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Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.

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1 Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias

2 As TIC e a Educação: o que há de novo?  Educação: processo de informar, comunicar e formar  Mudanças: situação de estabilidade técnica (lousa,giz e livro didático)  inovações tecnológicas no registro, organização, armazenagem, compartilhamento e transferência da informação. TIC na Educação computação (capacitação) informática (desenvolvimento de sistemas) e-learning (uso de computadores aprendizagem) Novo: interatividade/convergência/interoperabilidade/mobilidade Formação e Papel do professor (liderança de alunos “nativos digitais” e processo de cooperação e de coautoria)

3 O que se sabe sobre o êxito de uso pedagógico dos poderosos recurso dos AVA e da web?  pouco se sabe...  o uso das TIC no ensino/aprendizagem na escola depende diretamente e primordialmente da atitude dos professores  muitos docentes “resistem” à tecnologia. Isso se explica, em boa parte, pela falta das competências específicas para manipulá-las e explorar suas potencialidades pedagógicas.  a tomada de consciência de que a educação não é patrimônio dos docentes, mas de toda a comunidade

4 Help Desk!

5 Por que Formação Continuada?  a formação de docentes para o uso das TIC e as linhas de questões: 1. como capacitar os docentes em exercício para o uso das TIC em atividades diárias na escola? 2. em que estágio da formação inicial, o quê e como capacitar os futuros docentes para uma uso adequado da tecnologia? 3. como despertar nos docentes em exercício e nos futuros professores a consciência de que atualizações de conteúdo específico e nas novas tecnologias são indispensáveis para o processo de seu desenvolvimento profissional? 4. qual o papel dos Ambientes Virtuais nesta Formação?

6 Dados para reflexão...  185 milhões de usuários registrados  50,2% mulheres  14-30 (mais de 80 milhões são menores de 18 anos )  Visitas às páginas (de 39 a 45 bilhões por mês)  350 milhões de usuários ativos  70% fora dos Estados unidos  65 milhões de usuários acessam por meio do celular  45 milhões de usuários  350 milhões de usuários ativos  70% fora dos Estados unidos  65 milhões de usuários acessam por meio do celular  45 milhões de usuários  5 milhões de brasileiros cadastrados no Twitter  60% são maiores de 18 anos  6% são maiores de 55 anos (2% são maiores de 65 anos)  4.º maior site da Internet  300 milhões de usuários e 100 milhões/mês  5 milhões de vídeos vistos ao mês

7 Mais alguns dados sobre a evolução das mídias.... http://www.timetoast.com/timelines/25048http://www.timetoast.com/timelines/25048 (Informática educativa no Brasil)

8 Letramento Digital (literacy): o que é? Habilidade para organizar, compreender, avaliar e criar a informação usando tecnologia digital Inclui o manejo das habilidades cognitivas: ↗ saber ler e escrever ↗ expressar conhecimentos básicos de aritmética ↗ ter pensamento crítico e habilidades para resolver problemas Aprendizagem ubíqua Mark Weiser (1991). The Computer for the 21st Century ONIPRESENÇA DAS TIC (cultura, vida e casa das pessoas) Aprendizagem ubíqua Mark Weiser (1991). The Computer for the 21st Century ONIPRESENÇA DAS TIC (cultura, vida e casa das pessoas)

9

10 Letramento Digital: competências Letramento Digital Ler e compreender Processar informações Selecionar informação Compartilhar conhecimentos Realizar trabalhos cooperativos Estabelecer e conectar-se com redes sociais Manejar ferramentas web Buscar informação na rede Pensar criticamente Escrever de forma lógica e organizada

11 Letramento Digital: competências  Competência para usar as TIC  Para ser pesquisador, analisador e avaliador de informação  Solucionador de problemas e tomador de decisões  Usuários criativos e eficazes no uso das ferramentas de produtividade  Comunicadores, colaboradores, publicadores e produtores  Cidadãos informados, responsáveis e capazes de contribuir com a sociedade Padrões de Competências TICUNESCO (2008)

12 WEB 1.0 e Web 2.0  Rede de documentos  Delivery de informação  Web para ler  O outro é companhia  Relação homem-máquina  Software como produto comercial  Publicidade de massas  Informação.com  Editores autorizados  Sites de fins específicos e estáticos  Rede Social  Criação da Informação  Web para escrever e produzir  O outro é membro da comunidade  Relação pessoa-máquina-pessoa  Software como serviço livre na web  Publicidade personalizada  Opinião (juízo crítico analítico)  Todos podem editar  Sites híbridos e dinâmicos WEB 1.0WEB 2.0

13 WEB SEMÂNTICA

14 Recursos WEB

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16 Criando Wiki

17

18 Criando um Blog

19

20 Criando Microblog

21 Para criar Podcast

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23 Compartilhando fotos

24

25 Compartilhar imagem e outros formatos

26

27 Editando fotos

28

29

30 Gerando apresentações online

31 Compartilhando apresentações

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33 Sincronizando slides e vídeos

34

35 Compartilhando vídeos

36

37 Legendando vídeos

38

39 Compartilhando planilhas

40

41 Para fazer Surveys

42

43

44 Timelines

45

46 REDES SOCIAIS Portais públicos ou privados que permitem:  Criação de comunidades virtuais formadas por membros que compartilham interesses comuns  Trabalho cooperativo  Moderação de convidados ou membros

47 WEB 2.0: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)  Conhecidos também como VLE (Virtual Learning Environment) Sistema de software que permite a gestão e desenvolvimento de cursos virtuais  Originalmente projetados para EAD, vem sendo usados como apoio de cursos presenciais  Permite o acompanhamento do progresso dos estudantes  Pode ser controlado por professores e pelos próprios estudantes via internet  Oferecem ferramentas síncronas e assíncronas

48 WEB 3.0: mundos virtuais, jogos digitais e mobile- learning  Mundos virtuais 3D  Jogos digitais  Celulares como plataformas de aprendizagem (Mobile-Learning).  Chats voz e texto  Criação e realização de atividades que simulam a vida real  Usuários participando de um mundo”paralelo”, dinâmico e de criatividade inimaginável

49  Em vez de múltiplas pesquisas, você poderá digitar uma ou duas frases complexas no seu navegador Web 3.0 e a rede fará o resto.  Exemplo: “Estou à procura de um local quente para passar as férias e disponho de 3 mil. Ah, e tenho um filho de 11 anos”.  O navegador Web 3.0 irá analisar sua pergunta, pesquisar a Internet por todas as respostas possíveis e então, organizar os resultados para você.  Web semântica – construção de um sistema que possa dar uma resposta completa e razoável a uma pergunta simples. E o futuro? Hoje? Web 3.0

50 O Futuro da Educação... YouTube – Quebrando paradigmas http://www.youtube.com/watch?v=DA0eLEwNmAs

51 Século XXI e a geração digital Sociedade Século XXI e papel da escola Espaço digital e virtual O coletivo e o individual Capacidade de acessar Solucionar problemas Participar redes sociais Tele-inteligência Inteligência coletiva Globalização Aprendizagem Conhecimento TDIC Redes Sociais Comunidades Virtuais Co-autoria na produção conhecimento Flexibilidade e versatilidade Sem limites de tempo e espaço Criatividade e interatividade Intercâmbio permanente Dinamismo Interação de idiomas Inter-culturalidade Velocidade e alcance da informação Fonte: Izquierdo (2009)


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