A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,"— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira

2 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois países, dois estados, dois municípios.limitepaísesestadosmunicípios O As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física. O Ideia dos romanos (limes)

3

4 Estado Territorial Absolutismo Monárquico A principal característica do Absolutismo é a máxima concentração de poderes nas mãos dos reis. Os Estados em consolidação deveriam ser guiados por homens com amplos poderes, capazes de manter o controle sob uma sociedade em transformação e promover o progresso.

5

6 Os Estados Nacionais O Os Estados Nacionais surgiram da unificação dos feudos em uma determinada região. O Suas características são: 1 – Poder centralizado nas mãos do rei (executivo, legislativo, judiciário). 2 – Submissão da nobreza feudal que se torna nobreza cortesã. 3 – Aliança entre o rei e a Burguesia 4 – Unificação de pesos e medidas 5 – Moeda nacional 6 – Exército Nacional

7 O O primeiro Estado Nacional foi Portugal, que fez sua unificação no século XII. O Os reis portugueses conseguiram expulsar os mulçumanos e com o apoio da burguesia consolidaram seu poder.

8 Formação dos Estados Nacionais O Com o fracasso das tentativas de unificação europeia empreendidas pela Igreja durante a Idade Média e a instabilidade vivida, os Estados europeus tenderam a se centralizar em torno do rei. Este, aos poucos, assume características de um monarca absolutista, originando os Estados modernos da Europa ocidental.

9 O Estado Moderno ORORei – figura de concentração do poder OEOEstado OUOUnificação fiscal OUOUnificação legal / tribunais jurídicos / códigos escritos. OUOUnificação militar OUOUnificação monetária ODODefinição de fronteiras OUOUficação cultural (nação) OMOManutenção dos privilégios nobiliários

10 Do Estado territorial para o Estado nacional moderno O Revolução Francesa (1789); O Assembleia Constituinte; O Declaração dos direitos do homem O Transferência dos poderes para os cidadãos; O Doutrina dos três poderes (Motesquieu); O Surge assim o Estado nacional contemporâneo.

11 2.Colonizações, independências e Estado nacional O Colonizações europeias no Novo Mundo. O A definição de fronteira política na américa é herança das colonizações; O As descolonizações definiram os Estados nacionais da atualidade;

12 Estados Unidos: o território como “destino” O Já nascem como Estado nacional; O Revolução Americana – luta contra o domínio inglês; O Declaração da Independência (1776); O Constituição Americana (1787); O Das treze colônias ao território atual (observe como se deu cada conquista territorial)

13

14 Guerra da Secessão O Guerras entre o Norte (colônia de povoamento) e o Sul (de exploração); O Norte defendia a mão de obra livre e o Sul a mão de obra escrava; O As tropas do norte venceram os confederados (coligação dos estados separatistas do sul).

15 3.Além do Estado: as fronteiras estratégicas O Sistema multipolar no século XVII; O Após a segunda guerra, emergiu um sistema bipolar; O Capitalismo x Socialismo – até 1991 / a guerra fria. O Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)

16 A nova ordem mundial O Sistema tripolar (Os países europeus, Japão, além dos BRIC’s).

17

18 4.A organização do Estado nacional O Geografia política: relações entre o Estado e o espaço geográfico; O Capital: a sede do poder político, abriga os órgãos centrais do Estado; O Estado Unitário: as unidades regionais não possuem legislação própria e seus dirigentes limitam-se a exercer funções administrativas;

19 O Organização federativa: as unidades regionais possuem elevada autonomia política. Mas a legislação das unidades são subordinadas a Constituição Federal. (Estados Unidos, Brasil, India e Argentina); O Organização confederativa: reunião de entidades políticas soberanas. O Estado funciona sob contrato, que pode ser desfeito, com a separação das partes constitutivas. (raros exemplos, a Bósnia- Herzegóvina)

20 O Chefes de Estado O Presidencialismo O Repúblicas parlamentaristas O Monarquias democráticas O Monarquias autoritárias

21 FIM


Carregar ppt "ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google