A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

2 A chegada dos portugueses no Brasil
Os atuais limites e extensão do território brasileiro resultaram de uma história que se iniciou nos anos de 1500, com a chegada dos colonizadores portugueses, que, juntamente com os luso-brasileiros, ampliaram aos poucos as conquistas territoriais para o reino português.

3 DIFERENÇAS DAS COLÔNIAS DE POVOAMENTO E DE EXPLORAÇÃO
Com a entrada dos Europeus na América, dois processos de colonização foram desencadeados. O primeiro foi chamado de ‘colônia de povoamento’, onde o objetivo era desenvolver a terra com habitação, criando formas de comércio e ampliando as estruturas básicas da colônia (criação de escolas, hospitais, etc). O segundo caso são as ‘colônias de exploração’, nas quais a metrópole tem como interesse apenas explorar os recursos naturais da colônia para enriquecer e levar todo lucro a seu país de origem. Neste caso não há preocupação com a terra colonizada.

4 BRASIL: COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO DE PORTUGAL
Um exemplo de colônia de exploração é o Brasil, pois a Coroa Portuguesa, percebendo o potencial de lucro dos recursos naturais brasileiros e a mão-de-obra indígena, aplicou o seguinte sistema de colonização: ocupou o país com representantes do interesse da metrópole, assim, criou leis, obrigações, impostos e instituições que somente atendiam os interesses da metrópole. Sendo assim, os colonizados não tinham a ínfima autonomia para exigir seus direitos ou impor suas vontades contra a Coroa. O objetivo dos portugueses era apenas um retorno rápido de lucro que suprisse as demandas do mercado europeu. Então, o desenvolvimento local e os habitantes da colônia ficavam em segundo plano.

5 A EXPANSÃO TERRITORAL BRASILEIRA NO
SÉCULO XVI Os portugueses estabeleceram-se na faixa litorânea., explorando o pau-brasil da ______________________________. O território era dividido pelo Tratado de Tordesilhas de 1494, em terras portuguesas (leste) e espanholas (Oeste). Os colonizadores introduziram a cultura da cana-de-açúcar e a produção, a cultura do tabaco e a criação de gado, iniciando a ocupação de terras ________________________________. Essas atividades foram responsáveis pela construção dos primeiros espaços geográficos não indígenas no Brasil. Os colonizadores organizaram expedições oficiais, conhecidas como entradas, com o propósito de descobrir ouro, pedras preciosas e escravizar ________________________________. Nessas expedições, os colonizadores partiam de Porto Seguro (sul do atual estado da Bahia) e das imediações de Salvador, levando o povoamento para o interior. Ver página 20 do livro-texto (comparar este mapa com o desta página. TERRAS ESPANHOLAS TERRAS PORTUGUESAS

6 TRATADO DE TORDESILHAS - 1494

7 BRASIL COLÔNIA

8 EXTRATIVISMO VEGETAL / PAU-BRASIL (SÉCULOS XVI, XVII, XIX)

9 Litografia de um canavial no período colonial
AUGE DO CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR – SÉCULOS XVI, XVII, XVII Litografia de um canavial no período colonial Um canavial atualmente Litografia de engenho de açúcar

10 A EXPANSÃO TERRITORAL BRASILEIRA NO SÉCULO XVII
Os portugueses e seus descendentes nascidos aqui ultrapassaram os limites desse tratado, apropriando-se de terras a oeste que pertenciam à Espanha. O avanço para o interior do continente se deu por rios, a exemplo do Amazonas, na busca de drogas do sertão (p. 21 do seu livro) coletadas por indígenas escravizados. A expansão da pecuária ocorreu em direção ao interior, como ocorreu, ao longo do curso dos rios São Francisco e Parnaíba (localize-os no mapa). Ver mapa da página 21 do livro-texto e comparar com este ao lado. Atividades econômicas exploradas: pau-brasil, drogas do sertão, cana-de-açúcar, pecuária, tabaco, mineração. Os colonizadores organizaram bandeiras, que eram expedições armadas de colonos e de indígenas já integrados aos conquistadores. As primeiras bandeiras partiram da Vila de São Paulo. Quais eram os objetivos desse modelo de bandeirismo, também chamado de sertanismo apresador? (ver p. 21 do seu livro). Os tipos de bandeirismo: bandeirismo apresador (sertanismo apresador), bandeirismo minerador (sertanismo minerador) e bandeirismo de contrato (sertanismo de contrato).

11 SERTANISMO APRESADOR – SÉCULO XVII
Comparar com o mapa/Figura 11 – p. 22 do seu livro

12 EXERCÍCIO As primeiras atividades econômicas praticadas pela colonização portuguesa no Brasil tiveram por cenário apenas o litoral do leste-nordeste brasileiros, sem que de modo sensível penetrassem no vago e misterioso sertão, ainda ocupado por tribos selvagens. Determinava essa situação o desinteresse econômico por qualquer tentativa de fixação de povoadores em regiões mais afastadas do mar. Assim enquanto sob os Reis Filipes penetravam os Vicentinos pelo sul na caça ao índio, ao mesmo tempo em que se sucediam as conquistas litorâneas em todo o nordeste, a solução encontrada para o povoamento do sertão forneceu-a ( ), atividade econômica essencialmente fixadora de população, mesmo escassas.  (Hélio Viana. História do Brasil)  O texto e o mapa referem-se a:  a) criação de gado. b) busca de drogas do sertão.  c) produção de algodão. d) extração de borracha.  e) cultivo de tabaco. 

13 A EXPANSÃO TERRITORAL BRASILEIRA NO SÉCULO XVIII
Neste período, a economia da colônia tinha se interiorizado ainda mais, criando novos espaços geográficos. Surgiram outros povoados, que depois foram transformados em vilas e cidades, à medida que ocorria uma expansão rápida para o interior do território graças à expansão das bandeiras, da atividade mineradora e da pecuária, além de outras atividades, a exemplo do algodão e tabaco, na Região Nordeste (veja o mapa/Figura 13 da p. 23 do seu livro). Aqui na Bahia a produção de tabaco ainda tinha sua importância para o Recôncavo Baiano (veja as Figuras 9, 10 e 13 – respectivamente p. 20, 21 e 23 do seu livro). A capital do Brasil é transferida de Salvador ( ) para o ___________________ ( ).

14 RECÔNCAVO BAIANO São Félix Rio Paraguaçú Cachoeira

15 SERTANISMO MINERADOR E DECONTRATO– SÉCULO XVIII
Compare este mapa com a Figura 12 da página 22 do seu livro. Observe no mapa do livro, os três principais bandeirantes que partiram de Salvador para o interior. Quais os principais objetivos do sertanismo minerador e do sertanismo de contrato? (livro – p. 22) Sertanismo de contrato

16 TRATADO DE MADRI O Tratado de Madrid foi firmado na capital espanhola entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI de Espanha, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas. O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qual já não era mais respeitado na prática. p. 24 do seu livro-texto

17 A EXPANSÃO TERRITORAL BRASILEIRA NO
SÉCULO XIX No século XIX, três outras atividades econômicas se tornaram “motores” da construção do espaço brasileiro. Quais são essas atividades econômicas? (veja p. 23 do seu livro/Figura 14). Que atividade econômica no final do século XIX, foi responsável pela interiorização do povoamento na bacia do Rio Amazonas? E no Rio de Janeiro e em São Paulo? Qual atividade econômica fez do sul da Bahia, um dos centros econômicos do Nordeste e do Brasil? Observe no mapa/Figura 14 da p. 23, que o tabaco ainda era uma atividade econômica forte no Recôncavo Baiano. Fazer tarefa das p. 26 e 27 do seu livro.

18 Link sobre a Expansão da cultura cafeeira no brasil no século xixhttp://

19 O PODER DO CAFÉ NOS SÉCULOS
XIX E XX A imponente fachada da Fazenda Ponte Alta remete à prosperidade do ciclo do café no séc. XIX Na litografia de Rugendas, do início do século XIX, a mata atlântica abre espaço para atividades agrícolas. Tarefa BRASIL: OCUPAÇÃO DO ESPAÇO NOS SÉCULOS XVI, XVII, XVIII e XIX ( Caderno de Mapas p. 8 e 9 )

20 AVENIDA PAULISTA NOS BARÕES DO CAFÉ NOS TEMPOS DO CAFÉ

21 Teatro Amazonas expressa riqueza provida pelo ciclo da borracha
Retirantes da seca de Desenho especial de Percy Lau para o livro Geografia da Fome de Josué de Castro 7a edição 1961 Teatro Amazonas expressa riqueza provida pelo ciclo da borracha Seringueiros, durante o ciclo da borracha Sistema de iluminação elétrica de Manaus – 1896– 2ª sistema do Brasil.

22 O CICLO DO CACAU – SÉCULOS XIX E XX
Amêndoas de cacau secando para exportação Catedral de São Sebastião – Ilhéus - Bahia Ilhéus à época do ciclo do cacau Roça de cacau

23 AQUISIÇÃO DO ACRE / TRATADO DE PETRÓPOLIS http://www. infoescola
Rio Branco AC Rio Branco atravessada pelo Rio Acre Rio Branco em uma enchente do Rio Acre UFAC

24 Tarefa do Caderno de Mapas – p. 6 e 7
ATUAL DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL: REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO IBGE E COMPLEXOS REGIONAIS Veja p. 29 do seu livro Estudar A HISTÓRIA DAS DIVISÕES REGIONAIS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. p. 30 e 31 do seu livro Tarefa do Caderno de Mapas – p. 6 e 7


Carregar ppt "A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google