A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II"— Transcrição da apresentação:

1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
PROJETO DE ENSINO E PLANOS DE AULA

2 Elaborar um Projeto de Ensino e Planos de Aula, articulando observações do campo do estágio, estudo historiográfico, conhecimento histórico escolar e metodologia de ensino de história.

3 PROJETO DE ENSINO Deve ser elaborado na forma de um texto, utilizando-se o recurso de citações, tanto da bibliografia acerca do ensino de história e da educação patrimonial, quanto da bibliografia historiográfica a respeito da temática abordada nos Planos de Aula.

4 PROBLEMATIZAÇÃO DO EIXO TEMÁTICO
1/10 Apresentar um conjunto de questões para problematizar o eixo temático, construindo a relação presente-passado-presente associada com a educação patrimonial, com objetivo de estabelecer significados para conteúdos a partir das práticas sociais dos alunos. Interligar o eixo temático com a história local e a presença de africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina. PROBLEMATIZAÇÃO DO EIXO TEMÁTICO

5 A metodologia de ensino de História deve ser apresentada e discutida no Projeto de Ensino, fundamentada na bibliografia do campo da História Escolar. A elaboração do Projeto de Ensino deve considerar as características da instituição escolar e das turmas onde as aulas serão ministradas.

6 OBJETIVOS DO PROJETO DE ENSINO
- Apresentar o eixo temático e justificar a problematização construída para a abordagem dos conteúdos. - Explicitar os objetivos do ensino de história, relacionando com os conteúdos que serão trabalhados nos Planos de Aula.

7 - Relacionar o eixo temático com reflexões acerca da educação patrimonial e da história local (bairro Praia da Armação) – PRESENTE e com a história dos africanos e afrodescendentes - PASSADO. Apresentar e discutir a metodologia de ensino de História que fundamentará a elaboração dos Planos de Aula.

8  - Caracterizar a turma em que as aulas serão ministradas e estabelecer relações com a metodologia de ensino de História adotada. (item que será elaborado posteriormente, a partir do Relatório de Observação) Discutir a avaliação, apresentando os objetivos do conjunto de atividades que será trabalhado.  Apresentar a bibliografia utilizada.

9 PLANO DE AULA Elaborar um Plano para cada dia de aula. Em caso de duas aulas no mesmo dia, a informação deve constar no Plano da Aula.  Anexo ao Plano de cada uma das aulas, apresentar os materiais didáticos (textos, mapas, documentos, atividades, entre outros)

10 DEVE CONSTAR NO PLANO DE AULA:
- Tema(s) da aula - Conteúdos - Objetivos (conceituais, procedimentais e atitudinais) - Metodologia e estratégias didáticas - Material e recursos didáticos - Avaliação - Bibliografia

11 ATENÇÃO: Para cada Plano de aula, apresentar em anexo todos dos materiais didáticos

12 ASPECTOS IMPORTANTES: - Construção de uma problematização passado-presente, relacionando o eixo temático com as experiências sociais dos alunos

13 Elaboração de texto(s) didático(s) para apresentar e desenvolver os conteúdos – possibilidade de utilizar documentos, mapas, gráficos e tabelas, textos de outros autores, entre outros recursos. - Importância do layout do material didático.

14 - Fazer uma produção gráfica para o texto, usando documentos iconográficos, boxes, quadros, glossário, entre outros recursos - Análise de documentos históricos - Análise de mapas

15 - Elaboração de atividades relacionadas aos aspectos anteriores e de uma atividade síntese.


Carregar ppt "ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google