A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder)."— Transcrição da apresentação:

1 Romantismo em Portugal Profª Sandra

2 Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder). Influenciados pelos ideais da Revolução Francesa, defendiam a reforma das instituições, a elaboração de uma Constituição, a liberdade de comércio, o direito da participação política do cidadão, tudo pela modernização de Portugal.

3 O contato de artistas portugueses com o Romantismo francês e inglês favoreceu o surgimento de obras inovadoras, como: Camões, de Almeida Garrett, considerada o MARCO do Romantismo português. Foi publicada em 1825, em Paris, quando o autor estava exilado na França. Esse movimento nasceu identificado com o liberalismo burguês e o espírito de lutas e revolução da sociedade portuguesa do século XIX.

4 Com a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro I tornou-se rei do Brasil e de Portugal, mas, em 1831, abdicou do trono em favor de seu filho e retornou a Portugal para apaziguar a crise política que lá existia. Assumiu o trono em Portugal como D. Pedro IV, porém renunciou em favor de sua filha mais velha, D. Maria da Glória, de 7 anos, e, ainda, impôs uma condição: que ela se casasse com seu tio D. Miguel, de 24 anos (incesto), a fim de acalmar a crise política.

5 Autores Almeida Garrett – 1799-1854 Ao sair de Portugal, era um tanto conhecido. Participava de acontecimentos políticos de 1820, de forma ativa, acabou escrevendo sobre a revolução e ganhou prestígio político. Visitou, na Europa, os países em que o Romantismo surgira: França, Inglaterra e Alemanha. Com isso, acabou absorvendo influências que o conduziram na produção de uma nova estética.

6 Suas obras têm tendência clássica, formalismo, vocabulário culto, contenção de emoções. Escreveu poemas político-ideológicos, com base clássica, fez tradução de peças teatrais sobre a vida de portugueses famosos. Escreveu a obra Camões, em forma poética, que foi o MARCO desse movimento. Possui a famosa obra Viagens na minha terra, 1846, que é um relato de viagens.

7 Alexandre Herculano – 1810-1877 Interessado em temas históricos, com tema da Idade Média, cavaleiros, exército árabe, donzelas indefesas. Destacou-se na prosa de ficção, novelas de cavalaria, novelas sentimentais, mas escreveu poesia também. Sua obra famosa é Eurico, o presbítero (séc. XVI), porém possui outra importante, que é O bobo (séc. XII).

8 Camilo Castelo Branco – 1825-1890 Casou-se aos 16 anos com uma aldeã, mas abandonou-a, virou seminarista por ter tido desilusão amorosa. Apesar disso, teve aventuras amorosas. Fugiu com Ana Plácido, mulher casada com um brasileiro rico. Foram presos por adultério. Acabou escrevendo Amor de perdição. Casou-se com Ana, logo após ser absolvido e ela ter ficado viúva.

9 Escreveu vários livros depois disso, para conseguir sobreviver. Sofreu várias decepções, dificuldades financeiras, a loucura de um filho. Ficou enlouquecido e suicidou- se. Suas obras tratam de vilas, aldeias, fidalgos preconceituosos, mulheres ricas, camponesas, frágeis, sedutoras, independentes, padres, freiras, triângulo amoroso, pedreiros, comerciantes com negócios no Brasil.

10 Júlio Dinis – 1839-1871 Foi médico, porém tendo ligação com a burguesia, acabou se dedicando à leitura de romances ingleses. Suas obras trazem o clichê romântico (vitória do amor, predomínio dos sentimentos sobre a razão, linguagem simples e direta, entretanto já mostram um certo realismo (valorização da natureza, tipos sociais, caracterização psicológica de personagens, o tom de moral). Sua obra famosa é As pupilas do senhor reitor.


Carregar ppt "Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google