A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda. OBJECTIVO  Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda. OBJECTIVO  Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar."— Transcrição da apresentação:

1 O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda

2 OBJECTIVO  Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar de forma eficaz.

3 CONTEÚDOS  Objectivos do Plano de Negócios  Vantagens  Estrutura (ex: IPN – Incubadora): Memória descritiva Estudo de viabilidade económico-financeiro  Aspectos para a formulação da Proposta de valor

4 PLANO DE NEGÓCIOS 1 - Objectivos  Acesso a fontes de financiamento  Fundamentar as decisões estratégicas  Planificar o crescimento  Medição da performance financeira

5 PLANO DE NEGÓCIOS 2 - Vantagens  Estruturar ideias  Verificar a viabilidade do projecto, permitindo poupar: Recursos Financeiros Recursos Humanos

6 PLANO DE NEGÓCIOS 3 - Estrutura (ex: IPN-Incubadora) 1 – Capa e Índice 2 - Sumário Executivo 3- Apresentação do Negócio 4 - Enquadramento do 5 – Sector Prod. e Serviços 6 - Organização e Gestão 7 - Recursos Humanos 8- Estratégia de Marketing 9 - Riscos do Negócio 10 - Calendário de Implem. 11 - Estudo de viabilidade 12 - Anexos

7 PLANO DE NEGÓCIOS Estrutura (outros exemplos)  IAPMEI IAPMEI  Ernst&Young Ernst&Young  www.bplans.com www.bplans.com

8 PLANO DE NEGÓCIOS 10 Conselhos 1.Assegurar facilidade de leitura 2.Dar um aspecto profissional ao documento 3.Evidenciar a qualidade da equipa 4.Apresentar uma abordagem focada no mercado 5.Adequar o plano de negócios ao tipo de leitor 6.Mostrar que o seu negócio é único 7.Referir os riscos do negócio 8.Apresentar projecções realistas 9.Terminar de forma positiva 10.Obter uma revisão crítica antes de o apresentar ao destinatário.

9 PLANO DE NEGÓCIOS A Proposta de Valor – “Ingredientes”  Mercado alvo (clientes, suas necessidades e dimensão)  Produto/serviço (como satisfaz as necessidades)  Modelo de Negócio (como vai gerar receitas)  Concorrência  Vantagem competitiva  Equipa (experiência e compromisso) Formulação clara e sucinta que será o grande argumento de venda da empresa. Deverá ter em conta:

10 INSTITUTO PEDRO NUNES - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia Rua Pedro Nunes 3030-199 Coimbra PORTUGAL http://www.ipn.pt rmiranda@ipn.pt psantos@ipn-incubadora.pt Muito Obrigado!


Carregar ppt "O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda. OBJECTIVO  Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google