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PublicouSabrina Garrido Beppler Alterado mais de 8 anos atrás
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1 Sistemas de Informação Governança Prof. Fabiano Costa 29/04/2010
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2 Disciplinas da ITIL
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3 Programação da disciplina Governança ITIL ITIL Versão 3 BSC e CobiT
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4 Objetivos deste Módulo Visão geral das principais mudanças na estrutura e conceitos da ITIL V3. Durante este módulo iremos: Conhecer as principais mudanças e benefícios da ITIL V3 Conhecer a nova abordagem do ciclo de vida do serviço Conhecer os novos conceitos, funções e processos dos principais livros Ganhar familiaridade com nova terminologia Conhecer os principais desafios da adoção da nova versão Visão geral das principais mudanças na estrutura e conceitos da ITIL V3. Durante este módulo iremos: Conhecer as principais mudanças e benefícios da ITIL V3 Conhecer a nova abordagem do ciclo de vida do serviço Conhecer os novos conceitos, funções e processos dos principais livros Ganhar familiaridade com nova terminologia Conhecer os principais desafios da adoção da nova versão
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5 Conteúdo programático Módulo 1 - Introdução à ITIL V3 Módulo 2 - Gerenciamento de serviços como uma prática Módulo 3 - Introdução ao ciclo de vida do serviço Módulo 4 - Estratégia de Serviço Módulo 5 - Desenho de Serviço Módulo 6 - Transição de Serviço Módulo 7 - Operação de Serviço Módulo 8 - Melhoria de Serviço Continuada Módulo 1 - Introdução à ITIL V3 Módulo 2 - Gerenciamento de serviços como uma prática Módulo 3 - Introdução ao ciclo de vida do serviço Módulo 4 - Estratégia de Serviço Módulo 5 - Desenho de Serviço Módulo 6 - Transição de Serviço Módulo 7 - Operação de Serviço Módulo 8 - Melhoria de Serviço Continuada
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6 Módulo 1 - Introdução Fundamentos (revisão) Nova estrutura da ITIL V3 Mudança de filosofia Impactos na ISO 20000 Novo esquema de certificação
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7 O que é a ITIL? (revisão) ITIL = Information Technology Infrastructure Library É um conjunto de livros Conjunto das boas práticas para o Gerenciamento do Ciclo de Vida do Serviço De fato um Padrão no Gerenciamento de Serviços de TI Um framework desenvolvido pelo OGC (Office of Government Commerce) do Reino Unido Não é um framework de domínio público Estrutura não-proprietária Não é prescritiva
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8 Posicionamento da ITIL
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9 Evolução da ITIL
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10 Organizações envolvidas na ITIL V3 O Projeto do ITIL V3 Refresh foi de 2004 a 2007 APM Group ganhou a concorrência para gerenciar o esquema de certificação e fazer a distribuição dos produtos da ITIL O TSO continua responsável pela edição e impressão Os institutos de exame como EXIN e ISEB reportam-se ao APMG e já estão oferecendo as certificações na ITIL V3
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11 Autores Algumas organizações que tiveram autores que contribuíram para a ITIL V3: Accenture Pink Elephant HP Carnegie Mellon Guillemot Rock Connectsphere ITEMS FoxIT
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12 ITIL V2 Revisão
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13 ITIL V2 tinha 7 livros e apenas 2 eram usados Suporte ao Serviço 5 processos operacionais e uma função (Central de Serviços) Descrevia como um cliente ganhava acesso aos serviços de suporte Fornecia fundamento sobre o qual se constrói o valor para o negócio Entrega do Serviço 5 processos táticos Descreviam as necessidades dos clientes e o que é necessário para fornecer os serviços Transformava as atividades de TI em valor estratégico para o negócio
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14 Motivadores para a ITIL V3 A versão 2 tinha 9 livros escritos em diferentes momentos Os livros não eram completamente conectados uns aos outros, principalmente a segurança da informação que era tratada em um livro à parte Em algumas áreas os livros não refletiam as práticas atuais do negócio Falta de atenção para os serviços do negócio e seu ciclo de vida Os business cases não tinham como demonstrar o retorno do investimento inicial; não eram tangíveis Havia muitos proprietários de processos e as ferramentas de ponta a ponta eram caras demais O pessoal de TI estava focando mais no trabalho operacional do que no tático, muito menos no estratégico A alta direção do negócio não estava comprando muito bem a idéia da ITIL Falta de alinhamento com a ISO 20000, ISO 27001, CMMI, SOX
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15 Nova estrutura da ITIL V3
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16 Livros na ITIL V3
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17 Estrutura e conteúdo dos livros Cada livro contém as seguintes seções: Visão geral do Gerenciamento de Serviços Fundamentos e princípios de cada estágio Processos e funções dentro de cada estágio Papéis e responsabilidades em cada estágio Considerações sobre tecnologias associadas com cada estágio Diretriz de implementação em cada estágio Desafios, oportunidades e riscos de cada estágio
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18 Onde foram parar processos da V2? Quase 95% da V2 aplica-se na V3, só que não necessariamente da mesma forma
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19 ITIL V2 e ITIL V3
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20 ITIL = 21 anos de aperfeiçoamento
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21 Principais evoluções
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22 Alinhamento com outros frameworks
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23 Desafios da ITIL V3 Para implementar todo o ciclo de vida é necessário que a TI faça parte do negócio. Há necessidade que ela tenha conhecimento do negócio. Muitas organizações de TI ainda não estão na fase de atuar como provedor de serviço e muito mais longe de ser um parceiro de negócio. A ITIL V3 representa uma mudança significativa. O conteúdo principal continua o mesmo, entretanto há 50% a mais de conteúdo adicionado aos livros. Barreira devido à mudança cultural Como implementar estas práticas em serviços que já estão rodando? É necessário ter profissionais que entendam a nova estrutura da V3 Falta de ferramentas que atendam aos novos processos Muitas empresas possuem projetos em andamento com base na ITIL V2
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24 ISO 20000 e a ITIL V3
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25 Programa de Certificação ITIL V2
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26 Programa de formação – ITIL V3
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27 Certificação ITIL V3
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28 ITIL V3 Foundation Pré-requisito: ITIL V2 Foundation (EXIN/ISEB) Composto de 40 questões com duração de 60 minutos (75 minutos quando a prova for em ingês). Necessário acertar 65% (26 questões). Disponível somente no idioma inglês e centros de testes EXIN (www.exin-exams.com). Taxa: US$ 160,00. Conteúdo a ser avaliado: Gerenciamento de serviço como uma prática Conhecer o ciclo de vida do serviço Princípios chaves Conceitos genéricos Processos dos novos livros Principais papéis Funções do livro de Operação de Serviço Questões sobre o uso de Tecnologia e Arquitetura
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29 Considerações sobre a certificação Não tenho a certificação ITIL Foundation, faço direto na V3? ITIL V2 Foundation está disponível em português, a V3 somente em inglês. Se você tem um bom inglês vale tentar o exame ITIL V3 Foundation Já tenho a certificação em ITIL Foundation V2, preciso renovar? Não. Somente se você quiser fazer os novos treinamentos na V3. Fazer o exame do ITIL V3 Foundation ou fazer o V3 Bridge? Na V3 o candidato precisa conhecer mais processos, afinal agora são 5 livros O investimento final acaba sendo o mesmo. Para quem não mora em SP, mais válido tentar o exame ITIL V3 Foundation na PROMETRIC/VUE Onde os exames estão disponíveis? ITIL V2 Foundation: VUE/PROMETRIC em inglês, português e espanhol ITIL V3 Foundation: VUE/PROMETRIC em inglês ITIL V3 Foundation Bridge somente em centros de testes EXIN: www.exin-exams.com
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30 Bibliografia BON, JAN VON. Foundations of IT Service Management, based on ITIL. Lunteren - Holanda: Van Haren Publishing, 2005. Service Delivery. Londres – Inglaterra: The Stationary Office, 2000. Service Support. Londres – Inglaterra: The Stationary Office, 2000.
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31 Sistemas de Informação FIM Prof. Fabiano Costa
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