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Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.

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Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu

2 ALGEBRA GEOMETRIA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA LÓGICA MATEMÁTICA

3 Importância da Lógica Se os alunos das séries iniciais e ensino fundamental estudassem lógica, não teriam dificuldades para entender expressões matemáticas, saberiam diferenciar “e” de “ou”, “quaisquer” de “alguns”... A lógica matemática está presente em tudo, a única coisa a fazer é saber relaciona-la, vamos ver a presença da lógica na língua portuguesa. Quantas vezes você não ouviu uma expressão do tipo:... Não tem ninguém em casa. Ora, se não tem ninguém é sinal de que existe alguém em casa, quem sabe lógica sabe perfeitamente que a negação de uma negação é uma afirmação! O mesmo acontece com o outro exemplo....Não existe nenhum número natural que seja negativo.

4 Álgebra e Aritmética Como trazer um conteúdo de álgebra para a aritmética? Pode parecer uma tarefa simples mas não é nada fácil. É necessário trabalhar a álgebra mas também trazê-la para o cotidiano para que os alunos possam ver a importância e suas aplicações, de nada adianta um aluno saber resolver um “trinômio quadrado perfeito” se não sabe para qual motivo que serve! Vamos analisar três exemplos à seguir: EX. 1 – Qual o número que somado com a sua metade é igual a 21? EX. 2 – Uma folha de jornal é dobrada seis vezes. Em quanto ficou reduzida sua superfície?? Esse é um “problema” que pode sim, ser resolvido por tentativas, mas é sem dúvida nenhuma muito fácil de ser equacionado. Você consegue equacionar este problema? Você consegue resolve-lo sem a ajuda de uma folha de jornal ou um lápis e um papel para desenhar ou esboçar uma idéia?

5 EX. 3 – Oito estudantes se encontram e cada um cumprimenta o outro com um aperto de mão. Quantos apertos de mão se trocaram? Esse é um problema muito interessante uma vez que pode ser simulado em sala de aula, muito bom para introduzir assuntos como: seqüência, progressão aritmética, análise combinatória entre outros.

6 P 1 – João foi para os EUA e depois de alguns meses já estava falando bem o inglês, mas tinha dificuldades financeira, assim mandou uma carta para o seu papai, que era um bom professor de matemática, dizendo o quanto ele precisava de dinheiro, o valor era o resultado da soma abaixo: Problemas Com o objetivo de tornar a matemática + atraente devemos tentar fazer com que os alunos se sintam desfiados pela matemática e notem um pouco da utilidade e da importância que ela tem em nossas vidas. Sabendo que cada letra corresponde a um algarismo, qual o valor que João pediu?

7 Esse é um tipo de exercício impossível de resolver sem tentativas, o aluno vai precisar usar seus conhecimentos matemáticos, precisa saber o que quer dizer o “vai um”, quais são as possibilidades etc... É sem dúvida nenhuma muito interessante. Idem a esse temos outros como: P 3 – Ana, Carlos e Diná gostam de gêneros literários diferentes: humor, mistério, esportes e aventura. Um dos colegas do grupo de Ana gosta mais de livro de mistério, enquanto Carlos e Diná não gostam de aventura. O gênero favorito de Pedro é esportes. Diná gostava de livros de humor mas acabou mudando de gosto. Qual o gênero de livro que Dina prefere?

8 Testes Aqui vai um pequeno exercício de calculo mental !!!! Este cálculo deve fazer-se mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora nem papel e caneta!!! Coloque a resposta no papel assim que lhe for pedido. Teste 1 - Tens 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais 1000. Acrescenta mais 30 e novamente 1000. Acrescenta 20. Acrescenta 1000 e ainda 10. Qual é o total?? Teste 2 – Quantas letras “F” possui o texto abaixo? FINISHED FILES ARE THE RE- SULT OF YEARS OF SCIENTIF- IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS

9 3+56 Testes Teste 3 – Faça cada calculo a seguir mentalmente! 89+2 12+53 75+26 25+52 63+32 123+5 RÁPIDO! PENSE EM UMA FERRAMENTA E UMA COR!

10 FIM


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