A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade
Capítulo 2 – Revolução científica e Revolução Política Capítulo 3 – O mundo de revoluções: o ocidente

2 Revolução no Brasil Colônia?
Palavra “Revolução” tem vários significados. Astronomia: movimento circular, elíptico (movimento da Terra em torno do sol) Matemática: rotação de uma curva em torno do eixo (um compasso) Social e Político: movimento acompanhado ou não de violência contra um poder estabelecido e que visa aos anseios da maioria para promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais de uma sociedade.

3 Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade
Tecnologia: Revolução Neolítica ou Revolução Industrial. Atualmente, passamos por uma era de transformações tecnológicas, como a “revolução dos aparelhos de telefone”

4 A tecnologia e a comunicação na vida moderna
Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade A tecnologia e a comunicação na vida moderna O que mais marca a vida moderna é a velocidade, que podemos observar de diversas maneiras. Uma delas é a velocidade das comunicações: as pessoas se comunicam cada vez mais rápido, principalmente pelo telefone (e seus aplicativos). Segundo o IBGE o percentual, no Brasil, de pessoas de 10 nos ou mais de idade que tinha celular passou de 36,6% em 2005 para 69,1% em 2011.

5 Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade

6 A modernidade está estritamente relacionada à cultura ocidental.
Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade Os termos “moderno” e “modernidade” têm um determinado significado para nós, que vivemos no século XXI. Mas para o período que vamos estudar agora, “modernidade” significa um conjunto amplo de modificações nas estruturas sociais do Ocidente, a partir de um processo longo de racionalização da vida. A modernidade está estritamente relacionada à cultura ocidental. Vamos então conhecer algumas transformações ocorridas no mundo ocidental durante o período conhecido como Idade Moderna.

7 O Brasil na Idade Moderna
Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade O Brasil na Idade Moderna

8 O Brasil foi colonizado por Portugal durante a Idade Moderna.
Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade O Brasil foi colonizado por Portugal durante a Idade Moderna. A colônia portuguesa do Brasil tinha uma função muito específica: assegurar o maiores ganhos possíveis para Portugal. Isso fazia parte da política mercantilista, constituindo o sistema colonial. Mas esses ganhos não eram fáceis. A situação dos portugueses sofreu muitos enfrentamentos. Primeiro com os habitantes nativos, em seguida dos africanos escravizados. Depois, Portugal adotou algumas medidas de controles entre elas uma pesada carga tributárias, o que desagradou as elites que viviam no Brasil. O resultado disso foi o início de vários conflitos interno na colônia. Conhecimento em Ação (pág. 14)

9 Movimentos sociais na Colônia portuguesa: o Quilombo dos Palmares
Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade Movimentos sociais na Colônia portuguesa: o Quilombo dos Palmares A palavra “quilombo” é de origem bantu. O quilombo foi uma alternativa que os escravos encontraram para resistir ao cativeiro do colono português. Eles, então, se opunham à estrutura escravocrata e existiram durante todo o período em que a escravidão permaneceu. O Quilombo dos Palmares é considerado o maior e mais duradouro refúgio de negros nas Américas. Estava localizado na Serra da Barriga, região dos atuais estados de Alagoas e Pernambuco.

10

11 A razão do sucesso de Palmares se deve a Zumbi.
Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade A razão do sucesso de Palmares se deve a Zumbi. Zumbi era sobrinho de Ganga-Zumba, a quem substituiu no posto de chefe militar dos quilombolas. Em 1678, o governador da Capitania de Pernambuco ofereceu a Ganga-Zumba um acordo para alforriar toda os negros de Palmares Zumbi foi contra porque não concordava com a alforria de alguns sendo que outros continuariam escravos. Com isso Zumbi se tornou um mitológico e líder guerreiro. Entre 1678 e 1694, Zumbi coordenou Palmares frente a ataques das forças de Portugal.

12 Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade
Em 1695, após ser delatado por um guerreiro prisioneiro que foi torturado, Zumbi foi capturado e condenado à morte por degola e sua cabeça foi exposta em Recife. Para Décio Freitas (historiador), se Zumbi não tivesse sido tão radical, talvez tivesse mudado os rumos da escravidão no Brasil. Apesar da derrota, os quilombos continuaram existindo em todas as capitanias da colônia e representaram uma ameaça à ordem escravista.

13 Guerra dos Mascates (1709-1710) MERCADORES PORTUGUESES
Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade Guerra dos Mascates ( ) Em meados do século XVII, em Pernambuco, os holandeses são expulsos da região (1654). Mas apesar de derrotados, muitos holandeses permaneceram na região. Depois da expulsão dos holandeses, a região sofreu uma grave crise econômica. O problema ficou mais grave ainda no início do século XVIII aumentando as disputas entre: MERCADORES PORTUGUESES (Recife) PRODUTORES LUSO BRASILEIROS (Olinda) x

14 Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade
Com a saída dos holandeses da região, os produtores locais tentaram recuperar o mercado de açúcar. Porém, esse mercado já não era mais rentável, já que a Holanda produzia o açúcar nas Antilhas (Caribe) e dominava o comércio do produto na Europa. No início do século XVIII, a disputa entre os dois grupos (comerciantes de Recife e fazendeiros de Olinda) aumentou quando Recife foi elevada à categoria de Vila, e não mais estaria controlada pela Câmara Municipal de Olinda. Quando o governador de Pernambuco escolheu Recife como local para morar aumentou ainda mais o descontentamento da população de Olinda. Os olindenses resolveram então invadir Recife. A população dos “mascates” não deixou por menos...

15 A coroa portuguesa decidiu intervir no conflito.
Capítulo 1 O mundo moderno e a modernidade A coroa portuguesa decidiu intervir no conflito. Nomeou um governador que tinha permissão para prender quem invadisse a cidade de Recife. Mais de 70 pessoas foram presas e a cidade de Recife conseguiu ter autonomia política. Quando tomam as ruas, os revoltosos querem mostrar que o movimento é justo e a insatisfação é legítima. Isso é um pouco parecido com as manifestações que ocorrem na atualidade. Mesmo que os motivos sejam distintos, a população ou parte dela sempre irá se manifestar quando achar necessário.


Carregar ppt "PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google