A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO

2 Acolhida

3 EDUCAÇÃO INCLUSIVA

4 COMO VOCÊ SE SENTIU

5 Diversidade Diversidade A diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas (as comumente chamadas de “portadoras de necessidades especiais”). Elvira de Souza Lima (2006, p.17) CONCEITO CONCEITO

6 PARA REFLETIR... O que entendemos sobre educação inclusiva? Que concepções de diversidade permeiam as nossas práticas, a nossa relação com os alunos e suas famílias e as nossas relações profissionais?

7 Educação Inclusiva Educação Inclusiva Educação com caráter democrático(...) Comprometida com a Educação de Qualidade Para Todos, na qual a diversidade deve ser entendida e promovida como elemento enriquecedor da aprendizagem e catalizador do desenvolvimento pessoal e social. (DUK, 2007)

8

9 Educação inclusiva Educação inclusiva O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO? O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO?

10 Educação inclusiva Educação inclusiva O QUE DIZ A LEI? O QUE DIZ A LEI?

11 Educação inclusiva Educação inclusiva O QUE DIZ A LEI? O QUE DIZ A LEI?

12 UM POUCO DA HISTÓRIA Educação inclusiva Educação inclusiva Conferência Mundial sobre Educação para Todos Educação; Jomtien, Tailândia (1990), o Brasil assume o compromisso de lutar pelo ensino inclusivo; Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994)- Acesso e Qualidade: dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas de acolher todas as crianças, independentemente de suas condições pessoais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96 - garante a educação e o atendimento especializado na rede regular de ensino, com apoios necessários;

13 ESTUDO DE CASO: Educação inclusiva Educação inclusiva Peixe fora d’água

14 Educação inclusiva Educação inclusiva Exibição

15 Educação inclusiva Educação inclusiva Construindo escolas inclusivas ESTUDO DO TEXTO

16 Educação inclusiva Educação inclusiva No atendimento à diversidade podem ser apontados alguns princípios:  personalização em lugar de padronização: reconhecer as diferenças individuais, sociais e culturais dos aluno(a)s, a partir das quais a ação educacional é orientada,  resposta diversificada versus resposta uniforme: permite adequar os processos de ensino-aprendizagem às diferentes situações,  heterogeneidade versus homogeneidade: este princípio realça o valor dos agrupamentos heterogêneos dos alunos com o objetivo de educar com base em valores de respeito e aceitação das diferenças numa sociedade plural e democrática, ALGUMAS CONSIDERAÇÕES... ALGUMAS CONSIDERAÇÕES...

17 Educação inclusiva Educação inclusiva Características da educação inclusiva: A educação inclusiva implica processos para aumentar a participação dos estudantes e a redução de sua exclusão cultural, curricular e comunitária nas escolas locais. A inclusão implica reestruturar a cultura, as políticas e as práticas dos centros educacionais, para que possam atender à diversidade dos alunos de suas respectivas localidades. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES... ALGUMAS CONSIDERAÇÕES...

18 Educação inclusiva Educação inclusiva A inclusão se refere à aprendizagem e à participação de todos os estudantes vulneráveis que se encontram sujeitos à exclusão, não somente aqueles com deficiência ou rotulados como apresentando necessidades educacionais especiais. A inclusão visa à melhoria das escolas, tanto em relação ao corpo docente como aos alunos. A preocupação em superar as barreiras antepostas ao acesso e, em especial, à participação do aluno, pode servir para revelar as limitações de caráter mais geral da instituição de ensino, quando do atendimento à diversidade dos alunos.

19 Educação inclusiva Educação inclusiva Todos os estudantes têm direito à educação nas suas localidades. A diversidade não pode ser considerada um problema a resolver, mas, sim, uma riqueza para auxiliar na aprendizagem de todos. A inclusão diz respeito ao esforço mútuo de relacionamento entre estabelecimentos de ensino e suas comunidades. A educação inclusiva é um aspecto da sociedade inclusiva In Desarrollando el aprendizaje y la participación en las escuelas. Booth, T. & Ainscow M.; UNESCO 2000.

20 Educação inclusiva Educação inclusiva  Como avançar na direção de uma escola inclusiva? DESAFIO:

21 Educação inclusiva Educação inclusiva CONDIÇÕES QUE FACILITAM A OFERTA DE RESPOSTA À DIVERSIDADE CONDIÇÕES QUE FACILITAM A OFERTA DE RESPOSTA À DIVERSIDADE terem atitudes de aceitação e valorização da diversidade por parte da comunidade educacional, possuírem um projeto educacional institucional que contemple a atenção à diversidade, evidenciarem presença de liderança e comprometimento, por parte da direção da escola, com a aprendizagem e a participação de todos os alunos e alunas,

22 Educação inclusiva Educação inclusiva CONDIÇÕES QUE FACILITAM A OFERTA DE RESPOSTA À DIVERSIDADE CONDIÇÕES QUE FACILITAM A OFERTA DE RESPOSTA À DIVERSIDADE realizarem trabalho conjunto e coordenado do corpo docente, permitindo a unificação de critérios, a adoção de um contexto conceitual compartilhado e a colaboração em torno de objetivos comuns, apresentarem adequação no nível de formação dos docentes, em termos de necessidades educacionais especiais e estratégias de atendimento à diversidade, desenvolverem um currículo o mais amplo, equilibrado e diversificado possível e passível de ser adequado às necessidades individuais e sócio-culturais dos alunos,

23 Educação inclusiva Educação inclusiva Estratégias facilitadoras do atendimento à diversidade na sala de aula: Incentivar e facilitar a interação entre todos os integrantes do grupo: aluno(a)s / aluno(a)s, professor(a) / aluno(a)s, aluno(a)s / professor(a). No momento de ensinar, são abordados tanto os conteúdos conceituais, como de procedimentos e atitudes. Os materiais são variados e estão ao alcance de todos os aluno(a)s. Promover atitudes de aceitação e valoração das diferenças individuais.

24 Educação inclusiva Educação inclusiva Estratégias facilitadoras do atendimento à diversidade na sala de aula: Pedir ajuda aos outros, (professor(a) / aluno(a)s), como estilo de trabalho cotidiano. Partir do grupo em geral, mas levam-se em conta as necessidades individuais. Desenvolver atividades variadas, que permitem diferentes níveis de execução, segundo a realidade dos aluno(a)s. Flexibilizar os procedimentos e os instrumentos de avaliação.

25 Para finalizar… “O desafio com que se confronta a escola inclusiva é o de ser capaz de desenvolver uma pedagogia centrada na criança, susceptível de educar com sucesso todas as crianças, incluindo as que apresentam graves incapacidades. O mérito destas escolas não consiste somente no fato de serem capazes de proporcionar uma educação de qualidade a todas as crianças; a sua existência constitui um passo crucial na ajuda da modificação das atitudes discriminatórias e na criação de sociedades acolhedoras e inclusivas.” Declaração de Salamanca (1994).

26 PARA CASA… A educação inclusiva é um princípio da educação brasileira. Nesse sentido, Quais estratégias didáticas necessitam ser implementadas para o atendimento à diversidade; Que melhorias/modificações teriam que ser efetivadas para responder adequadamente ao respeito às diferenças.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google