A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial

2 PLANO DE AULA Assembléia Geral
Cada equipe terá 20 minutos para apresentar na assembléia as experiências, as estratégias, os resultados alcançados. Não só falar do passado, mas ressaltar as expectativas futuras da empresa.

3 AVALIAÇÃO Os critérios e pesos dos conceitos para avaliação do desempenho e da aprendizagem são: Desempenho da equipe no jogo de empresas...60% Apresentação na assembléia geral % Entrega de relatórios, questionários e outras solicitações no prazo %

4 JOGOS DE EMPRESAS

5 Contexto Revisão e integração dos conceitos de:
Contabilidade Gerencial Custos Industriais e Sistemas de Custeio Marketing Princípios de Administração Engenharia Econômica

6 Jogo de Empresas GI-Micro
Trata-se de uma empresa, que lançou um produto de sucesso – Esta empresa está abrindo novas unidades para fabricar esse produto. Cada unidade será gerenciada por uma equipe, que deverá tomar decisões para produzir mais, investir, resolver problemas relacionados ao mercado, reagir às mudanças do ambiente.

7 O MODELO GI-Micro

8 Dinâmica do jogo GI-Micro

9 Geografia do mundo GI-Micro

10 Fluxo dos recursos financeiros

11 REGRAS DO MODELO GI-Micro

12 Quem Administra? -(Indicar os Componetes)-
Diretor Geral: Coordenar os trabalhos, Lucro Acumulado e Assembléia Geral. Diretor de Marketing: Demanda e Vendas. Diretor de Produção e Pessoal: Volume, Equilíbrio e Capacidade de Produção. Diretor Financeiro: Custos de Produção, Equilíbrio de Caixa e Contas em dia.

13 Princípios da Boa Administração
Controle: Não deixar nada ao acaso. Análise: Procurar otimizar ao máximo. Otimismo: Pensar grande. Eficácia: Fazer o que é importante primeiro.

14 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Demanda Propaganda: Efeito na demanda é maior no início. Decrescente t, t+1, t+2 Preço de Venda: Quanto mais alto o preço, menor a demanda. Preço superior a 20 % da média do mercado = Demanda baixa a muito baixa.

15 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Demanda Prazo de Recebimento de clientes: Mais prazo, maior demanda. Afeta a distribuição das receitas. Tipos de Mercado: Três tipos (local, concorrentes e externo). Custo de 1,50 UM por produto vendido fora da região da empresa.

16 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Demanda Conjuntura Econômica: Recessiva, Normal ou Aquecida. Exige adequação das empresas. Sazonalidade: Demanda 60% maior nos períodos múltiplos de 4. Crescimento do Mercado Consumidor: Média de 5% a 6% ao período.

17 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração Financeira Empréstimos: Giro [1 período]: devolução no próximo período. Giro [3 período]: SAC em 3 parcelas sem carência. Financiamento: SAC em 5 parcelas com carência de 4 períodos.

18 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração Financeira Taxa de Juros: Empréstimos de Giro: juro 30% maior que taxa de juros do BC. Financiamentos: juro igual a taxa de juros do BC. Empréstimo tipo P: juros 200% maior que a taxa de juros do BC

19 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração Financeira REGRA: Caixa com saldo menor que UM libera automaticamente empréstimo do tipo P no valor necessário para o caixa ficar com saldo de UM

20 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração Financeira Aplicação Financeira: Taxa 25% maior que a do BC. Imposto de Renda só é cobrado na apuração do lucro da empresa no período. Custo Estocagem : 2% do valor do estoque inicial de Insumos. 4% do valor do estoque inicial de Produtos Acabados.

21 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração da Produção Depende de 3 Fatores : Valor do Imobilizado no início do período. Mão-de-Obra [número de empregados]. Turno de Operação [horas-extras].

22 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração da Produção Capacidade de Produção: Equipamentos: CPE = Vim x IT/80 CPE – Capacidade de produção de equipamentos Vim = Valor imobilizado IT = ritmo de operação Exemplo: Vim = ,00; IT= 1 CPE = ( ,00 x 1)/80 = 6250

23 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração da Produção Capacidade de Produção: Mão-de-Obra: CPO = NE x HT x PMO x IT CPO = Capacidade de produção da mão de obra NE = nº empregados HT = horas trabalhadas em turno normal PMO = Produtividade da mão de obra IT = ritmo de operação

24 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração da Produção Capacidade de Produção: Produtividade da Mão-de-Obra = PMO t+1 = PMO t x Produçãot x 0,2

25 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração da Produção Turnos de Trabalho : Efeito na capacidade de produção opção 1: ritmo normal: produção normal opção 2: horas-extras 10%: aumenta 10% opção 3: horas-extras 20%: aumenta 20%

26 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração da Produção Turnos de Trabalho : Efeito na Depreciação do Imobilizado: Opção 1 - ritmo normal: depreciação = 2,50% Opção 2 - horas-extras 10%: depreciação = 2,75% Opção 3 - horas-extras 20%: depreciação = 3,00%

27 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração da Produção Turnos de Trabalho : Efeito no Salário: Opção 1 - ritmo normal: salário normal Opção 2 - horas-extras 10% - aumenta 14% Opção 3 - horas-extras 20% - aumenta 30%

28 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração de Compras Insumos : 5 unidades para 1 Produto acabado Produção nunca para. Fornecedores: Fornecedor 1: compra automática, entrega produtos imediatamente, preço 25% maior. Fornecedor 2: preço normal, entrega período t+1 e pode oferecer descontos e prazo pagto.

29 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração de Compras Formas de Pagto : Fornecedor 2 modo 0 : pagto à vista - t modo 1 : pagto período seguinte - t+1 modo 2 : pagto período seguinte ao próximo - t+2 Formas de Pagto : Fornecedor 1 pagto à vista - t

30 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração de Pessoal Contratação: inicia com 1 empregado [compulsório] contratação no início do período Demissão: pagto de indenização (salário de 1/2 período)

31 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas GI-Micro
Administração de Pessoal Movimento Sindical : Melhores Salários Operação Tartaruga Greve


Carregar ppt "Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google