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PublicouIvan Barros Santiago Alterado mais de 9 anos atrás
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Conexão Educação Iniciativa da SEEDUC Melhorias físicas e de infraestrutura nas unidades escolares Aperfeiçoar processos Garantir uma Educação de melhor qualidade Inovação nas rotinas escolares Equipamentos de última geração
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Objetivos Melhorar as condições de ensino para alunos e professores Estreitar a relação entre pais e educadores Combater a evasão escolar
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O que muda? O diário de classe será substituído por instrumentos mais modernos e dinâmicos, que possibilitam maior dedicação de professores e diretores às questões pedagógicas e ao aprimoramento das aulas oferecidas aos alunos Todas as funções do SGE serão substituídas pelo novo sistema. Além disso, o sistema disponibilizará para as escolas funções que não existiam no SGE, tornando ainda mais automatizado, simples e rápido o trabalho administrativo realizado por diretores, professores e funcionários
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Controle de Frequencia dos alunos A SEEDUC recomenda abrir a pauta eletrônica assim que o professor entrar em sala de aula. Desta forma será possível verificar se o aluno está realmente recebendo a carga horária necessária para a sua formação A direção da escola terá uma visão em tempo real das aulas em andamento No final da aula, o professor deve fechar a pauta, mas ela poderá ser reaberta a qualquer momento, até uma hora após o encerramento do turno. Ao abrir uma nova pauta em uma mesma turma, o sistema apresenta a chamada com as mesmas informações sobre a frequência inseridas na pauta anterior. O professor só precisa fazer a conferência se os alunos continuam em sala de aula, mudando o status de sua frequência – de faltoso para presente ou de presente para faltoso – quando necessário.
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O registro da presença dos alunos orienta a direção da escola sobre a merenda (previsão de consumo) O registro da presença dos alunos é pré- requisito para o recebimento da recarga de passagens no transporte público É uma pauta para cada tempo de aula. Devem ser abertas e fechadas a cada tempo de aula. Nos espaços sem computador a frequência deverá ser dada em sala, antes de encaminhar os alunos para outros espaços: quadra, teatro, etc.
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Taxa diária de Frequência No primeiro tempo de aula em que o aluno estiver presente, ele deve passar o cartão na leitora para registrar sua presença naquela aula e começar a compor a sua taxa de frequência diária. A próxima pauta eletrônica repetirá o registro de frequência da aula anterior, de modo que os alunos não precisam se levantar e passar o cartão novamente. O professor do tempo subsequente deve verificar se o que está registrado no sistema confere com o que observa em sala de aula. Se um aluno evadiu, o professor deve alterar seu status de presente para faltoso clicando na letra P, de presente, ao lado do nome do estudante. A letra se tornará um F, de faltoso. Caso o aluno retorne à sala de aula em um terceiro tempo de aula, o professor deve solicitar que ele passe novamente o cartão pela leitora. Se o estudante estiver sem cartão, o professor poderá registrar sua presença clicando diretamente na pauta eletrônica. Nesse caso, o sistema detecta que o cartão do aluno não foi passado pela leitora e solicita que o professor identifique o motivo pelo qual o cartão não foi utilizado.
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Outros casos relacionados à frequência JUSTIFICATIVAS - Em situações extraordinárias e justificadas, como licença maternidade e internações, o diretor conta com um mecanismo para justificar as faltas do aluno por um período. Uma opção do módulo Conexão Educação Gestão permite que ele selecione o aluno e o período da licença, alterando sua falta para “falta justificada”. PERDA DO CARTÃO - Os alunos que perderem seus cartões deverão solicitar uma segunda via na secretaria da escola, que solicitará um cartão de reposição a ser enviado pela SEEDUC. Enquanto não receber a segunda via do cartão, a presença do aluno sem cartão será atribuída pelo professor através de um clique na pauta eletrônica. Da mesma forma, os alunos que esquecerem seus cartões em casa terão sua presença registrada manualmente pelo professor, mediante um clique no status inicial faltoso (F), que aparece ao lado do nome de cada aluno na lista de presença, convertendo-o para presente (P). Em ambos os casos, este procedimento exige uma justificativa na pauta eletrônica, por parte do professor PERCENTUAL - Utilizando como referência a obrigatoriedade de presença em 75% das aulas do ano letivo, a definição de ausência ou presença diária será feita com base no mesmo percentual. Assim, o aluno presente em 75% das aulas realizadas naquele dia será considerado “presente” para efeito de relatórios como o Ficai e o Projeto Presença. Em caso de imprevisto, quando as aulas não são realizadas por motivo de força maior, o aluno não será considerado nem presente e nem ausente. SISTEMA INDISPONÍVEL - Durante o período em que o sistema estiver indisponível, a frequência será aferida em papel, como era feito, anteriormente, com o diário de classe tradicional. Assim que o sistema voltar a funcionar, o diretor será responsável por entrar com o “código da contingência”, ou seja, o motivo pelo qual as rotinas automáticas foram interrompidas, e deverá providenciar a digitação das pautas preenchidas em papel. ATIVIDADES EXTRA-CLASSE - Nas atividades fora de sala de aula, tais como estágio, a frequência será registrada pelo diretor no sistema central, pois estas ocorrências não envolvem registro de frequência via cartão.
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CONTRATURNO - As atividades realizadas regularmente em contraturno, que pertencem ao quadro de horários da escola, também geram pautas eletrônicas a serem utilizadas pelos professores para registrar a presença dos alunos. A rotina é a mesma, baseada, preferencialmente, na passagem do cartão do aluno pela leitora. Alunos sem cartão terão sua presença registrada manualmente pelo professor. O novo sistema está preparado para trabalhar com situações diversas e não apenas com o conceito de turmas. É possível registrar a presença de um grupo de alunos composto por estudantes de uma mesma turma ou várias classes que participam de uma determinada atividade, seja em contraturno, seja no seu próprio turno. ACESSO ÀS PAUTAS - Ao logar-se no sistema, o professor poderá acessar todas as pautas programadas para aquele turno de acordo com o planejado no quadro de horários da escola, Porém, ele poderá abrir apenas as pautas programadas para o turno em andamento. HORÁRIO PLANEJADO E HORÁRIO REAL - Vale lembrar que as pautas eletrônicas registram tanto o horário planejado quanto o horário real de sua utilização pelo professor. Assim, ele deve abrir e preencher os campos de freqüência e conteúdo programático quando realmente estiver ministrando uma aula. Esta flexibilidade permite que casos extraordinários como mudança de horário de uma aula (dentro do turno) possam ser registrados pelo sistema sem criar uma nova burocracia para as unidades escolares. DEPENDÊNCIA - De acordo com o procedimento corrente, o Conexão Educação não registra a freqüência de estudantes em situação de dependência. O aluno constará na pauta da disciplina na qual cursa a dependência e esta condição é sinalizada para o professor, mas a sua freqüência não é registrada.
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Comunicação SMS Ao ser registrada a falta de um aluno, o próprio estudante receberá um torpedo notificando sua ausência na escola. Se o aluno continuar faltando e atingir três dias consecutivos de ausência da escola, o responsável será notificado via SMS. Será considerado aluno faltante aquele que não comparecer a 75% das aulas efetivamente realizadas no dia. Quando o aluno voltar a frequentar a escola, o alerta de faltas consecutivas será zerado. No padrão acumulativo, que monitora a frequência do aluno em relação à taxa necessária para sua aprovação no ano letivo, o responsável receberá notificações quando o aluno atingir 12,5% de faltas no ano letivo. Este percentual representa a metade do número limite de faltas acumuladas no ano. Novo alerta será emitido quando o aluno atingir 18,75% de faltas acumuladas no ano, o que representa três quartos do número limite de faltas para aprovação do aluno. O mesmo acontece quando o aluno atingir 25% de faltas acumuladas, que é o limite máximo que ainda permite a aprovação do aluno. A mensagem via celular (torpedo) é uma comunicação da Seeduc com os responsáveis pelo estudante e serve como alerta para que eles tomem as atitudes necessárias antes que o aluno perca o ano por excesso de faltas.
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Os alunos recebem mensagens de “feliz aniversário”. Congratulações por boas notas alcançadas ou um alerta para as notas ruins serão enviados tanto para os alunos como para seus responsáveis quando o registro eletrônico das notas estiver implementado no Conexão Educação. Outras formas de comunicação entre escola e responsáveis, utilizadas antes da implantação do Conexão Escola, continuam valendo. A vantagem do envio de mensagens via celular é possibilitar que os responsáveis acompanhem a vida escolar do aluno de forma mais imediata.
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Observações Pedagógicas Para registrar observações sobre seus alunos ou consultar os comentários feitos por outros professores, não será mais necessário ir até a secretaria para preencher fichas ou buscar cada aluno em pastas e papéis. A qualquer momento, durante a aula, o professor pode inserir uma nova observação ou tomar conhecimento de todos os comentários sobre um ou mais alunos. Com a pauta aberta, poderá clicar no nome de um aluno da turma e inserir uma nova observação pedagógica ou consultar as anteriores. Ele também poderá clicar no link alunos, localizado no menu superior, e localizar a ficha de qualquer um de seus alunos, além de consultar e registrar novas observações pedagógicas. Todos os professores são avisados assim que uma nova observação sobre um aluno seu é inserida.
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PERFIS DE USUÁRIOS DIRETOR PROFESSOR
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O perfil do diretor tem acesso a informações gerenciais da unidade escolar e não é exclusivo de um servidor, sendo atribuído ao diretor, diretor adjunto e secretário escolar. Vale ressaltar que cada profissional tem login e senha próprios. Assim como professores, eles devem zelar pela segurança, jamais compartilhando senhas. Enquanto o perfil do professor é responsável essencialmente pelo registro de informações qualitativas e quantitativas coletadas em sala de aula, o perfil do diretor tem acesso a informações gerenciais da unidade escolar. Com a informatização de várias tarefas administrativas, o diretor terá mais tempo para realmente atuar na escola. Além disso, poderá eleger, para sua comodidade, os momentos de consulta e atualização no sistema. Ele também poderá contar com o apoio de seus adjuntos e coordenadores na utilização do sistema.
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Controle da Merenda Caso o alunos queira comer mais de uma vez, será necessário esperar pelo menos dez minutos. O número de vezes que um mesmo aluno repete sua refeição é ilimitado, porém o sistema emitirá um relatório sinalizando qualquer situação que pareça anormal A direção da escola deve utilizar um cartão especial,de responsabilidade do diretor da escola, para resolver os casos dos alunos que esqueceram, perderam, ou ainda têm o cartão. Vale lembrar que refeições retiradas pelo cartão especial do diretor devem ser justificadas, posteriormente, pela direção da escola O diretor terá informações sobre o consumo de merendas versus a freqüência. Ele poderá consultar o consumo realizado em um dia ou período de dias específicos e analisar médias mensais, bimestrais, semestrais e anuais.
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Integração com o transporte No caso dos estudantes da rede pública estadual, o RioCard será substituído pelo cartão de identificação única do estudante, que concentrará desde o sistema público de transporte, o registro da frequência em sala de aula, até a retirada da merenda nos refeitórios e cantinas. O direito à gratuidade passa a ser usufruído com o cartão de identificação única do estudante. Haverá um período de transição, que será informado pela Seeduc, antes do abandono do RioCard.
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Canal de comunicação entre a Seeduc, coordenadorias, diretores e professores Todas as escolas possuem um e-mail funcional, que é utilizado, principalmente, na interlocução da direção com as coordenadorias regionais. Por isso, o sistema de comunicação do Conexão Educação foi concebido para ser um mecanismo de “informes” e “avisos”, e não propriamente uma caixa de mensagens. Através do sistema, a Seeduc poderá enviar informes breves para coordenadorias, diretores e professores. As coordenadorias poderão mandar informes para os professores e diretores das escolas que estão sob a sua gerência. Professores e diretores, por sua vez, podem trocar avisos entre si, embora não possam responder para a Seeduc ou para a coordenadoria. O informe é uma comunicação breve, com limite reduzido de tamanho (200 caracteres). Seu objetivo é passar, rapidamente, uma informação ou um alerta importante. Ainda que os informes sejam comunicações breves, este mecanismo de comunicação deve ser considerado oficial. A Seeduc, inclusive, solicita que, ao ler um informe, o servidor registre sua ciência da notícia enviada.
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Equipamentos COMPUTADORES NOVOS em cada sala de aula - O objetivo do investimento em equipamentos não se restringe ao monitoramento de frequência dos alunos ou coleta de informações quantitativas e qualitativas sobre a vida escolar do estudante, mas à ampliação dos recursos dos professores em sala de aula. A utilização ou não desses computadores pelos alunos, professores ou funcionários da escola durante os intervalos, tempos vagos, ou recreios será uma decisão tomada por cada unidade escolar, considerando sua realidade local. A escola é responsável pela conservação dos equipamentos no que tange ao uso apropriado e à sua instalação em local adequado, longe da exposição solar, calor excessivo, umidade etc. Técnicos em informática terceirizados foram contratados pela Seeduc para dar suporte às escolas, respondendo pela manutenção da infraestrutura e resolvendo, por exemplo, problemas de conexão. Os professores devem utilizar os computadores de sala de aula, pois somente estes equipamentos possuem acesso à rede sem fio da escola.
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LEITORAS DE CARTÃO – para certificar que a leitora de sala de aula está funcionando, basta abrir o aplicativo "bloco de notas" e passar um cartão no leitor. Na janela do "bloco de notas", será apresentado o número de identificação do cartão. Os multiplicadores da escola possuem cartões específicos para serem usados no treinamento da equipe escolar e que podem ser usados nesse teste. Para certificar que a leitora do refeitório está funcionando: certifique- se que a fonte de alimentação da leitora está conectada a uma tomada com energia elétrica. Sete segundos depois que a leitora é ligada, todas as luzes informativas se acendem e permanecem acesas por aproximadamente 1 minuto. Após esse período, somente a luz de energia deverá permanecer acesa – ela possui a cor azul e está localizada na extremidade superior direita da leitora. As demais luzes devem se apagar. Caso ocorra situação diferente da descrita, comunique à equipe de suporte para a substituição do equipamento.
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Outras melhorias Restauração da rede elétrica; Climatização das salas de aula; Microfones para os professores; Disponibilização de um data show por unidade escolar.
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Suporte e Materiais de Apoio Vídeos institucionais: Conexão Educação: uma escola antenada, versão para a equipe da escola e versão para pais e alunos explicam as principais inovações do sistema em níveis diferenciados de detalhamento de informações. Este recurso pode ser utilizado tanto para a capacitação de professores e diretores, quanto para o esclarecimento de pais e responsáveis sobre as mudanças que estão ocorrendo na escola; Tutorial on-line – Explica, passo a passo, a utilização e preenchimento de cada tela durante o acesso e uso real do sistema por professores e direção; Vídeos tutoriais – Animação guiando o uso das principais telas do sistema. Documento “Perguntas mais frequentes” responde aos principais questionamentos dos usuários; Documento “Conexão Educação Escola – principais funções e orientação para usuários”, que será distribuído pelos multiplicadores nas escolas, apresenta explicações detalhadas de todas as inovações e detalhes de todas as telas. Canal de atendimento – uma central de telemarketing está preparada para apoiar as escolas.
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O Multiplicador Mobilizar, capacitar e apoiar professores, diretores e demais funcionários na aprendizagem e utilização do sistema Conexão Educação e de todos os recursos que ele oferece. Cada U.E. terá o seu multiplicador. Ele marcará datas para realizar a capacitação da equipe escolar.
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O Técnico residente É um profissional alocado em cada escola com a responsabilidade de realizar a manutenção preventiva e resolver eventuais problemas nos equipamentos e serviços de Informática.
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Ambiente Virtual para Treinamento para Multiplicação Vide página 13 do “Guia do Multiplicador” Para treinar professores: www.treinamentoescolas.conexao.educacao.rj.gov.br/número- do-educacenso-da-escola www.treinamentoescolas.conexao.educacao.rj.gov.br/número- do-educacenso-da-escola Para treinar gestores: www.treinamentogestao.conexao.educacao.rj.gov.br/ conexaoeducacaoconexaoeducacao. OBS.: Serão dados pelo Multiplicador, no momento do treinamento, logins e senhas fictícios.
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