A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como funciona um motor?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como funciona um motor?."— Transcrição da apresentação:

1 Como funciona um motor?

2 O que move um motor? O que o motor extrai do combustível?
O que faz o motor girar? O COMBUSTÍVEL Por que é chamado de motor a explosão?

3 Elementos básicos de um motor

4 Entrada de ar e combustível
Válvula de admissão Entrada de ar e combustível Válvula de escape Saída dos gases Movimenta os gases Pistão Biela Movimenta o pistão Vela Produz uma faísca

5 1. Admissão: A válvula de admissão é aberta, o pistão succiona a mistura gasosa para dentro do cilindro 2. Compressão: A válvula de admissão é fechada e o pistão comprime os gases no interior do cilindro 3. Explosão: A vela de ignição gera uma faísca, a mistura gasosa explode e se expande, empurrando o pistão 4. Exaustão: A válvula de escape é aberta, o pistão empurra os gases queimados para fora e a válvula é fechada

6 Termodinâmica A Termodinâmica procura estabelecer as condições de equilíbrio entre o sistema e o meio externo, relacionando as quantidades de calor trocadas e os trabalhos realizados durante o processo. Energia Interna: forma de energia inerente ao sistema, dependendo exclusivamente do estado. Energia interna U corresponde a soma das energias cinéticas médias de todas as suas moléculas (Ec).

7 Primeira Lei da Termodinâmica
Podemos concluir que a energia interna do sistema aumentou de: Q=20 J F T = 3J

8 Primeira Lei da Termodinâmica: O calor trocado pelo sistema com o meio exterior é igual à variação de sua energia interna mais o trabalho realizado no processo termodinâmico.

9 O sistema recebe (absorve) calor.
O sistema libera (cede) calor. O sistema não troca de calor com o meio externo (adiabática) A temperatura do sistema aumenta. A temperatura do sistema diminui. A temperatura do sistema não varia (isotérmica) O sistema se expande (volume aumenta) O sistema se contrai (volume diminui) Não há variação no volume do sistema (isocórica)

10 Transformações Gasosas Particulares
Transformação ISOBÁRICA (pressão constante) Obs.: numa transformação isobárica todas as três parcelas são diferentes de zero!

11 Transformação ISOCÓRICA (volume constante )
O volume do gás não varia, não aumenta e nem diminui, portanto não há realização de trabalho. Transformação ISOTÉRMICA (temperatura constante ) A temperatura do gás não sofre variação, então a energia interna do gás não varia.

12 Numa expansão adiabática a temperatura do gás DIMINUI!
Transformação ADIABÁTICA (o sistema não troca calor com o meio externo) Numa expansão adiabática a temperatura do gás DIMINUI! Numa compressão adiabática a temperatura do gás AUMENTA!

13 Transformação ADIABÁTICA (Gráfico)
A → B: adiabática

14

15 O para A: o pistão move-se para baixo, a mistura de ar e gasolina entra para o cilindro, à pressão atmosférica, e o volume aumenta de V2 para V1. A para B: o pistão move-se para cima e comprime adiabaticamente a mistura gasosa, de V1 para o volume V2. A temperatura aumenta de TA para TB, e há a realização de trabalho sobre o gás. B para C: a mistura está muito comprimida e encontra-se a uma temperatura superior à inicial, ocorrendo então uma pequena descarga elétrica que provoca a sua combustão. Durante este curto espaço de tempo, a pressão e a temperatura aumentam rapidamente, com a temperatura passando de TB para TC. O volume permanece praticamente constante devido ao intervalo de tempo ser muito curto, logo, não existe trabalho realizado . C para D: os gases resultantes da combustão expandem adiabaticamente de V2 para o volume V1. Esta expansão adiabática provoca a queda da temperatura de TC para TD, sendo realizado trabalho pelo gás, ao empurrar o pistão para baixo. D a A: a válvula de escape é aberta e a pressão diminui num curto intervalo de tempo. Neste tempo, o pistão encontra-se praticamente parado na posição mais baixa do cilindro, logo, o volume é constante e por isso não há a realização de trabalho. A a O: o pistão move-se para cima, enquanto que a válvula permanece aberta, permitindo, assim, a saída dos gases resultantes da combustão. O volume diminui de V1 para V2, e o ciclo volta a repetir-se.

16


Carregar ppt "Como funciona um motor?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google