A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia"— Transcrição da apresentação:

1 Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
O Eu e o Outro Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia

2 Cultura Ocidental A partir do Renascimento uma nova forma de compreensão do homem foi desenvolvida, gerando grande confiança nas descobertas da ciência e na força da razão humana. A Cultura europeia (cultura ocidental) esteve no centro dos acontecimentos da cultura até a primeira Guerra, através das expansões marítimas e colonizações. Ao final da Era Moderna, duas visões de mundo entram em conflito: O Homem Clássico (Iluminismo) e o Homem Romântico.

3 Homem Moderno Clássico Romântico Racionalidade Ciência empírica
Secularismo Mundo visto como um relógio Ex: Newton Individualidade Intuição, inspiração Misticismo Mundo visto como um organismo vivo Ex: Goethe

4 Semelhanças entre a visão clássica e romântica
Humanistas Resposta a visão de mundo do homem medieval Descobrir a natureza e suas estruturas ocultas Contra estruturas tradicionalistas opressivas Confiança no homem e em sua cultura (europeia) Liberdade e busca pelo novo

5 Perda da Confiança Galileu: O Ser Humano perde sua autonomia no universo. Darwin: O Ser Humano perde sua autonomia física Freud: O Ser Humano perde a autonomia de sua consciência

6 Freud ( ) A psicologia antes de Freud analisava a consciência A mente é um Iceberg Inconsciente: Impulsos, paixões, ideias, sentimentos reprimidos, forças vitais. Formou-se em medicina, especialista em transtornos humanos. Grande investigador da mente humana. Estudou hipnose mas abandonou.

7 Freud Se interessou pelo método da cura pela fala, criado por Joseph Breuer, mas se afastou por seu interesse pela sexualidade. Continuou trabalhando sozinho e sua grande obra foi: Interpretação dos sonhos em 1900. Revisou continuamente sua teoria e aplicou em todos os campos da experiência humana. Mente dividida em Id – Ego – Superego

8 Id Matriz do Ego e do Superego Tudo que está presente no nascimento
Reservatório da energia psíquica Fornece energia aos outros sistemas Experiências subjetivas e inconscientes Não conhece a realidade objetiva Regula os níveis de tensões Processo primário, princípio do prazer

9 Ego Porção organizada do Id Diferencia as imagens do Id da realidade.
Funções cognitivas e mentais. Concilia o Id com o Ego. Processo secundário, princípio da realidade.

10 Super Ego Valores tradicionais e ideais da sociedade.
Representa o ideal mais que o real. Busca perfeição. Instalado por um sistema de recompensas. A consciência pune e o ideal do ego recompensa. Inibi o Id, principalmente forças condenadas pela sociedade.

11 Componentes da Psique Humana
Id: biológico Ego: psicológico Super Ego: social

12 Energia psíquica Num funcionamento saudável os três níveis trabalham juntos sob a liderança do Ego. A energia psíquica é limitada e os três componentes disputam essa energia. A energia está no Id, e o ego não tem opção se não transferir e identificar essa energia em uma imagem ou um objeto. A personalidade é como a energia é distribuída.

13 Pulsões As principais forças do Id são as pulsões (instintos).
Pulsões de Vida: Sexualidade (a força mais estudada por Freud). Pulsões de Morte: Violência. Estão presentes em todos os seres humanos.

14 Quem está no controle? Id no controle: pessoa impulsiva e primitiva
Super ego no controle: pessoa moralista Ego no controle: Equilíbrio O Ego acumula energia e pode usar para outras finalidades que não apenas os processos primários e secundários através da transferência. Parte dessa energia será utilizada para não deixar o Id agir irracionalmente. Para isso se cria no Ego uma rede de interesses, atitudes e preferências.

15 O Mal Estar da Civilização (Cultura)
Freud nunca ganhou nenhum prêmio por seu trabalho científico, seu único prêmio foi de literatura por este livro, logo antes da 2ª Guerra mundial. Para quê existe a Cultura? O que é ser feliz? É possível ser? Qual a nossa relação com o nosso planeta hoje? Como a sexualidade e a violência estão presentes nos meios de comunicação? Você acredita que a cultura e a educação ainda têm a força para possibilitar a vida?

16 Conclusão Freud transforma a vida em um conflito e esse conflito é um elemento essencial na sociedade e na arte.


Carregar ppt "Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google