A arché no período cosmológico

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Apresentação em tema: "A arché no período cosmológico"— Transcrição da apresentação:

1 A arché no período cosmológico
Pré-socráticos A arché no período cosmológico

2 FILÓSOFO CIDADE PERÍODO ARCHÉ TALES MILETO 624 A.C. a 546 A.C. ÁGUA ANAXIMANDRO 611 A.C. a 546 A.C. APEÍRON (ILIMITADO) ANAXÍMENES 586 A.C. a 525 A.C. AR PITÁGORAS SAMOS 580 A.C a 500 A.C. NÚMEROS HERÁCLITO ÉFESO 535 A.C. a 470 A.C. FOGO, OPOSTOS E MOVIMENTO PARMÊNIDES ELEIA 510 A.C. a 470 A.C. SER EMPÉDOCLES AGRIGENTO 492 A.C a 432 A.C. ÁGUA, TERRA, FOGO E AR ANAXÁGORAS CLAZÔMENAS 499 A.C a 428 A.C. HOMEOMERIAS ( OPOSTOS INFINITAMENTE PEQUENOS) DEMÓCRITO ABDERA 460 A.C. a 370 A.C. ÁTOMOS

3 Em torno do Mediterrâneo e no Oriente Médio, na Índia e na China, surgiram filósofos, grandes filósofos cujas ideias iriam estabelecer os termos da filosofia em suas várias tradições por milênios no futuro. No Oriente Médio, os antigos hebreus desenvolveram sua concepção de um Deus uno e de si mesmos como o “povo escolhido”. Na Grécia, filósofos elaboraram as primeiras teorias científicas da natureza. Na China, os taoístas desenvolveram uma visão muito diferente da natureza, enquanto Confúcio criava uma poderosa concepção da sociedade e do indivíduo virtuoso que rege o pensamento chinês até hoje. Na India antiga, os primeiros teóricos hindus (os vedistas) comentavam a origem da natureza e do mundo, tal como descrita nos Vedas, e especulavam sobre ela, criando um rico panteão de deuses, deusas e ideias grandiosas.

4 QUESTÕES FILOSÓFICAS COMO É O UNIVERSO?
QUAL O FUNDAMENTO DE TODAS AS COISAS? COMO TUDO SE ARTICULA PARA FORMAR A REALIDADE? A REALIDADE ESSENCIAL É DINÂMICA OU ESTÁVEL?

5 “Eu quero saber como Deus criou este mundo
“Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes.”

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7 tendo como base o pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia entre os séculos VII e VI a.C., promovendo a passagem do saber mítico (alegórico) para o saber racional (logos) Claro que os mitos não desapareceram, mas a sociedade abriu espaço para um novo tipo de entendimento. A explicação mítica independe de provas, contém uma linguagem alegórica, transmite valores e ensinamentos da cultura Grega. Devemos relacionar o surgimento da filosofia com a pólis grega. O raciocínio bem formulado e convincente era necessário para este tipo de democracia direta.

8 Pré- Socráticos Os primeiros filósofos
É o conjunto de reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto, no século VII a.C., até o surgimento de Sócrates, no século V a. C. Alguns filósofos chamados de pré-socráticos foram contemporâneos de Sócrates, são assim designados porque mantiveram suas investigações pautadas na natureza. Entre os objetivos estava a construção de uma cosmologia (racional), que substituísse a cosmogonia(mitos)

9 TALES DE MILETO O “PAI DA FILOSOFIA” é o mais antigo dos sete sábios da Grécia. Parece que boa parte de seu conhecimento advém dos Egípcios e babilônicos. Defendeu a razão na astronomia e na geometria. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.

10 No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista: "O mundo evoluiu da água por processos naturais", disse ele, aproximadamente anos antes de Charles Darwin. Conhecimentos desse filósofo são advindos da Doxografia de Diógenes Laércio, Simplício e Aristóteles ( metafísica )

11 ANAXIMANDRO: O INDETERMINADO
Assim como a maioria (se não todos ) dos filósofos que vieram antes de Sócrates, a principal preocupação de Anaximandro de Mileto, sucessor de Tales, era explicar como surgiu o Universo. Certamente de todas as explicações que surgiram, a de Anaximandro foi a que mais se aproximou daquilo que hoje os físicos modernos consideram a origem do universo. Segundo Anaximandro, o universo havia surgido de algo que chamava de Ápeiron, neste estaria contido todo o universo na forma nula dos antagonismos que o compõe.

12 o universo era constituído de elementos antagônicos: o calor e frio, a terra e a água, luz e sombra, etc. No a-peiron estes antagonismos encontravam-se unidos e por isso nulos em existência, o universo passa a existir do momento em que os elementos antagônicos contidos são subitamente divididos dando origem a tudo. Assim, o universo surge da cisão dos opostos que "fere" a unidade do princípio e da luta entre os princípios onde sempre um deles quer tomar o lugar do outro para poder existir.

13 Assim para esse filósofo, o princípio primordial deveria ser algo que transcendesse os limites do observável, ou seja, não se situaria em uma realidade ao alcance dos sentidos.

14 Embora simplificado, Anaximandro criou o primeiro modelo do Big Bang, a teoria da física moderna afirma que o universo em algum momento esteve todo concentrado em um único ponto e nele estava toda a matéria que o constitui, por algum motivo este ponto super denso explodiu dando origem ao universo. Como? Liberando átomos que foram se agrupando de várias formas diferentes gerando tudo que existi, mas no momento anterior eles estavam todos agrupados em uma única forma nula. Além disso, sabemos também que nenhuma matéria nova surgi no universo, tudo que existe é formado pelos mesmos átomos existentes no ponto inicial antes do Big Bang, o nosso mundo e nós mesmos já fizemos parte de um número infinito de outros coisas.

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16 ANAXÍMENES: O AR Escreveu a obra “Sobre a natureza”, em prosa. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a luz da Lua é proveniente do Sol. Abandonando a teoria do seu mestre Anaximandro, estabelece o ar como princípio dos seres. O ar seria um elemento mais sutil que a água, mas que nos animaria, nos daria vida, como testemunho nossa respiração O cosmo seria uma espécie de respiração gigante.

17 PITÁGORAS: OS NÚMEROS Segundo Pitágoras, o cosmo é regido por relações matemáticas. A observação dos astros sugeriu-lhes que uma ordem domina o universo. Evidências disso estariam no dia e noite, no alterar-se das estações e no movimento circular e perfeito das estrelas. Por isso o mundo poderia ser chamado de cosmos, termo que contém as idéias de ordem, de correspondência e de beleza. Os pitagóricos não distinguem forma, lei, e substância, considerando o número o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro elementos: terra, água, ar e fogo.

18 HERÁCLITO: FOGO E DEVIR
Heraclito é o pensador do "tudo flui" e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. Heraclito, inserido no contexto pré-socrático, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer estático O devir, a mudança que acontece em todas as coisas é sempre uma alternância entre contrários guerra entre os opostos

19 Heraclito identifica a forma do Ser no Devir pelo qual todas as coisas são sujeitas ao tempo e à sua relativa transformação. Heraclito sustenta que só a mudança e o movimento são reais. Heraclito definiu uma arché, um princípio que está em todas as coisas desde a sua origem: o fogo.

20 Parmênides: o ser Unidade e a imobilidade do Ser;
O mundo sensível é uma ilusão; O Ser é Uno, Eterno, Não-Gerado e Imutável. Não se confia no que vê.

21 O domínio do "ser" corresponde às coisas que são percebidas pela mente
O domínio do "ser" corresponde às coisas que são percebidas pela mente. O que é percebido pelas sensações, por outro lado, é, segundo ele, enganoso e falso, e pertence ao domínio do não-ser. Trata-se de uma oposição direta ao mobilismo defendido por Heráclito de Éfeso, para quem "tudo passa, nada permanece". Seu pensamento influenciou a chamada "teoria das formas", de Platão.

22 Empédocles: 4 elementos
sustentava a idéia de que o mundo seria constituído por quatro princípios: água, ar, fogo e terra. Tudo seria uma determinada mistura desses quatro elementos, em maior ou menor grau, e seriam o que de imutável e indestrutível existiria no mundo.

23 Demócrito: átomo A fama de Demócrito decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, "a", negação e "tomo", divisível. Átomo= indivisível).

24 Para Demócrito, o cosmo (o mundo e todas coisas, inclusive a alma) é formado por um turbilhão de infinitos átomos de diversos formatos que jorram ao acaso e se chocam. Com o tempo, alguns se unem por suas características (as vezes, as formas dos átomos coincidentemente se encaixam tão bem como peças de quebra-cabeça) e muitos outros se chocam sem formar nada (porque as formas não se encaixam ou se encaixam fracamente). Dessa maneira, alguns conjuntos de átomos que se aglomeram tomam consistência e formam todas as coisas que conhecemos, que depois se dissolvem no mesmo movimento turbilhonar dos átomos do qual surgiram


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