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Aulas 9/10/11 – Expansão Territorial

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Apresentação em tema: "Aulas 9/10/11 – Expansão Territorial"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas 9/10/11 – Expansão Territorial
Sistema Anglo Curso História do Brasil/Prof.Salomão

2 I-) Expansão Bandeirante Três tipos de exploração:
São Vicente foi o 1º centro produtor de cana e centro irradiador do movimento bandeirante. O limite imposto pela serra do Mar impossibilitou o aumento da produção. Consequência = Capitania ficou relegada a um plano econômico inferior. As bandeiras foram frutos mais da estagnação econômica do que espírito desbravador. Três tipos de exploração: A-) Bandeiras = Expedições particulares. B-) Entradas = Expedições oficiais. C-) Monções = enviar alimentos aos bandeirantes através das vias fluviais ( Tietê). Imagem incorreta dos bandeirantes História do Brasil/Prof.Salomão

3 A-) Apresamento ou caça ao índio (1610-1650)
Tipos de Bandeiras: A-) Apresamento ou caça ao índio ( ) Mercado consumidor de escravos índios passou a existir. Motivo: * Com as invasões holandesas, Portugal teve dificuldades para fornecer todos os escravos negros que a sua região açucareira precisava. Destino: Fazendeiros da Bahia. Principal bandeirante = Raposo Tavares. B-) Bandeirismo do ciclo do Ouro ( ) Procurar metais preciosos. Gabriel de Lara encontrou ouro em Paranaguá(PR) no ano de 1646. Antônio Rodrigues Arzão encontrou ouro na região das Minas Gerais no ano de 1674. C-) Sertanismo de Contrato Bandeirantes foram contratados para combater índios e destruir quilombos. Foi esse tipo de bandeira que destruiu o Quilombo de Palmares. Imagem heroica dos bandeirantes História do Brasil/Prof.Salomão

4 Características principais:
II-) Nordeste e Sul = Pecuária Vaqueiro = homem livre Características principais: * Foi uma atividade econômica secundária; * Ocorreu o surgimento de um novo tipo de trabalhador na colônia; * Não tinha valor econômico; * Finalidade: alimentação, força motriz e transporte. No Nordeste, o Rio São Francisco contribuiu decisivamente para que ocorresse o processo de interiorização. História do Brasil/Prof.Salomão

5 III-) Interiorização da Região Norte Divisão do Brasil
Em 1621, para facilitar a administração, a região norte foi separada do Brasil, formando o Estado do Maranhão. Em 1637, a expedição oficial de Pedro Teixeira ocupou a região Amazônica. Objetivo: Proteção. Porém, a colonização ocorreu devido aos jesuítas que exploravam a mão de obra indígena. Através das Missões, eram realizadas as colheitas das “drogas do sertão”. História do Brasil/Prof.Salomão

6 V-) Conflitos e limites
Durante a União Ibérica ( ), jesuítas espanhóis entraram no Rio Grande do Sul e fundaram o aldeamento de Sete Povos das Missões. No extremo sul, Portugal fundou a Colônia de Sacramento (1680), visando penetrar no rio da Prata. O Tratado de Madri(1750) determinou que: * Sete Povos das Missões voltasse a pertencer aos portugueses. * Aquele que ocupou a terra, deve ficar na terra. Ocorreu a Guerra Guaranítica ( )= conflito entre Jesuítas espanhóis + Guaranis x Portugal + Espanha. Com o Tratado de Santo Ildefonso(1777), a Colônia de Sacramento passou a pertencer a Espanha. História do Brasil/Prof.Salomão

7 Exercícios De Revisão História do Brasil/Prof.Salomão

8 Revisão “Além disso, nas missões do norte os jesuítas faziam com que eles trabalhassem na extração de riquezas naturais, conhecidas como drogas do sertão...” (COTRIM) A partir do texto, assinale a alternativa correta: A-) A Amazônia não foi povoada, por que lá não havia ouro para enriquecer a metrópole; B-) A ocupação foi feita pelos franceses, que praticavam um intenso comércio na região; C-) A região não foi ocupada e hoje faz parte do território espanhol; D-) Com a coleta de cacau, a Amazônia transformou-se em área industrial, produtora de chocolate; E-) Foi ocupada por padres jesuítas que catequizavam e utilizavam o índio para coletar produtos da floresta; História do Brasil/Prof.Salomão

9 Revisão “ Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que não saiam do caminho e se amontoem.” (ANTONIL) O texto trata de uma atividade econômica que colaborou para o aumento do território brasileiro. Sobre essa atividade considere a alternativa correta: A-) É característica do sertão nordestino, e deu origem a trabalhadores diferentes do resto da colônia. B-) Surgiu em regiões canavieiras onde se utilizava mão de obra disponível na entressafra do açúcar. C-) Ocorreu em todo o território da América portuguesa onde era fácil obter mão de obra indígena e negra. D-) Surgiu no Nordeste, onde se fabricava o charque utilizando mão de obra assalariada. E-) Foi no Sul do país que se iniciou essa atividade, visando abastecer de carne a região açucareira do Nordeste. História do Brasil/Prof.Salomão

10 Revisão No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na: a) ocupação das áreas litorâneas b) expulsão do assalariado do campo c) formação e exploração dos minifúndios d) fixação do escravo na agricultura e) expansão para o interior. História do Brasil/Prof.Salomão

11 Revisão (Fuvest-SP) Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares. Isso se deu porque:   a) os paulistas, excluídos do circuito da produção colonial centrada no Nordeste, queriam aí estabelecer pontos de comércio, sendo impedidos pelos quilombos.   b) os paulistas tinham prática na perseguição de índios, os quais, aliados aos negros de Palmares, ameaçavam o governo com movimentos milenaristas.   c) o quilombo desestabilizava o grande contingente escravo existente no Nordeste, ameaçando a continuidade da produção açucareira e da dominação colonial.   d) os senhores de engenho temiam que os quilombolas, que haviam atraído brancos e mestiços pobres, organizassem um movimento de independência da colônia.   e) os aldeamentos de escravos rebeldes incitavam os colonos à revolta contra a metrópole visando trazer novamente o Nordeste para o domínio holandês. História do Brasil/Prof.Salomão

12 ( Fuvest 2007) As interpretações históricas sobre o papel dos Bandeirantes nos séculos XVII e XVIII apresentam, de um lado, a visão desses paulistas como heróis e, de outro, como vilões. A partir dessa afirmação, discorra sobre: a) os bandeirantes como heróis, ligando-os à questão das fronteiras. De fato a ação dos bandeirantes, percorrendo as terras americanas para muito além do Tratado de Tordesilhas redefiniu o traçado territorial colonial e foi decisivo para a e a descoberta das jazidas de ouro e a configuração estabelecida pelo Tratado de Madrid de 1750 b) os bandeirantes como vilões, ligando-os à questão dos índios. Em contrapartida, existem trabalhos que apresentam os bandeirantes como mercenários, homens cruéis, que teriam sido os grandes responsáveis pela dizimação de milhares de índios

13 Fuvest Essas duas estátuas representam bandeirantes paulistas do século XVII e trazem conteúdos de uma mitologia criada em torno desses personagens históricos. a) Caracterize a mitologia construída em torno dos bandeirantes paulistas. b) Indique dois aspectos da atuação dos bandeirantes que, em geral, são omitidos por essa mitologia.

14 (UNESP) "Nossa milícia, Senhor, é diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos à conquista do gentio bravo desse vastíssimo sertão não é de gente matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munição.“ (Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal, em 1694.) De acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que a) os bandeirantes possuíam tropas de mercenários, pagas pela metrópole, com o objetivo de exterminar indígenas. b) havia proibição oficial de capturar índios para a escravização e os bandeirantes pretendiam evitar ser punidos pelos colonos e pelos espanhóis. c) os exércitos portugueses, organizados na colônia, tinham a particularidade de serem compostos por indígenas especializados em destruir quilombos. d) algumas tribos indígenas ameaçavam a segurança dos colonos e as bandeiras eram tropas encarregadas de transportar os nativos para as reduções religiosas. e) muitas das bandeiras paulistas eram constituídas por exércitos particulares, especializados em exterminar e capturar indígenas para serem escravizados.

15 Revisão (FATEC) Bandeiras eram:
a) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas; b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país; c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas; d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã; e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas. História do Brasil/Prof.Salomão

16 História do Brasil/Prof.Salomão


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