A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem & Comunicação Prof. Marisa Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem & Comunicação Prof. Marisa Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem & Comunicação Prof. Marisa Oliveira 2009.2
Pontuação Linguagem & Comunicação Prof. Marisa Oliveira 2009.2

2 O testamento O Testamento Um homem rico, sem filhos, sentindo-se morrer, pediu papel e caneta e escreveu assim: “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do mecânico nada aos pobres”. Não teve tempo de pontuar – morreu. Eram quatro concorrentes. Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete: “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres.”

3 O testamento A irmã do morto chegou em seguida com outra cópia do testamento e pontuou assim: “Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres.” Apareceu o mecânico, pediu uma cópia do original e fez estas pontuações: “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres.” Um juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade. Um deles, mais sabido, tomou outra cópia do testamento e pontuou deste modo: “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do mecânico? Nada! Aos pobres.” (Adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Extraído do livro Gramática, texto, reflexão e uso. Cereja e Magalhães)

4 Pontuação: questão de prioridade
Esta eu ouvia de minha mãe, que ouviu de meu avô. Um rapaz tinha três pretendendes, e escreveu um poema para as três, sem pontuação. Três belas que belas são Querem que por minha fé Eu diga qual delas é Que adora o meu coração Se consultar a razão Digo que amo Soledade Não Lia cuja bondade Ser humano não teria Não aspiro à mão de Iria Que não tem pouca beldade. Qual a pontuação posta por: 1 - Soledade 2 - Lia 3 - Iria 4 - o rapaz.

5 O noivo e as pretendentes
Soledade: Três belas que belas são. Querem que, por minha fé, Eu diga qual delas é Que adora o meu coração. Se consultar a razão Digo que amo Soledade. Não Lia, cuja bondade Ser humano não teria. Não aspiro à mão de Iria, Que não, tem pouca beldade.

6 O noivo e as pretendentes
LIA: Três belas que belas são. Querem que, por minha fé, Eu diga qual delas é Que adora o meu coração. Se consultar a razão Digo que amo, Soledade Não, Lia cuja bondade Ser humano não teria. Não aspiro à mão de Iria, Que não, tem pouca beldade.

7 O noivo e as pretendentes
Iria: Três belas que belas são. Querem que, por minha fé, Eu diga qual delas é Que adora o meu coração. Se consultar a razão Digo que amo Soledade, Não! Lia, cuja bondade Ser humano não teria, Não! Aspiro à mão de Iria, Que não tem pouca beldade.

8 O noivo e as pretendentes
LIA: Três belas que belas são. Querem que, por minha fé, Eu diga qual delas é Que adora o meu coração. Se consultar a razão Digo que amo, Soledade Não, Lia cuja bondade Ser humano não teria. Não aspiro à mão de Iria, Que não, tem pouca beldade.

9 O noivo e as pretendentes
O rapaz: Três belas que belas são! Querem que, por minha fé, Eu diga qual delas é Que adora o meu coração. Se consultar a razão, Digo que amo Soledade. Não! Lia, cuja bondade Ser humano não teria. Não! Aspiro à mão de Iria, Que não, tem pouca beldade.

10 Histórias de pontuação...
Carlinhos Brown já afirmou em entrevista ter trauma com o "tal de ponto e vírgula" Essa tava em umas piadinhas de bolso. O homem saiu de casa na cabeça trazia um chapéu amarelo nos pés sapatos de lona escura nos olhos óculos contra o sol na lapela um bonito cravo Um exemplo insólito:               O homem saiu de casa na cabeça; trazia um chapéu amarelo nos pés, sapatos de lona escura nos olhos, óculos contra o sol na lapela - um bonito cravo!

11 Histórias de pontuação...
O homem saiu de casa; na cabeça, trazia um chapéu amarelo; nos pés, sapatos de lona escura; nos olhos, óculos contra o sol; na lapela, um bonito cravo.

12 Pontuação e perigos... Um fazendeiro tinha um bezerro e o pai do fazendeiro era também a mãe do bezerro. Um fazendeiro tinha um bezerro e o pai. Do fazendeiro era também a mãe do bezerro.


Carregar ppt "Linguagem & Comunicação Prof. Marisa Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google