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Desenvolvimento de novos produtos

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de novos produtos"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de novos produtos
Objetivo do conteúdo: Reconhecer todas as etapas do processo de desenvolvimento de um novo produto Descrever as etapas do desenvolvimento desde a concepção da idéia do produto até estar tudo pronto para o início da fabricação e posterior lançamento no mercado

2 ETAPAS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
GERAÇÃO DE IDÉIAS SELEÇÃO DE IDÉIAS ANÁLISE DE COMERCIAL OU DE NEGÓCIO DESENVOLVIMENTO TESTE DE MERCADO COMERCIALIZAÇÃO

3 Geração de idéias BOAS IDÉIAS: atendam e satisfaçam as necessidades e desejos do consumidor ao ponto de atraí-lo a comprar o produto. Registro formal das idéias e criar mecanismos para avaliação periódica das idéias “uma idéia inviável hoje pode revelar-se um sucesso amanhã” Fonte: funcionários, gerência → apoio da alta direção: criar um ambiente criativo, proporcionar material de leitura verbas para participações em feiras, encontros, viagens, cursos. reconhecer o trabalho dos profissionais envolvidos com a geração de idéias Pode vir também de: clientes, concorrentes, fornecedores, representantes de vendas, etc.

4 Geração de idéias Produtos já existentes no mercado- oportunidades:
Podem ser originadas de: produtos já existentes no mercado ou produtos inéditos Produtos já existentes no mercado- oportunidades: Visitas a pontos de venda- vendedores da empresa Observação dos concorrentes Novos lançamentos Vantagens: Menor custo Menor grau de risco inerente ao processo de desenvolver e lançar novos produtos Limitação: menor número de inovações

5 Geração de idéias Produtos inéditos
Estímulo da tecnologia- a idéia surge a partir da descoberta de uma nova tecnologia Estímulo do mercado- a idéia surge do reconhecimento da existência de uma necessidade insatisfeita no mercado, detectada a partir de pessoas da própria empresa ou por meio de pesquisa de marketing: Quais as necessidades do consumidor? Problemas encontrados pelos consumidores com os produtos existentes.

6 Seleção de idéias: do ponto de vista do fabricante
A idéia do produto é compatível com os objetivos da empresa? → à curto e longo prazo A idéia do produto é compatível com os recursos existentes na empresa? → recursos para desenvolver e lançar o produto → recursos humanos para realizar e gerenciar as atividades necessárias A idéia do produto é compatível com as capacidades da empresa? → desenvolvimento e a comercialização exigem habilidades não disponíveis e até que ponto poderiam, se inexistentes, ser obtidas: verificar obtendo-se opinião dos técnicos das várias áreas

7 Seleção de idéias: do ponto de vista do fabricante
O produto tem um potencial de mercado à curto e longo prazos? → Avaliar números do mercado: Qual é o consumo global? Como esse consumo vêm evoluindo nos últimos anos? (histórico) Como se espera que vá evoluir ?(previsões) →Produto inédito? Analogia com mercados/produtos similares A idéia garante à empresa uma vantagem competitiva e duradoura?

8 Seleção de idéias: do ponto de vista do consumidor- Teste de conceito
Quem é o consumidor? Como ele se comporta? Infantil, adulto; padrão sócio econômico; região Que benefício o produto deve apresentar? Saudável, menor custo Em que ocasião será consumido? Matinal, jantar Entrevistas pessoais ou em grupo: O que ele quer do produto? O que ele mais valoriza no produto? O que oferecem os concorrentes?

9 Análise comercial ou de negócio
A empresa faz uma estimativa sobre a viabilidade comercial do novo produto: O mercado já existe? Qual o seu tamanho? Qual a parcela que se poderá obter? Até que ponto o produto é comercializável? Quanto mais comercializável, maiores as facilidades para divulgar o produto e ofertá-lo à clientela As compras do produto são únicas, periódicas ou contínuas? Qual o ciclo previsto de reposição do produto? A demanda é direta ou derivada? Existem produtos complementares ou substitutos?

10 Análise comercial ou de negócio
Qual o nível de substituição de marcas que ocorre nesse mercado? Qual a resposta esperada dos concorrentes? Que política de preços será utilizada introdução do produto? Quanto se espera da receita com o produto? E de lucro? Qual será o retorno sobre o investimento?

11 Desenvolvimento Consiste no desenvolvimento do produto físico assim como dos aspectos associados ao produto tais como embalagem e a marca Etapas: Desenvolvimento do protótipo Testes com o protótipo Desenvolvimento da embalagem e da marca Testes com a embalagem e a marca Produção piloto

12 Desenvolvimento e teste do protótipo
Desenvolvimento do protótipo: deverão ser desenvolvidos dentro das especificações definidas: Formulação base: obtida através de consultores, fornecedores de ingredientes, internet, etc Identificar ingredientes/solicitar aos fornecedores → custo Legislação: PIQ, RT Degustação- anotar os resultados e sugestão de melhorias para novos testes Testes com o protótipo: estudo junto aos consumidores (análise sensorial)

13 Desenvolvimento da embalagem e da marca e produção piloto
A escolha da embalagem deve levar em consideração o tipo de produto (susceptibilidade às reações de deterioração), o seu shelf-life, custo, etc Testes com a embalagem e a marca: Embalagem: fazer testes específicos para verificar a ocorrência de problemas; Marca- verificar associações da marca com outros nomes ou idéias, memorização, registro da marca, etc. Produção piloto: definir procedimentos, especificações(parâmetros do processo), fazer ajustes necessários, treinar equipe industrial (todos os turnos)

14 Desenvolvimento A etapa de desenvolvimento pode ocupar um tempo superior a todas as outras etapas. Estima-se que esta etapa leve 60% do tempo total gasto no processo. Equipe de desenvolvimento (Departamento de P&D) desenvolve o protótipo ou amostras do produto (dentro das especificações anteriormente definidas) encaminha para o marketing

15 Teste de mercado O teste de mercado consiste na avaliação do conjunto de variável de marketing (produto, preço, distribuição, promoção) Equipe de Marketing Estudo junto aos consumidores  normalmente baseado em atitudes e expectativa de compra após uma única exposição do produto  QUESTIONÁVEL PREDIZER O COMPORTAMENTO FUTURO POR QUE? No caso de produtos inéditos: pequena parcela de consumidores são do tipo “ Inovadores” 1ª impressão: Predisposição favorável: porém não implica na necessidade do produto → simples curiosidade Predisposição negativa: pode se torna positiva por meio da experimentação e da propaganda boca a boca

16 Teste de mercado IDEAL:
Teste de mercado não ser baseado em um único contato com o produto; Tem um custo menor que o risco de fracasso financeiro Teste de mercado  o produto é encaminhado ao mercado-teste (área geográfica restrita) para avaliação final Alternativa aos teste de mercado: lançamentos regionais

17 Teste de mercado Tempo de duração: suficiente para realizar a 1ª e 2ª compra do produto (ou 1º e 2º contato) O teste de mercado não é aconselhável para produtos de compra (uso) pouco freqüente, onde é necessário um tempo muito longo para se realizar a 2ª compra (uso) Escolha do mercado-teste (Brasil): A cidade deve possuir: - no mínimo habitantes; - canais adequados de distribuição; - potencial de consumo representativo; - rede local de jornais, revistas, rádio e TV; - características culturais e hábitos próximo à média sem traços muito específicos e - estar localizada a menos de 75Km de outro centro comercial importante

18 Comercialização Introdução do produto no mercado:
 Se todas as etapas anteriores forem cuidadosamente analisadas e planejadas, esta etapa ocorre sem maiores dificuldades Plano de vendas, monitoramento, marketing


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