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PublicouMaria Laura Esteves Stachinski Alterado mais de 9 anos atrás
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PROJETO DIOCESANO DA PASTORAL DA OFERENDA DO DÍZIMO
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Introdução á Teologia Em nossa Diocese, além de ser uma pastoral, o dízimo também é concebido como oferenda: a pastoral da oferenda do dízimo. Deseja-se superar o dízimo do antigo testameto, lei do dízimo e avançar rumo ao novo testamento, à pratica cristã da oferenda. Esse projeto é inspirado na teologia da oferendas e encontra alimento na espiritualidade eucarística, fomentadora de carismas. Resulta primeiro na oferta do ser e em consequencia a oferta generosa do ter. Compreender isso será decisivo para o desenvolvimento e pleno êxito da pastoral. "A prática individual e comunitaria da oferenda do dízimo adquire todo o seu significado quando integrada a um projeto sincero de santificação. Torna-se uma experiência de fé, de esperança e caridade”. O conteudo desta apresentação, estudado, meditado e feito oração e vivencia, poderá resultar em vida nova de pessoas e comunidades. Assim a aplicação deste projeto em todas as paróquias e comunidades da nossa Diocese, seguindo o verdadeiro sentido do evangelho, será capaz de contribuir para a promoção de um novo dinamismo eclesial. Tendo em vista tudo isso e por saber qua a pastoral da oferenda é uma pastoral de conjunto a equipe diocesana propôs que todas as paróquias formem uma equipe de formação e promova em todas as comunidades encontros de estudo do projeto com todas as pastorais para que todos cheguem a compreender e experimentar a alegra de tornar-se oferenda.
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A TEOLOGIA DAS OFERENDAS
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A Teologia das Oferendas
Theós = Deus. Logos = estudo, palavra, ciência, conhecimento... Teologia das Oferendas = o estudo a partir da Palavra de Deus sobre as oferendas.
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1. A Teologia das Oferendas é Eucarística
A palavra e a prática da “Lei”do dízimo não estão no NT. Para o altar da eucaristia convergem todas as oferendas... A oferenda é participação na hóstia para ser com Cristo e em Cristo um só corpo e um só espírito (corpo místico). No tempo dos israelitas, Deus se significava nas oferendas para alimentar uma tribo; agora, no sacrífico da eucaristia, é o próprio ressuscitado que alimenta seu corpo místico unificando-o e santificando-o. Cada oferente, na qualidade de membro do corpo Místico de Cristo, participa com a oferenda sagrada do ser e do ter, participando com a riqueza de seus dons e cresce saudável na fé, na esperança e na caridade.
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2. Através da prática da oferenda, Deus educa seus filhos para a gratidão e a partilha
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3. Imposição do dízimo através de Lei foi superada no Novo Testamento
A partir de Jesus Cristo, a Lei do Dízimo como imposto foi sepultada. A Nova Aliança é pautada pelo amor e assim os cristãos praticam a oferenda em sua dimensão eucarística. O fazem alegremente de acordo com sua capacidade e voluntariamente. As oferendas serviam para o serviço de evangelização, e os que mais se beneficiavam delas eram os pobres. Dimensão social.
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4. Dízimo como Ação de Graças
Tem sua plenitude com o sacríficio de Cristo. Feito memória na missa, Ação de Graças por excelência.
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5. Dízimo é oferenda, não tributo
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6. Oferecer o Dízimo de Coração
(II Cor 9,7). A medida da oferenda do cristão é o coração e a medida do coração não é a miséria.
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7. Oferta do Dízimo no Lugar sagrado da Celebração
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8. O altar, lugar da maior Oferenda
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OBJETIVOS
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II - Objetivo Geral Dinamizar, com novo elã, o projeto diocesano da Pastoral da Oferenda do Dízimo, centrado na Teologia das Oferendas, para que expresse a gratuidade e a generosidade na vida cristã.
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II - Objetivos Específicos
1. Desenvolver um processo de reflexão para internalização/assimilacão/conversão. 2. Resgatar a dimensão eucarística/para expressá-la. 3. Aplicar uma POD nas 03 dimensões/vida cristã. 4. Ritualizar a oferenda/compreender a Teologia. 5. Potencializar a oferenda do SER/vivendo talentos.
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III. REVITALIZAÇÃO DA PASTORAL DA OFERENDA DO DÍZIMO
1. Constituição de comissão paroquial de estudos que conheça bem a fundo este projeto. 2. Repasse este projeto para o máximo de lideranças e oferentes da paróquia e comunidades. 3. Organize a POD em nível paroquial e das comunidades, com equipes responsáveis.
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POLÍTICAS E ESTRATEGIAS
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IV – POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS
1. Definir um final de semana para a Oferenda doDízimo. 2. Constituir e garantir na Paróquia uma boa coordenação. 3. Garantir uma boa coordenação em cada comunidade. 4. Articular bem o nível comarcal e diocesano da POD. 5. Realizar reuniões periódicas em cada nível. 6. Promover a formação específica dos missionários. 7. Cultivar a espiritualidade eucarística/gratidão. 8. Reforçar o CPP e CPC`s com membros da POD. 9. Providenciar pelo suporte técnico/pedagógico.
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IV – POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS… continuação…
10. Despertar para cada batizado ser Oferente/Dízimo. 11. Derpertar as crianças para o Dízimo Mirim. 12. Conscientizar cada comunidade para a generosidade para além das suas necessidades apenas. 13. Cultivar a espiritualidade eucarística pela/na realização do rito. 14. Conseguir a confiabilidade pela transparência. 15/16. “Prendas” e “coletas” também são, ao seu modo, oferendas. 17. Há diferentes rítmos na implantação da POD.
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MANDAMENTOS DA PASTORAL DA OFERENDA DO DÍZIMO
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V – MANDAMENTOS DA PASTORAL DA OFERENDA DO DÍZIMO
1. Motivar ,SIM, mas, obrigar, NÃO, a serem oferentes. 2. A maior sacralidade é a pessoa, não a oferenda. 3. Oferece-se a oferenda onde a comunidade celebra. 4. É gratuita e sagrada a oferenda na celebração. 5. Evitar o dízimo da “teologia da prosperidade”. 6. Evitar o dízimo segundo a “teologia da miséria”. 7. Dízimo: dimensões: evangelização/social/missionária. 8. Dízimo não dá direito a salão, missas, sacramentos… 9. Evitar apresentação das oferendas com outros rituais. 10. Missa “com” Oferenda… e não Missa “da/o” Dízimo.
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VI - RISCOS A SEREM EVITADOS
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VI – Riscos a serem evitados
1. O risco da pressa. 2. O risco da sobrecarga de quem assume esta Pastoral. 3. O risco de dissociar/separar Teologia das oferendas da espiritualidade eucarística. 4. O risco de continuar explorando a palavra “Dízimo”.
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VII- ERROS E EQUÍVOCOS AOS QUAIS ESTAR ATENTO
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VII – ERROS E EQUÍVOCOS AOS QUAIS ESTAR ATENTO
1. Utilizar-se de cofres com cadeado e tarefa estar aos cuidados do pessoal da CAEP ou da Administração. 2. Retirar a cesta logo após o rito das oferendas. 3. Fazer sorteio de bíblias, imagens, objetos sacros, … 4. Esquecer-se das principais oferendas: o Pão e o Vinho. 5. Fazer da celebração da Oferenda etapa de propaganda. 6. Valorizar mais a “Lei do Dízimo”do AT, que a Teologia da Oferenda do NT. 7. Utilizar-se de símbolos equivocados em momentos impróprios, como aspersão, preces depois da oferenda… 8. Esquercer-se de que a apresentação das Oferendas acontece em cada Missa.
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ALGUMAS RECOMENDAÇÕES
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VIII – ALGUMAS RECOMENDAÇÕES FINAIS
1. Humanize-se a secretaria paroquial: boa acolhida… 2. Evite-se por primeiro pedir. 3. Evite-se a palavra ‘dinheiro”. 4. Utilize-se da informática na Pastoral. 5. Cadastrem-se os dizimistas oferentes. 6. Promovam-se encontros celebrativos com as famílias dos dizimistas oferentes. 7. Entreguem-se publicações da Igreja aos oferentes. 8. Faça-se a prestação de contas periodicamente.
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ANEXO I: O/A MISSIANÁRIO/A da OFERENDA DO DÍZIMO, QUEM É E O QUE FAZ?
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ATRIBUIÇÕES É pessoa interessada, disponível, humilde, de fé, não se impõe, se reune, ama a Igreja, tem sugestões e quer melhorias, trabalha em equipe, fiel aos compromissos assumidos, é oferente, transparente, sábia, quer o bem da comunidade, dá informações corretas ás famílias sobre a Igreja, participa da formação oferecida, ama visitar as famílias, sabe escutar, calar-se quando necessário, evita discussões, guarda segredos, digna de confiança, solidária, recorre e não inventa respostas, fala em nome da Igreja e não de si, é ponte entre a paróquia, a comunidade e as famílias, abre os envelopes em pequena comissão, etc…
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ANEXO II: COORDENADOR/COORDENAÇÃO COMUNITÁRIO DA PASTORAL DA OFERENDA DO DÍZIMO, O QUE FAZ?
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ANEXO III: O COORDENADOR/COORDENAÇÃO PAROQUIAL DA PASTORAL DA OFERENDA DO DÍZIMO, O QUE FAZ?
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Oração Diante do vosso altar, Senhor, apresentamos nossa Oferenda. É nosso gesto de gratidão por todas as graças e bênçãos recebidas, pois, se temos, é porque nos destes. Aceitai, Senhor, a nossa Oferenda como aceitastes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e os dons de Melquisedeque. Dignai-vos, Senhor nosso Pai, acolher a nossa Oferenda e fazei de nós, por Cristo, com Cristo e em Cristo, hóstias vivas para vós. Amém.
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