Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRita Ana Clara Alcaide Sales Alterado mais de 8 anos atrás
1
PBL?
2
?
3
Learning
4
PBLPBL ?
5
PBLPBL Based
6
PBL ?
7
Problem Project Practice
8
PBL Problem Project Practice P3BL Based Learning
9
Aprendizagem Ativa
10
Cone de Aprendizagem
11
PBL EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA Antônio NÉLSON Rodrigues da Silva São Carlos, 2016 UMA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA
12
Objetivo O quê? ▫ Estratégia pedagógica Quando? ▫ A partir de 2006 Onde? ▫ Escola de Engenharia de São Carlos - USP Como? ▫ Desempenho ▫ Avaliação ▫ SWOT
13
Estilos de Aprendizagem
14
http://www.engr.ncsu.edu/learningstyles/ilsweb.html
15
Estilos de Aprendizagem GLOBALSEQUENCIAL VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO
16
Estilos de Aprendizagem REFLEXIVOATIVO introspec ç ão “ mão na massa ” gosta de executar e discutir fatos e resultados
18
Estilos de Aprendizagem INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO uso do “ sexto ” sentido uso dos cinco sentidos para realizar tarefas
20
Estilos de Aprendizagem VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO palavras, sons figuras, gr á ficos, diagramas
22
Estilos de Aprendizagem GLOBALSEQUENCIAL VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO “ quadro geral ” inicial racioc í nio linear e gradual
24
Perfis de Personalidade
25
http://brainsandcareers.com/ptest.html
26
Perfis de Personalidade PERCEPTIVOSJULGADORES EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS
27
EMOCIONAISRACIONAIS O professor se preocupa comigo? Vale a pena me doar para a mat é ria? Atra í dos por materiais organizados logicamente Perfis de Personalidade
29
INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Se envolvem quando a imagina ç ão est á repleta de id é ias Respondem melhor ao funcional e pr á tico Perfis de Personalidade
31
EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Capacidade de concentra ç ão e de ir mais fundo no trabalho que realizam Necessitam se comunicar, procurando grupos tanto para trabalho quanto socializa ç ão Perfis de Personalidade
33
PERCEPTIVOSJULGADORES EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Atuam de forma espontânea, se adaptando aos eventos Trabalham melhor quando podem planejar Perfis de Personalidade
35
Abordagem adotada
36
PBL em ambiente de ensino semi-presencial FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
37
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Apresentação do problema Levantamento de possíveis alternativas para solução PROFESSOR ALUNOS
38
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Discussão das alternativas sugeridas Avaliação e indicação das duas melhores contribuições Seleção de alternativas para levantamento de dados ALUNOS PROFESSOR MONITOR
39
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
40
PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS Divisão da turma em grupos Escolha do líder/Divisão de tarefas PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA ALUNOS LÍDERES
41
PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS Levantamento de dados Elaboração e publicação de relatório ALUNOS GRUPOS
42
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
43
PBL em ambiente de ensino semi-presencial FÓRUM II Exposição de como as alternativas selecionadas poderiam ser implementadas ALUNOS
44
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
45
PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL Escolha de alternativa/Anteprojeto Apresentação das propostas finais GRUPO
46
PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL Avaliação da participação de cada aluno no grupo Análise do grau de envolvimento dos alunos PROFESSOR MONITOR
47
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
48
PBL em ambiente de ensino semi-presencial AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Elaboração de questionário Preenchimento do questionário PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA ALUNOS Análise das respostas do questionário PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA
49
Alguns Resultados
50
Uma das propostas de 2006
51
Desempenho no ano de 2006 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 12141618202224262830 Fórum IAtividade Prática IFórum IIAtividade Prática II
52
Desempenho no ano de 2007 Fórum IAtividade Prática IFórum IIAtividade Prática II 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 135791113151719212325
53
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 1112131415161718192021222324252627282930 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 11121314151617181920212223242526272829303132 Fórum I Atividade Prática I Fórum II Atividade Prática II 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 1112131415161718192021222324252627282930 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 123456789 111213141516171819202122232425 20072006 20092008
54
Muito boa Boa Adequada Regular Ruim A proposta da disciplina, com atividades em sala de aula e extraclasse (inclusive on-line), foi: 0%20%40%60%80%100% 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2015
55
O que você achou da atividade de projeto? 0%20%40%60%80%100% 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2015 ExcelenteBomRegularRuim e muito ruim
56
Conclusões
57
Alternativa pedag ó gica vi á vel para Engenharia Civil Melhora no desempenho dos estudantes Experiência bem aceita Estilos de aprendizagem e perfis de personalidade ▫ Ações corretivas Aprendizado ▫ Exerc í cios em sala de aula!!!
58
Análise SWOT AVALIAÇÃO INTERNA Pontos Fortes Pontos Fracos AVALIAÇÃO EXTERNA OportunidadesAmeaças ALTERNATIVA PEDAGÓGICA
59
Análise SWOT AVALIAÇÃO INTERNA Pontos Fortes Envolvimento dos alunos com o conteúdo Postura profissional Tratamento individualizado Espaço para discussão do problema Estilos de aprendizagem e perfis de personalidade Problemas reais Pontos Fracos Exige equipe para implementação Dependência da plataforma on-line Trabalho em grupo permite esforço desbalanceado Tempo de alunos e da equipe de implementação Acesso a computador
60
Análise SWOT AVALIAÇÃO EXTERNA Oportunidades Estimula estudos adicionais em Engenharia de Transportes Permite desenvolver atividades de alcance social Ameaças Passível de críticas por fugir da abordagem tradicional
61
PBL EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA Antônio NÉLSON Rodrigues da Silva São Carlos, 2016 UMA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.