A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?"— Transcrição da apresentação:

1 Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?

2 Seca e Migração Com o propósito de facilitar ações para combater as secas e amenizar seus efeitos sobre a população sertaneja, o governo federal delimitou, em 1951, o chamado Polígono das Secas. Da década de 1940 à 1980 houve o maior fluxo de migrações dessa região em direção ao sudeste.

3 Hidrografia Rio Parnaíba (delta) Caso do Mangue do rio Capibari (Recife) Transposição do São Francisco ( Os dilemas entre a questão social, econômica e ambiental) Açudes e a indústria da seca.

4

5 Sub-regiões nordestinas Zona da Mata Parte oriental da região nordeste, clima tropical úmido (quente e chuvoso). Pluviosidade mais elevada, em torno de 1800 à 2000mm anuais. Temperaturas médias de 24 à 26ºC. Ambiente quente e úmido favoreceu à formação da Mata Atlântica. Profundo desenvolvimento econômico, urbano e agrícola resultou na destruição do ecossistema. Concentração urbana –industrial do nordeste: indústria têxtil, alimentícia, agroindústrias (açúcar e álcool), indústrias extrativas que resultou na concentração de petroquímicas principalmente no Recôncavo Baiano.

6 Zona da Mata Rede de transporte mais eficiente Mais integrada à região Centro Sul Latifúndios monocultores da cana-de-açúcar, fumo e cacau. Frutas tropicais (manga, mamão, coco-da-baía e caju) Maior parcela da população nordestina concentra-se nessa sub- região. Pobreza urbana maior em função da dimensão das cidades. Condições de trabalho ruins no meio-rural. Zona da Mata Açucareira ( RN até norte da Bahia ), latifúndio e cana-de-açúcar. Sul da Bahia (ilhéus) : grande importância no passado em função do cacau, produto de exportação que perdeu espaço diante das quedas frequentes do preço internacional.

7 Recôncavo Baiano *principal pólo industrial do nordeste. Próximo à Salvador onde concentra parte das indústrias petroquímicas. Cerca de 35% do petróleo produzido no país. O Pólo de Camaçari (norte de Salvador) também é envolvido nesse processo

8 Agreste Zona de transição entre Zona da Mata (úmida) e Sertão (seco). Localiza-se sobretudo na porção do Planalto da Borborema até sul do Bahia. O desenvolvimento dessa região têm crescido substancialmente em função de uma economia agrária ligada ao setor terciário da economia. Grande parte dos alimentos produzidos para consumo do nordestino são feitos nessa região. Caruaru, Garanhuns (PE), Campina Grande (PB) e Arapiraca (AL) Ao contrário das demais regiões predominam pequenas propriedades. Grande produção de algodão, café e agave (sisal).

9 Sertão Área mais quente, com clima semi-árido, temperaturas elevadas (24 à 28ºC). Chuvas concentram-se em três ou quatro meses do ano (500 à 750mm) Economia baseada na agropecuária, sobretudo a bovina e caprina. Em toda região pratica-se muito a agricultura de subsistência. Rios intermitentes e perenes, açude de Orós (abastecimento do rio Jaguaribe – CE) Secas – não constituem o maior problema do sertão nem do nordeste, os fatores históricos condicionaram à esse problema mais do que os naturais ou climáticos. Decadência das atividades tradicionais (açucareira e algodão) e industrialização do Centro-Sul foram mais marcantes nesse processo, além da estrutura-fundiária. Menor parcela da população nordestina vive nessa sub-região. Maior parcela dos migrantes vieram do Agreste e Zona da Mata. Indústria da seca Vale do São Francisco (modernização).

10 Meio-Norte Transição entre Norte e o Nordeste. Faixa de terra que ocupa vales fluviais. Maranhão e Piauí. Mata de Cocais- babaçu e carnaúba. Agricultura baseada no cultivo de arroz, cana e algodão. Complexo do Grande Carajás. Palmito, óleo (babaçu). Cera para lubrificantes (carnaúba)


Carregar ppt "Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google