A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto piloto 2014-2015 – 6º ano de escolaridade MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO VAMOS CONVERSAR…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto piloto 2014-2015 – 6º ano de escolaridade MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO VAMOS CONVERSAR…"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto piloto 2014-2015 – 6º ano de escolaridade MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO VAMOS CONVERSAR…

2 A MATEMÁTICA é uma ferramenta imprescindível no currículo de qualquer aluno mas, por vezes, estudar esta disciplina pode ser um “quebra-cabeças”. Para aprender matemática é preciso trabalhar! MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

3 Na sala de aula Pontualidade Não chegar atrasado à aula. Os atrasos são sempre um problema, quer à perda sistemática de conteúdos que lhe vão fazer falta, quer relativamente à imagem pouco positiva que deixa no professor (de aluno “sem interesse”). Ser pontual tem que ser um objetivo. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

4 Comportamento Não estar distraído. Para aprender é preciso mostrar interesse, trabalho e empenho. O professor(a) sabe quase sempre, quando o aluno está verdadeiramente empenhado ou está a fazer que trabalha. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

5 Aproveitamento O aluno se estiver atento à explicação do professor(a), compreenderá os conteúdos e ganhará tempo. Basta uma pequena conversa com um colega, para deixar de acompanhar o raciocínio do professor(a) e não compreender os conteúdos que são dados na aula.

6 Participação Participar sempre que for solicitado. Procurar estar atento ao longo de toda a aula, fazendo os registos completos, sublinhando informações no manual e fazendo esquemas. Se tiver dúvidas ou não perceber pedir ao professor(a) para esclarecer. Colocar sempre as dúvidas, por insignificantes que lhe pareçam. Um aluno que estuda, tem sempre dúvidas! MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

7 Em casa O estudo da matemática passa também por casa e é aqui que tem que fazer o chamado “trabalho autónomo” pois é aqui que verdadeiramente vão perceber/assimilar os conteúdos lecionados. ( As soluções dos manuais são uma ferramenta fundamental para o trabalho autónomo, quando utilizadas como meio para chegar a conclusões válidas). MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

8 Qual o melhor local para estudar? Escolher um espaço que seja funcional para poder trabalhar em sossego e concentrado (pode ser o quarto, a sala ou ….). É vital que não haja interferência nem ruídos durante o estudo pois quebra a concentração. Não ao FACEBOOK, televisão, ao TELEMÓVEL, e outros. Bla…bla…bla MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO Antes de começar a estudar, reunir todo o material de que precisa.

9 MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

10 Forma de estudo Procurar encontrar o seu próprio método, isto é, escolher as horas mais adequadas ao estudo e organizar os momentos de estudo e de paragem, aproveitando ao máximo o tempo de que dispõe. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

11 Elaborar um horário (diário) de estudo viável e cumpri-lo com rigor. Horas Segunda- Feira Terça - Feira Quarta - Feira Quinta - Feira Sexta - Feira SábadoDomingo 8.40h - 9.25h Ed. Musical Ed. Tec.Ing.Port. 9.25h-10.10h 10.25h-11.10h Mat.Port.Mat.H.G.P.E.F. 11.10h-11.55h 12.05h-12.50h Ing.H.G.P.A.E. E.M.R.C. 12.50h-13.35h 14.05h-14.50h Cidadania C.N. Ed. Visual Mat. 14.50h-15.35h E.F. 15.50h-16.35h A.E. C.N. 16.35h-17.20h A.E. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

12 Compreensão A compreensão da matemática não é só a memorização dos processos de resolução dos diferentes exercícios. Aprender Matemática passa por ler e interpretar com atenção as questões, relacionar os conhecimentos adquiridos e aplicá-los. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

13 Aplicação dos conhecimentos Depois de ter adquirido os conhecimentos, deve saber aplicá-los na resolução dos problemas quando são propostos. Deve resolver os exercícios propostos pelo manual e/ou outros que o professor(a) indica. É muito importante controlar o tempo de resolução de cada atividade, exercício ou problema. Se não se tiver cuidado com o controlo do tempo os testes serão sempre “longos”. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

14 Trabalhos de Casa (TPC) Deve realizá-los no dia em que o professor(a) os marcou, são mais fáceis porque ainda tem presente algumas das dicas que o professor(a) deu e ainda se lembra dos conteúdos. Ler os apontamentos que escreveu, durante a aula, no caderno diário e as páginas do manual que tratam essa matéria. Só depois deverá resolver os exercícios propostos. As soluções deverão ser consultadas para uma confirmação dos resultados obtidos. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

15 Nos testes Os testes são um meio para avaliar a aprendizagem, uma motivação para o estudo, uma forma de aprender, uma forma de perceber os conteúdos em que a aprendizagem foi deficiente, uma forma de aprender a lidar com o stress. Deve haver uma preparação com antecedência e não na véspera dos testes. O dia anterior ao teste deve ser dedicado a uma revisão e não a um estudo intenso. As longas maratonas de estudo só servem para ficar cansado e nervoso e com menor capacidade de raciocínio para responder; só aumenta a ansiedade. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

16 Se bloqueia numa resposta, deve avançar e no fim de fazer tudo o resto voltar a essa resposta. Se os resultados foram maus, em vez de se “encostar à bananeira”, deve sim compreender as razões que o levaram ao insucesso, adotar estratégias de superação, criar uma atitude positiva e ativa, para encontrar caminhos alternativos. É importante persistir e compreender os fracassos, para os transformar em oportunidades de aprendizagem e de autoconhecimento. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO Nos testes - continuação

17 MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO Há três grandes finalidades no Ensino da Matemática: 1- A estruturação do pensamento 2- A análise do mundo natural 3- A interpretação da sociedade 1.A estruturação do pensamento – A aprendizagem de conceitos matemáticos, o estudo sistemático das suas propriedades e a argumentação clara e precisa, própria desta disciplina, têm um papel fundamental na organização do pensamento. Este trabalho contribui para criar a capacidade de elaborar análises objetivas, coerentes e comunicáveis. Contribui ainda para melhorar a capacidade de argumentar/de justificar adequadamente e de detetar raciocínios falsos em geral. http://youtu.be/qs3hBZ6-cQE

18 2. A análise do mundo natural – A Matemática é indispensável para uma compreensão adequada de grande parte dos fenómenos do mundo que nos rodeia. Em particular, o domínio de certos instrumentos matemáticos revela-se essencial ao estudo de fenómenos que constituem objeto de atenção em outras disciplinas do currículo do Ensino Básico (Física, Química, Ciências da Terra e da Vida, Ciências Naturais, Geografia…). MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

19 3. A interpretação da sociedade – A aplicação da Matemática ao dia-a-dia dos alunos está muito ligada a utilizações simples das quatro operações, da proporcionalidade e no cálculo de algumas medidas de grandezas (comprimento, área, volume, capacidade,…) associadas em geral a figuras geométricas elementares. O método matemático constitui-se como uma ferramenta fundamental para a análise e compreensão do funcionamento da sociedade. É indispensável ao estudo de áreas da atividade humana, como seja a economia, evolução demográfica, os sistemas eleitorais, campanhas de venda e promoção de produtos de consumo e outros. No nosso dia-a-dia …….

20 MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO O Ensino da Matemática contribui assim para o exercício de uma cidadania plena, informada e responsável. Estas finalidades só podem ser atingidas se os alunos forem apreendendo adequadamente os métodos próprios da Matemática. Quer isto dizer que devem ser levados, passo a passo, a compreender que uma visão “vaga” dos conceitos matemáticos tem um interesse muito limitado e é pouco relevante, quer para o aprofundamento do estudo da Matemática em si, quer para as aplicações que dela se possam fazer.

21 MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO Vamos analisar alguns exemplos de respostas que estão completas e bem estruturadas e outras que apresentam algumas falhas.

22 EXEMPLO 1 MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO EXEMPLO 2

23 EXEMPLO 3 No 1º exemplo encontramos uma boa observação da imagem e um domínio correto do conceito de volume e de construções equivalentes. No 2º exemplo encontramos uma boa observação da imagem e um domínio correto do conceito de volume e de construções equivalentes MAS uma interpretação incorreta da medida de volume pois a referência a unidade é 1 CUBO. No 3º exemplo encontramos uma fraca observação da imagem ( o aluno não vê para além do papel) e o domínio do conceito de volume e de construções equivalentes não aparece referido, pois não respondeu. MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO

24 Sublinhado revela concentração. Apresenta uma interpretação e resposta adequada. EXEMPLO 4

25 MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO Apresenta uma boa interpretação e resposta inadequada pela falta de atenção na leitura. EXEMPLO 5

26 MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO https://youtu.be/fK_v-hyMrUo


Carregar ppt "Projeto piloto 2014-2015 – 6º ano de escolaridade MATEMÁTICA PARA PAIS – 2º CICLO VAMOS CONVERSAR…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google