testículos

5 Glândula Pineal Situada no centro do cérebro. Produz a melatonina. Regula o ciclo vigília-sono (ritmos cicardianos)

6 Hipófise ou Pituitária Localiza-se na base do cérebro; É subdividida em adenoipófise e neuroipófise; É regulada pelo hipotálamo.

7 Hormônios Tróficos da Adenoipófise Tireoideotrófico (TSH): estimula a tireoide. Adrenocorticotrófico (ACTH): estimula as adrenais. Gonadotróficos: 1.Folículo Estimulante (FSH): crescimento dos folículos ovarianos e formação dos espermatozoides. 2.Luteinizante (LH): promove a ovulação e a produção de testosterona nos testículos.

8 Aparelho Reprodutor Feminino Biologia - Anderson

9 Aparelho Reprodutor Masculino Biologia - Anderson

10 Hormônios Não Tróficos da Adenoipófise Prolactina: estimula a produção do leite materno. Somatotrofina (GH): estimula o crescimento e a síntese de proteínas.

11 Crescimento dos Artrópodes

12 É uma expansão do hipotálamo. Secreta neurossecreções do hipotálamo. Ocitocina: promove a contração da musculatura uterina e secreção do leite materno. Antidiurético (ADH): aumenta a pressão arterial. Neuroipófise

13

14 Glândula Tireoidea Situada na frente da traqueia; Produz tiroxina e triiodotironina; Regulam o metabolismo.

15 A tiroxina atua como acelerador do metabolismo também em outros vertebrados

16 Regulação Hormonal

17 Hipertireoidismo Exoftalmia

18 Hipertireoidismo

19 Bócio

20 Hipotireoidismo Cretinismo

21 Glândulas Paratireoideas Quatro glândulas situadas atrás da tireoide. Produzem o paratormônio. Controlam a taxa de cálcio no sangue.

22 Regulação Hormonal do Cálcio

23 Pâncreas É uma glândula anfícrina (mista); A parte endócrina é formada pelas ilhotas de Langerhans; Produz insulina (hipoglicemiante) e glucagon (hiperglicemiante)

24

25 Diabetes Melito

26 Não posso comer doce Tenho Diabete O açúcar subiu nada de bala tchau chiclete Não posso comer doce Adeus chocolate Pra ficar saudável Minha alimentação é diet Quando o pâncreas libera insulina Na corrente sanguínea O açúcar desce Em antagonismo o glucagon Que quebra o glicogênio Faz aumentar Mas se faltar iodo na dieta Aí é outro problema Outra situação Vai faltar triiodotironina E tiroxina É tireoide disfunção Refrão E a paratireoide? O que ela vai fazer? Secretar paratormônio Pra o cálcio obter

27 Enem 2010 Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos, sendo assim são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico responde a um período aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano. Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigília e o da alimentação. Uma pessoa, em condições normais, acorda 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos períodos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro. BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).

28 Em função das características observadas, conclui-se que a pessoa a) apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno. b) apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem do tempo. c) estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro. d) teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol. e) deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.

29 Referências GUYTON, Fisiologia Médica. LOPES, Sônia – Biologia. AMABIS, José Mariano – Conceitos de Biologia. LINHARES, Sérgio – Biologia Hoje. SOUZA, Ana Maria – Biologia, RSE.


Carregar ppt "Sistema Endócrino Conjunto de glândulas endócrinas produtoras de hormônios – substâncias lançadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google