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Manual de Operação V&C Administradora de Convênios e Assessoria Empresarial Ltda.- STARK R. Caio Gracco de Souza Campos, 66 – Centro –Tietê – SP - CEP.

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1 Manual de Operação V&C Administradora de Convênios e Assessoria Empresarial Ltda.- STARK R. Caio Gracco de Souza Campos, 66 – Centro –Tietê – SP - CEP 18530-000 Tel/Fax – 15 3285.2672 E-mail: stark@scoc.com.br Site – www.scoc.com.brstark@scoc.com.br Sistema de Controle de Operações Comerciais

2 A EMPRESA A STARK é uma empresa que soma mais de 100 anos de experiências em negócios, sistemas e administração, através dos currículos de seus dirigentes. Atua na percepção dos negócios de seus Clientes, objetivando a otimização, flexibilização e aprimoramento dos atuais sistemas, tornando-os mais eficientes e eficazes. Desenvolve e implanta sistemas inteligentes com alta tecnologia, além de prestar serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, diagnosticando e propondo soluções. Após alguns anos de estudos do mercado de “convênios” entre empresas e o comércio, considerando principalmente os anseios e problemas que as partes envolvidas enfrentam, bem como, a tecnologia aplicada, desenvolveu o SCOC – Sistema de Controle de Operações Comerciais. O SCOC objetiva a integração das empresas e/ou entidades, comércios e usuários que se utilizam de convênios, permitindo a auto gestão com a administração das operações de compras e vendas, com agilidade, simplicidade e segurança. A principal característica do SCOC é a flexibilidade de seus produtos em sua operação, dando aos intervenientes opções de tipos de convênios O SCOC foi desenvolvido em linguagem de última geração com acesso dos intervenientes via internet, possibilitando a administração completa de sua operação, em qualquer parte do mundo, com baixo custo, através de senhas de segurança (criptografadas) estabelecidas quando da implantação. As operações de compra nos estabelecimentos conveniados são feitas através de Cartão personalizado ( logo da empresa ou entidade e dados do usuário ) com tarja magnética e código de barras, permitindo assim maior compatibilidade aos sistemas desses estabelecimentos.

3 ÍNDICE 1.Requisitos 2.Como entrar no SCOC 3.Como operar as funções 4.Funções 4.1Cotação de Moedas 4.2Extrato por Bandeira (Contas a Receber) 4.3Indicadores Econômicos 4.4Inserir Promoção 4.5Manutenção de Usuários 4.6Minhas Promoções 4.7Resumo das Vendas 4.8Simula venda parcelada 4.9Trocar Senha 4.10Vendas 4.11Vendas Parceladas 4.12Vendas efetuadas 4.13 Vendas não autorizadas 5.Cancelamento de Vendas 6.Modelo de Cartão 7.Suporte Técnico

4 1. Requisitos Para operar no SCOC é necessário que o Estabelecimento tenha os seguintes requisitos mínimos: Micro Computador; Acesso a Internet banda larga (recomendável); Leitora de código de barras (recomendável); Impressora ; Manter o Pessoal treinado Enviar o Logotipo ou Logomarca do Estabelecimento para STARK através do E-mail: suporte@scoc.com.br 2. Como entrar no SCOC Para entrar no SCOC é só acessar a internet : Entrar no site: www.scoc.com.brwww.scoc.com.br Digitar seu login, senha e clicar Entrar. Esses dados são fornecidos quando do fechamento do Contrato com a STARK.

5 Site Login Senha Entrar

6 3.Como operar as funções no SCOC Para operar as funções no SCOC é só clicar com o mouse na função desejada. Observe que ao posicionar o mouse na função, no quadro ao lado aparecerá um descritivo resumido do que significa a respectiva função. Se posicionar o mouse nos logotipos ou logomarcas posicionados na parte superior da tela, e se aparecer uma “mãozinha”, isso significa que terá acesso ao site do referido logotipo ou logomarca. Após entrar nas funções de consulta - Cotação de Moedas, Extrato por Bandeira, Indicadores Econômicos, Resumo das Vendas, Vendas efetuadas e Vendas não autorizadas, e quiser sair, clique “X” posicionado no lado direito da tela, na parte superior. As demais funções - Inserir Promoção, Manutenção de Usuários, Simula venda parcelada, Trocar Senha, Vendas e Vendas Parceladas, são operacionais, o que significa que terão de clicar em botões que realizarão algumas operações, como demonstramos nos próximos itens. No quadro descritivo das funções aparece uma mensagem “clique aqui para obter ajuda”. É recomendável que todos que operam o sistema, entrem para melhor orientação.

7 Logotipos ou Logomarcas Funções Descritivo resumido das Funções Sair

8 4. Funções Esta é a tela principal com todas as funções que o SCOC disponibiliza para o Estabelecimento Comercial credenciado. Somente o Usuário Master terá acesso a ela. O Usuário Master é definido quando da implantação do SCOC no estabelecimento, que normalmente é o proprietário, gerente ou o responsável pelo estabelecimento. O que diferencia o Usuário Master dos demais, é a função “Manutenção de Usuários”. Somente uma pessoa pode ter essa função. Porque é através dela que se pode delegar as demais funções às outras pessoas do estabelecimento. Mais esclarecimentos, veja o item 4.5 Para acessar qualquer função, clicar com o mouse na função desejada. 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 4.7 4.8 4.9 4.10 4.11 4.12 4.13

9 4.1 Cotação de Moedas Esta função é meramente informativa, oferecendo minuto a minuto, os valores das moedas no mercado livre. Sair

10 4.2 Extrato por Bandeira Intervalo de Ciclos Quadro Demonstrativo Esta função demonstra os Ciclos de utilização do Cartão com base na data de recebimento do estabelecimento, por Bandeira, informando data de recebimento (estipulada no contrato), o valor total das vendas por ciclo, o valor da comissão descontada ( acordada em contrato) e o valor líquido recebido ou a receber, além do total geral de todos os ciclos. Essa função auxilia no planejamento do seu fluxo de caixa. Para utilizar essa função, basta informar o ciclo desejado ou todos e clicar em “ Consultar”, podendo imprimir e/ou transportar para o Excel. Transportar para O Excel Imprimir Sair

11 4.3 Indicadores Econômicos Esta função é meramente informativa, oferecendo minuto a minuto, as Taxas de Juros e os índices de Inflação. Sair

12 4.4 Inserir Promoções Preencher com Título da Promoção Descrever a Promoção Preencher com o Cabeçalho da Promoção Visualizar a Promoção Esta função objetiva divulgar e atrair os Usuários do Cartões às compras no estabelecimento através das promoções inseridas. Os Usuários dos Cartões e a Bandeira (Empregador) que terão acesso a essas informações. Todos os campos desta tela são de preenchimento obrigatório. Após terminar, clique em Visualizar para que possa verificar como será apresentada aos Usuários dos Cartões.

13 4.4 Inserir Promoções – apresentação Esta tela objetiva mostrar como será apresentada aos Usuários dos Cartões, possibilitando, caso não tenha ficado boa, retornar a tela anterior para os necessários ajustes. Para confirmar a promoção, basta clicar em salvar. Voltar para corrigir Salvar para torna-la disponível

14 4.5 Manutenção de Usuários Somente o Usuário Master terá acesso a esta função. Objetiva delegar as funções para os demais Usuários que irão operar o sistema. A única função que não deve ser delegada é Manutenção de Usuário. Para delegar as funções, basta inserir o nome do novo Usuário, clicar com o mouse na Função Disponível e clicar na seta “>” para transportar para Funções do Usuário. Após transportar as funções desejadas, clicar no nome do Estabelecimento e na “>” para transportar para Comerciantes do Usuário. Depois é só clicar em Incluir que o SCOC irá gerar um login e senha para esse Usuário. Quando aparecer o login e senha, anotar e depois é só confirmar. A senha gerada pelo SCOC é composta de duas letras e quatro números sendo que as letras sempre são maiúsculas. O login e a senha são necessárias para o novo Usuário ter acesso ao SCOC com as funções delegadas. Função para incluir Usuário do SCOC ou Consultar Usuário já cadastrado Preencher com o Nome do Usuário Demonstra se o Usuário esta Ativo ou desativado Demonstra as funções para delegar ao novo Usuário Ação para incluir o novo Usuário

15 4.5 Manutenção de Usuários – Consultas ou alterações O Usuário Master pode fazer as alterações que forem necessárias, mudando funções ou ativando/desativando o Usuário, depois é só clicar em alterar e confirmar a alteração. Função para incluir Usuário no SCOC ou Consultar Usuário já cadastrado Demonstra se o Usuário esta Ativo ou Inativo Confirmar as alterações

16 Esta tela objetiva consultar as promoções que realizou, ativas e anteriores, podendo visualizar ainda, os acessos dos Usuários dos Cartões, de forma quantitativa. Se clicar ícone da referida promoção, irá aparecer como a promoção foi veiculada. Se posicionar o mouse sobre “Exibida, Acessada e Acessada pelo Guia” aparecerá o respectivo significado. 4.6 Minhas Promoções Sair Acesso para visualizar a Promoção

17 4.7 Resumo da Vendas Defini o tempo desejado de atualização Esta tela objetiva o Usuário acompanhar em tempo real as compras realizadas no estabelecimento, podendo programar o tempo de atualização. Quadro analítico das vendas em tempo real Sair

18 4.8 Simula venda parcelada Esta função objetiva demonstrar ao Usuário do Cartão, as possíveis opções de parcelamento. Preencher com o valor total da venda Escolhe a Bandeira do respectivo Catão Define o número de parcelas

19 Esta função objetiva demonstrar ao Usuário do Cartão, o resultado das opções de parcelamento, demonstrando os valores de cada parcela. Após escolha da opção, é só clicar em “Efetuar venda”, que aparecerá a tela da função “Vendas parceladas”, descrita no item 4.11. Clicar após escolha da opção desejada 4.8 Simula venda parcelada - confirmação

20 4.9 Trocar Senha Quando o Usuário é cadastrado no SCOC através da função Manutenção de Usuário, o sistema gera uma Senha, que pode ser trocada através desta função. Basta seguir as orientações e confirmar.

21 4.10 Vendas Solicitação de Aprovação Para efetuar a venda, deve inserir o número do Cartão do Usuário da seguinte forma: - digitando o número do Cartão; ou - utilizando leitor de código de barras; ou - utilizando POS caso o mesmo esteja conectado somente ao seu computador. Depois, digitar o valor da compra. Se o valor for número inteiro, exemplo: R$ 10,00, basta digitar “10” sem precisar digitar “,00”. E clicar em Submeter. Caso apareça a mensagem Venda não Autorizada, significa que o Usuário pode estar com Limite excedido, com cartão bloqueado, cancelado ou outros motivos, sendo que neste caso o SCOC não permite a realização da venda.

22 4.10 Vendas - Confirmação Quando o Estabelecimento não tiver impressora. Confirmar a Venda Com emissão de comprovante Esta tela objetiva mostrar que a venda foi autorizada, apresentando algumas informações sobre o Usuário. Neste momento deve-se solicitar documento do Usuário para comprovação da validade do Cartão. O Campo Documento Fiscal foi criado para o estabelecimento, caso tenha algum controle por venda que queira fazer. Ele não é obrigatório. A função “Confirmar” é para os Estabelecimentos que não tem impressora, ela gera somente o código de autorização, tendo a necessidade do preenchimento manual do formulário Comprovante de Compra. Não recomendável. Quando clicar em “Confirmar” ou “Confirmar com Comprovante” o SCOC gera o código de autorização, o que significa que a venda foi consumada. Campo não obrigatório

23 4.10 Vendas – Emissão de comprovante Comprovante Estabelecimento (com assinatura do Usuário) Comprovante Usuário do Cartão Autorização Esta tela demonstra o Comprovante de Compra que será impresso e a Autorização gerada. Quando clicar em “OK” na autorização, ira aparecer a solicitação de impressora.

24 Basta escolher a impressora e clicar em “OK” que o Comprovante será impresso. Após a impressão, solicitar a Assinatura do Usuário em uma via e entregar a outra via para ele. Arquivar a via que o Usuário assinou por 4 meses, por questões de segurança. Para retornar na tela de Venda é só clicar em qualquer parte da tela do Comprovante. 4.10 Vendas – Impressão de comprovante Impressão Windows

25 4.11 Vendas parceladas Para efetuar a venda, deve inserir o número do Cartão do Usuário da seguinte forma: - digitando o número do Cartão; ou - utilizando leitor de código de barras; ou - utilizando POS caso o mesmo esteja conectado somente ao seu computador. Caso já tenha utilizado a função “Simula venda parcelada”, item 4.8, é só clicar em “Submeter”, e aparecerá as informações do Usuário do Cartão. Caso não tenha utilizado a função “Simula venda parcelada”, inserir o valor total da venda e em seguida o número de parcelas e clicar em “Submeter”. Inserir o número do Cartão

26 4.11 Vendas parceladas - confirmação Efetuar os mesmos procedimentos da função “Vendas”, item 4.10 Vendas - confirmação Demonstrativo das parcelas Confirmar a Venda Com emissão de comprovante

27 4.12 Vendas efetuadas Calendário Aciona Calendário Período desejado “De” “Até” Para consultar as vendas realizadas, basta definir o Intervalo desejado, digitando ou utilizando o calendário, das datas “De” “Até” e clicar em Consultar.

28 Quadro demonstrativo das vendas realizadas no período Transferência para o Excel Impressão do quadro Classificador Sair 4.12 Vendas efetuadas - Consulta Esta tela objetiva demonstrar as vendas realizadas do período informado. Pode ainda classificá-las na ordem que desejar, em ordem crescente ou decrescente por campo. O Usuário pode imprimir ou transportar o quadro para o Excel. Caso haja necessidade da reimpressão do “Comprovante de Compra”, é só clicar na linha desejada e seguir os procedimentos da impressão. Após a operação sair clicando no “X” no canto superior direito. Clicar para reimpressão do Comprovante de Compra

29 Quadro demonstrativo das vendas não autorizadas no período Transferência para o Excel Impressão do quadro Classificador Sair 4.13 Vendas não autorizadas - Consulta Esta tela objetiva demonstrar as vendas não autorizadas do período desejado, informando o motivo. Pode ainda classifica-las na ordem que desejar, em ordem crescente ou decrescente por campo. O Usuário pode imprimir ou transportar o quadro para o Excel. Após a operação, sair clicando no “X” no canto superior direito.

30 5.Cancelamento de Vendas Quando necessitar cancelar uma determinada venda realizada, por qualquer motivo, deve obedecer as seguintes regras: - Somente o Usuário Máster pode solicitar o cancelamento; - Deve enviar E-mail para stark@scoc.com.br, informando:stark@scoc.com.br Nome fantasia do Estabelecimento Número do Cartão Data da Venda Valor da Venda Número da Autorização Motivo do Cancelamento Nome do Usuário Master - O E-mail deve ser enviado imediatamente, antes do fechamento do ciclo do Cartão. - Se o cancelamento for feito após o fechamento do ciclo, deve entrar em contato com a STARK para providenciar o processo de cancelamento. Quando isso ocorrer, haverá um custo administrativo para realização do cancelamento, que será informado na hora do contato.

31 6. Modelo de Cartão 9999 José da Silva Oliveira Mato Grosso

32 7.Suporte Qualquer dúvida entrar em contato: STARK Comercial / Financeiro (15) 3285-2672 E-mail stark@scoc.com.brstark@scoc.com.br Suporte Técnico (17) 3245-4247 E-mail suporte@scoc.com.brsuporte@scoc.com.br V&C Administradora de Convênios e Assessoria Empresarial Ltda.- STARK R. Caio Gracco de Souza Campos, 66 – Centro –Tietê – SP - CEP 18530-000 Tel/Fax – 15 3285.2672 E-mail: stark@scoc.com.br Site – www.scoc.com.brstark@scoc.com.br


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