A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-30-31.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-30-31."— Transcrição da apresentação:

1 Escolas Sustentáveis

2 Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-30-31 O que é uma escola sustentável? Quais valores, habilidades e atitudes são necessários para que a escola contribua para melhorar a qualidade de vida das presentes e futuras gerações? Como transformar a escola em um espaço vivo, bonito, acolhedor, inclusivo e motivador de ações e atitudes sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental? Como os espaços escolares podem estimular a inovação, a aprendizagem e o cuidado dos seres humanos entre si e com o meio em que vivem?

3 Desenvolvem processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar a comunidade escolar para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável. Escolas Sustentáveis - Conceito Escolas sustentáveis São espaços com intencionalidade pedagógica de se constituírem em referências de sustentabilidade socioambiental, articulando currículo, gestão e espaço físico. Também são definidos como aqueles que, em seu fazer pedagógico, criam condições para promover a cultura da justiça socioambiental. Pretendem educar pelo exemplo e irradiar sua influência para as comunidades nas quais se situam, promovendo a transição para a sustentabilidade.

4 Escolas como incubadoras de mudanças: espaço, gestão e currículo As três dimensões e seus desdobramentos na realidade escolar:

5 Planejamento e projeto de adequação do espaço físico utilizados como instrumentos de aprendizagem; Educação de todos os envolvidos no ciclo da obra; Uso de recursos tecnológicos e naturais, sem desperdício e sem degradar o meio ambiente (eficiência energética, no uso da água e na disposição dos resíduos); Aproveitamento da topografia e da luz natural; conforto térmico e acústico; Garantia de acessibilidade a deficientes físicos; Estruturação de áreas verdes de acordo com os biomas e ecossistemas locais; Inspiração na sabedoria e no patrimônio cultural local; Uso de tecnologias e materiais de baixo carbono; Materiais de construção reciclados (subprodutos do ciclo industrial) ou pós- consumo (madeira, metal e concreto reciclados). Áreas construídas também educam Espaço físico

6 Gestão Escola sustentável requer gestão democrática Criar e fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-ViDA), coletivo escolar que promove o diálogo e pauta decisões sobre a sustentabilidade socioambiental e a qualidade de vida. Pautas de trabalho da COM-ViDA: Políticas de consumo baseadas no conceito dos 5 R: Refletir, Recursar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar; Destinação adequada dos resíduos; Mobilidade sustentável; Alimentação natural e baseada na produção local; Práticas de saúde; Respeito aos direitos humanos e à diversidade (raça, gênero, cultural, regional); Ênfase na participação da comunidade.

7 Questão ambiental abordada a partir das interações dinâmicas entre ambiente, cultura e sociedade. Incentivo à cidadania ambiental, com responsabilidade individual e coletiva, local e global; Valorização da diversidade, com múltiplos saberes: científicos, populares e dos povos tradicionais; Inserção no Projeto Político-Pedagógico multi, inter e transdisciplinar; Conteúdos contextualizados na realidade da comunidade; Valorização das artes, dos jogos colaborativos e da educomunicação na construção de conhecimentos. Educação com reconhecimento das diferenças, cooperação, democracia, justiça social, liberdade e sustentabilidade; Postura crítica, ética e transformadora de valores que reorientem atitudes para a construção de sociedades sustentáveis. Desenvolvimento de uma compreensão integrada do ambiente em suas múltiplas e complexas relações, e o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável. O currículo na escola sustentável Currículo

8 A escola sustentável não é somente uma proposta preventiva para mitigarmos ou evitarmos problemas. É um caminho de construção de sociabilidades solidárias, de relações criativas e afetivas com a natureza, da qual somos parte. Escola sustentável é um caminho com horizonte indefinido, mas instigante, pois é fruto de um processo coletivo e participativo. É também um caminho que provoca e convida a um senso de abundância, de alegria, de construção de novas realidades. A transição das escolas para que se constituam como espaços educadores sustentáveis,contribuirá para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades e para o melhoramento da qualidade da Educação Básica. Escolas Sustentáveis


Carregar ppt "Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-30-31."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google