A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PBL?. ? Learning PBLPBL ? PBLPBL Based PBL ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PBL?. ? Learning PBLPBL ? PBLPBL Based PBL ?"— Transcrição da apresentação:

1 PBL?

2 ?

3 Learning

4 PBLPBL ?

5 PBLPBL Based

6 PBL ?

7 Problem Project Practice

8 PBL Problem Project Practice P3BL Based Learning

9 Aprendizagem Ativa

10 Cone de Aprendizagem

11 PBL EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA Antônio NÉLSON Rodrigues da Silva São Carlos, 2016 UMA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA

12 Objetivo O quê? ▫ Estratégia pedagógica Quando? ▫ A partir de 2006 Onde? ▫ Escola de Engenharia de São Carlos - USP Como? ▫ Desempenho ▫ Avaliação ▫ SWOT

13 Estilos de Aprendizagem

14 http://www.engr.ncsu.edu/learningstyles/ilsweb.html

15 Estilos de Aprendizagem GLOBALSEQUENCIAL VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO

16 Estilos de Aprendizagem REFLEXIVOATIVO introspec ç ão “ mão na massa ” gosta de executar e discutir fatos e resultados

17

18 Estilos de Aprendizagem INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO uso do “ sexto ” sentido uso dos cinco sentidos para realizar tarefas

19

20 Estilos de Aprendizagem VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO palavras, sons figuras, gr á ficos, diagramas

21

22 Estilos de Aprendizagem GLOBALSEQUENCIAL VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO “ quadro geral ” inicial racioc í nio linear e gradual

23

24 Perfis de Personalidade

25 http://brainsandcareers.com/ptest.html

26 Perfis de Personalidade PERCEPTIVOSJULGADORES EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS

27 EMOCIONAISRACIONAIS O professor se preocupa comigo? Vale a pena me doar para a mat é ria? Atra í dos por materiais organizados logicamente Perfis de Personalidade

28

29 INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Se envolvem quando a imagina ç ão est á repleta de id é ias Respondem melhor ao funcional e pr á tico Perfis de Personalidade

30

31 EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Capacidade de concentra ç ão e de ir mais fundo no trabalho que realizam Necessitam se comunicar, procurando grupos tanto para trabalho quanto socializa ç ão Perfis de Personalidade

32

33 PERCEPTIVOSJULGADORES EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Atuam de forma espontânea, se adaptando aos eventos Trabalham melhor quando podem planejar Perfis de Personalidade

34

35 Abordagem adotada

36 PBL em ambiente de ensino semi-presencial FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

37 PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Apresentação do problema Levantamento de possíveis alternativas para solução PROFESSOR ALUNOS

38 PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Discussão das alternativas sugeridas Avaliação e indicação das duas melhores contribuições Seleção de alternativas para levantamento de dados ALUNOS PROFESSOR MONITOR

39 PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

40 PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS Divisão da turma em grupos Escolha do líder/Divisão de tarefas PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA ALUNOS LÍDERES

41 PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS Levantamento de dados Elaboração e publicação de relatório ALUNOS GRUPOS

42 PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

43 PBL em ambiente de ensino semi-presencial FÓRUM II Exposição de como as alternativas selecionadas poderiam ser implementadas ALUNOS

44 PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

45 PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL Escolha de alternativa/Anteprojeto Apresentação das propostas finais GRUPO

46 PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL Avaliação da participação de cada aluno no grupo Análise do grau de envolvimento dos alunos PROFESSOR MONITOR

47 PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

48 PBL em ambiente de ensino semi-presencial AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Elaboração de questionário Preenchimento do questionário PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA ALUNOS Análise das respostas do questionário PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA

49 Alguns Resultados

50 Uma das propostas de 2006

51 Desempenho no ano de 2006 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 12141618202224262830 Fórum IAtividade Prática IFórum IIAtividade Prática II

52 Desempenho no ano de 2007 Fórum IAtividade Prática IFórum IIAtividade Prática II 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 135791113151719212325

53 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 1112131415161718192021222324252627282930 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 11121314151617181920212223242526272829303132 Fórum I Atividade Prática I Fórum II Atividade Prática II 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 1112131415161718192021222324252627282930 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 111213141516171819202122232425 20072006 20092008

54 Muito boa Boa Adequada Regular Ruim A proposta da disciplina, com atividades em sala de aula e extraclasse (inclusive on-line), foi: 0%20%40%60%80%100% 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2015

55 O que você achou da atividade de projeto? 0%20%40%60%80%100% 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2015 ExcelenteBomRegularRuim e muito ruim

56 Conclusões

57 Alternativa pedag ó gica vi á vel para Engenharia Civil Melhora no desempenho dos estudantes Experiência bem aceita Estilos de aprendizagem e perfis de personalidade ▫ Ações corretivas Aprendizado ▫ Exerc í cios em sala de aula!!!

58 Análise SWOT AVALIAÇÃO INTERNA Pontos Fortes Pontos Fracos AVALIAÇÃO EXTERNA OportunidadesAmeaças ALTERNATIVA PEDAGÓGICA

59 Análise SWOT AVALIAÇÃO INTERNA Pontos Fortes Envolvimento dos alunos com o conteúdo Postura profissional Tratamento individualizado Espaço para discussão do problema Estilos de aprendizagem e perfis de personalidade Problemas reais Pontos Fracos Exige equipe para implementação Dependência da plataforma on-line Trabalho em grupo permite esforço desbalanceado Tempo de alunos e da equipe de implementação Acesso a computador

60 Análise SWOT AVALIAÇÃO EXTERNA Oportunidades Estimula estudos adicionais em Engenharia de Transportes Permite desenvolver atividades de alcance social Ameaças Passível de críticas por fugir da abordagem tradicional

61 PBL EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA Antônio NÉLSON Rodrigues da Silva São Carlos, 2016 UMA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA


Carregar ppt "PBL?. ? Learning PBLPBL ? PBLPBL Based PBL ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google