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(Saresp–SP) No desenho abaixo estão representados os terrenos I, II e III. Quantos metros de comprimento deverá ter o muro que o proprietário do terreno.

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1 (Saresp–SP) No desenho abaixo estão representados os terrenos I, II e III.
Quantos metros de comprimento deverá ter o muro que o proprietário do terreno II construirá para fechar o lado que faz frente com a Rua das Rosas? Prof. Marcelo Silva

2 QUESTÃO (Fuvest–SP) A sombra de um poste vertical, projetada pelo sol sobre um chão plano, mede 12 m. Nesse mesmo instante, a sombra, de um bastão vertical de 1 m de altura mede 0,6 m. Qual a altura do poste? Prof. Marcelo Silva

3 CONSEQUÊNCIA – TEO. DE TALES
Toda paralela a um lado de um triângulo e que intercepta os outros dois lados em pontos distintos determina, sobre esses lados, segmentos proporcionais. Prof. Marcelo Silva

4 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Prof. Marcelo Silva

5 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Prof. Marcelo Silva

6 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Quando ouvimos a expressão "figuras semelhantes" logo pensamos em figuras que se assemelham, figuras parecidas, de mesma aparência. Podemos associar a ideia de figuras semelhantes a ampliações ou reduções de uma figura em outras guardando semelhança na forma. Matematicamente podemos dizer que duas figuras F e F' são semelhantes quando guardam entre elas uma proporção. No nosso dia a dia, podemos observar inúmeros exemplos de semelhança entre objetos. Por exemplo, quando tiramos uma fotografia, a imagem que vemos na foto é a representação reduzida e proporcional do objeto em tamanho. A planta de uma casa, projetada pelo arquiteto, também é um exemplo de semelhança entre a casa em tamanho real e o seu desenho no papel. Prof. Marcelo Silva

7 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Como ampliar ou reduzir figuras de modo que elas mantenham suas características? Por exemplo, como desenhar em um cartaz um personagem de quadrinhos? Existem diversas maneiras de se ampliar ou reduzir figuras. Um dos métodos de se ampliar figuras pode ser por homotetia. Vejamos como ele funciona. Exemplo: queremos ampliar o polígono ABCDE e em seguida reduzi-lo. Como devemos proceder? Prof. Marcelo Silva

8 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Marcamos um ponto F (foco) qualquer. Traçamos as retas: FA, FB, FC, FD e FE. Prof. Marcelo Silva

9 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Marcamos um ponto A' sobre a reta FA, de modo que FA' = k.FA (k= razão de semelhança). Marcamos um ponto B' sobre a reta FB, de modo que FB' = k.FB (mesma razão de semelhança usada para marcar o ponto A'). Procedemos da mesma maneira marcando os pontos C', D' e E'. Prof. Marcelo Silva

10 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Traçamos os segmentos: A'B', B'C', C'D' e E'A' e obtemos o polígono A'B'C'D'E' ampliação de ABCDE, isto por que neste caso tomamos a razão de semelhança k > 1. Procedemos da mesma maneira para reduzirmos o polígono, tomando neste caso a razão de semelhança k < 1. Prof. Marcelo Silva

11 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Prof. Marcelo Silva

12 SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Prof. Marcelo Silva

13 EXEMPLO d = 3 m Prof. Marcelo Silva


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