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Agência de Negócios do Estado do Acre  Agência de Negócios do Estado do Acre S.A. A ANAC é uma sociedade anônima de economia mista que tem como finalidade.

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2 Agência de Negócios do Estado do Acre  Agência de Negócios do Estado do Acre S.A. A ANAC é uma sociedade anônima de economia mista que tem como finalidade promover a produção de bens e serviços e a atração de investimentos para o Estado do Acre mediante a garantia de um conjunto de serviços orientados ao setor produtivo, viabilizando negócios sustentáveis e a geração de trabalho e renda.  Missão: Apoiar o desenvolvimento e a promoção de negócios estratégicos no Estado do Acre, em parceria com instituições governamentais, não-governamentais e iniciativa privada, possibilitando a inserção da população acreana no processo de desenvolvimento sustentável em suas seis dimensões: sustentabilidade social, ambiental, econômica, cultural, política e ética.”

3  Público Alvo : As ações desenvolvidas pela ANAC atendem principalmente aos micros, pequenos e médios empresários que desejam conquistar novos mercados para seus produtos e ver sua marca inserida nos mercados local, nacional e internacional.  Macroprocessos : Agência de Negócios do Estado do Acre Atração e Promoção de investimentos; Promoção da produção; Pesquisas de marketing; Comercialização (representação comercial); Logística; Apoio ao setor privado na captação de investimentos; Participação societária em empresas estratégicas; Serviços de informações de mercado e oportunidades de negócios.

4 Agência de Negócios do Estado do Acre  Objetivos Principais : Atração e promoção de investimentos diretos nacionais e internacionais para o desenvolvimento do Estado do Acre; Promoção da imagem do Estado do Acre e dos produtos regionais; Organização e implementação de um sistema de serviços de informação comercial e de oportunidades de negócios; Realização de estudos e pesquisas de mercado para explorar e avaliar as potencialidades dos produtos do Estado; Coordenação e execução de programas e projetos de cooperação para o desenvolvimento sustentável do Estado do Acre.

5 Agência de Negócios do Estado do Acre  Apoio para Comercialização Nacional e Internacional de Produtos: Transferência de pacotes tecnológicos possibilitando incremento nas exportações; Assessoria na elaboração do estudos de mercados e plano de marketing para exportação de produtos regionais; Assistência técnica nos processos de produção, administração e gestão, possibilitando a inserção no mercado externo; Assistência técnica nos processos de certificação dos produtos regionais; Desenvolvimento e aperfeiçoamento de logomarcas, produtos e embalagens, adequando as exigências do país importador; Participação em feiras, exposição e eventos internacionais promovendo os produtos e atraindo investimentos para o estado; Assessoria na formalização de contratos comerciais internacionais.

6  Ações Desenvolvidas: Estudo e Diagnóstico da Capacidade Produtiva dos Produtos Potenciais do Acre; Portifólio prioritário para promoção de produtos da floresta envolvendo as seguintes empresas locais Fase 1: Castanha do Brasil, Farinha de Mandioca, Guaraná em pó e Palmito. Fase 2: Sabonete de Murmuru, Doces Tropicais (biscoito de castanha e bombom de cupuaçu), Marchetaria e Artefatos de Madeira; Jóias da Amazônia; e Bijuterias da Amazônia. Fase 3: Açúcar Mascavo(Grupo Opção), Porta Jóias Marchetados ( Porto Dias), Coloral ( Belo Jardim), Sabonete de copaíba(Sibéria), Barcos( River Craft), Doces e Bombons regionais(Doces Regionais). Agência de Negócios do Estado do Acre

7 A ANAC coordena os seguintes programas:  Programa Promoção de Negócios;  Programa Acre Estado Exportador.

8 Programa Promoção de Negócios

9 Para a execução do Sub-componente Promoção de Negócios foi criado o Programa Promoção de Negócios, estabelecido pela Lei nº 1.459, de 03 de maio de 2002. Objetivos:  Fomentar as atividades produtivas e realizar investimentos em projetos demonstrativos que elevem a competitividade de setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável no Estado. Programa Promoção de Negócios

10 Público Beneficiário Empresas Individuais, Consórcios de Empresas, Federações, Cooperativas, Associações de Produtores e Empresários, Empresas Exportadoras, Consórcios de Exportação, Associação de Exportadores, Consórcios de empresas do setor florestal e pecuário; que desenvolvam atividades de produção de bens e serviços e que se enquadrem nos critérios de elegibilidade. Programa Promoção de Negócios

11 Linhas de Financiamento  Fortalecimento e Aumento da Competitividade das Empresas e Instituições Locais  Comercialização e Marketing  Empresas Demonstrativas Estratégicas Programa Promoção de Negócios

12 Linhas de Financiamento  Fortalecimento e Aumento da Competitividade das Empresas e Instituições Locais Objetivo: Objetivo: promover o fortalecimento da base empresarial e das instituições, elevando a competitividade das mesmas e a qualificação da produção, contribuindo assim, para o desenvolvimento do setor produtivo do Estado e geração de emprego e renda. Programa Promoção de Negócios

13  Fortalecimento e Aumento da Competitividade das Empresas e Instituições Locais Atividades Financiáveis:  Transferência Tecnológica  consultoria tecnológica, transferência de pacotes tecnológicos, participação em “joint-venture” tecnológicos;  Estudos de Mercado, Plano de Marketing e Novos Investimentos  assessoria na elaboração do plano de marketing empresarial e realização de estudos e prospecção de mercado, elaboração e negociação de projetos para captação de recursos, viagens de negócios, realização de eventos (rodadas de negócios, projetos, etc.), elaboração de estudos de viabilidade de investimentos; Programa Promoção de Negócios

14  Fortalecimento e Aumento da Competitividade das Empresas e Instituições Locais Atividades Financiáveis:  Capacitação  capacitação e formação administrativa/gerencial, técnica, tecnológica e formação/treinamento de mão-de-obra;  Assistência Técnica  ações nos processos de produção, administração, gestão e assistência técnica nos processos de certificação;  Certificações  Apoio ao processo de certificações de qualidade, produto orgânico, demais certificações pertinentes. Programa Promoção de Negócios

15  Comercialização e Marketing Objetivo: financiar ações voltadas à promoção e comercialização de produtos para o mercado nacional e internacional em pequena e grande escala. Programa Promoção de Negócios

16  Comercialização e Marketing Atividades Financiáveis:  Ações de comercialização e marketing de pequena escala  pesquisas de mercado, desenvolvimento de produto e embalagem, viagens de negócios, participação em feiras, exposições e eventos, publicidade, apoio à comercialização, assessoria na formalização de contratos comerciais, estudos de logística, promoção da certificação;  Campanhas de marketing de grande escala (empresas em consórcio)  Para produtos que demonstrem potencial efetivo e real possibilidade de atender a um nicho de mercado internacional – posicionar produtos do Acre no mercado mundial – “Marca Acre”. Programa Promoção de Negócios

17  Empresas Demonstrativas Estratégicas Objetivo: Objetivo: demonstrar efetivamente a viabilidade econômica, seguindo os critérios de sustentabilidade, das atividades de manejo florestal e manejo pastoril, através da implementação de projetos demonstrativos estratégicos de verticalização da produção florestal e florestal-pastoril em conjunto com empresários locais. Programa Promoção de Negócios

18  Empresas Demonstrativas Estratégicas Atividades Financiáveis:   Gestão Florestal Sustentável  elaboração e implantação de projeto de Manejo Florestal, inventário florestal, equipamentos e materiais para implementação do projeto, cursos e treinamentos (áreas gerencial, técnica e operacional), participação em eventos para fins de discussão técnica e divulgação de resultados, certificação, dentre outras afins; Programa Promoção de Negócios

19  Empresas Demonstrativas Estratégicas Atividades Financiáveis: Gestão Pastoril Sustentável  Gestão Pastoril Sustentável  consultorias para realização de estudos e projetos de manejo da pecuária, capacitação técnica e gerencial de produtores e gerentes, capacitação da mão-de-obra, atividades de pesquisa, difusão e transferência de tecnologia, mecanização e recuperação de áreas degradadas, inseminação artificial, equipamentos e materiais para implementação do projeto, outros itens de conformidade com o projeto. Programa Promoção de Negócios

20  Recursos humanos;  Serviços de terceiros;  Custos operacionais;  Recursos financeiros;  Infra-estrutura: máquinas, equipamentos e material permanente (valor do aluguel durante a execução do projeto);  Investimentos incrementais; e  Produção. Programa Promoção de Negócios Contrapartida dos Beneficiários

21 Junho de 2005

22 PROGRAMA ACRE ESTADO EXPORTADOR  Programa de Desenvolvimento e Diversificação das Exportações do Estado do Acre  Objetivos : Aumentar as exportações das empresas de pequeno porte, diversificar a pauta exportadora e mercados importadores e inserir novas empresas no processo exportador, favorecendo o crescimento sustentado, a geração de emprego e renda.

23 PROGRAMA ACRE ESTADO EXPORTADOR Para o alcance dos objetivos acima citados, serão desenvolvidas ações que visam:  Integrar e coordenar as atividades de Internacionalização de empresas;  Divulgar os projetos e ações de apoio aos exportadores;  Otimizar custos e esforços.

24 PROGRAMA ACRE ESTADO EXPORTADOR Ações Gerais do Programa :  Ampliação e fortalecimento da rede de apoio às exportações  Mapeamento, diagnóstico e aperfeiçoamento do setor produtivo  Capacitação empresarial  Apoio à viabilização de negócios

25 Ampliação e fortalecimento da rede de apoio às Exportações  Criação de Grupo Coordenador Estadual e Treinamento do Grupo Coordenador, nas ferramentas de Comércio Exterior:  Vitrine do Exportador;  Acordos Comerciais da ALADI;  Regras e Origem;  Sistema Alice.  Radar Comercial;  Aprendendo a Exportar;  JICA;  DEINT;  DEPLA;  DECOM.

26 Ampliação e fortalecimento da rede de apoio às Exportações  Formação de parcerias:

27 Ampliação e fortalecimento da rede de apoio às Exportações  Capacitação de 55 Agentes de Comércio Exterior;  Treinamento de novos Agentes de Comércio Exterior

28 Ampliação e fortalecimento da rede de apoio às Exportações  Lançamento do Site: www.acreexportador.ac.gov.br

29 Ampliação e fortalecimento da rede de apoio às Exportações  Criação do Tele Centro de Informações e Negócios do Pólo Moveleiro.  Inauguração do Tele Centro no Pólo Moveleiro previsto no dia 05/05/2005.

30 Ampliação e fortalecimento da rede de apoio às Exportações  Criação de Centro de Informações de Comércio Exterior – CICEX  Criação do CICEX – Centro Informação de Comércio Exterior.  Treinamento de dois técnicos da Coordenação estadual do Programa pelo Ministério, na operação do CICEX;

31 Mapeamento, diagnóstico e aperfeiçoamento do setor produtivo  MDIC (SECEX) / APEX  SUFRAMA  ANVISA  Polícia Federal  Receita Federal  DFA  SEPLANDS  IDAF  Federação da Agricultura  Secretaria da Fazenda-SEFAZ  ANAC  Banco da Amazônia  Banco do Brasil  Caixa Econômica Federal  BNDES  CORREIOS  SEBRAE  FIEAC  ACISA  Vigilância Sanitária Estadual  Formação de um Grupo de Trabalho - GT.

32 Mapeamento, diagnóstico e aperfeiçoamento do setor produtivo  Empresas com apoio integral do Programa:  07 Empresas cadastradas na Vitrine Virtual da JETRO

33 Capacitação Empresarial  Apoio direto aos Empresários cadastrados no Programa  Realização de seminários e palestras;  Oportunidades de Negócios Brasil – China;  Promoção das exportações brasileiras no Japão;  Japão uma nova Tendência;  Marcas e Patentes;  Linhas de crédito para Exportação;  Mecanismos de apoio ao Comércio Exterior – RADAR COMERCIAL.

34  Treinamento em comércio exterior; Capacitação Empresarial  Apoio direto aos Empresários cadastrados no Programa  Curso Básico de Comércio Exterior 30 Empresários Treinados;  Curso de Comércio Internacional 17 Empresários Treinados;

35  Participações em Feiras Internacionais; Capacitação Empresarial  Apoio direto aos Empresários cadastrados no Programa  Expo Brasil China – em Beijin 08 Empresas participantes;  Madeireiras: TWI, Garça Branca e Sorocaba;  Movelaria: Sulatina;  Marchetaria: Maqueson;  Fitoterápicos: Teralternat;  Alimentos: Miragina/OLAM, Laticínios Fronteira.

36 EXPORTAÇÕES DO ESTADO DO ACRE

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40 E-mail: acreexportador@ac.gov.br Fone: + 55(68) 3223 – 4308 Fax: + 55(68) 3223 – 6906


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