A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral

2 Exigência Legal A Lei nº 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 9º, inciso VI explicitou a responsabilidade da União em "assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino".

3 Avaliação da Educação Básica Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB (ANEB, Prova Brasil e ANA) Censo da Educação Básica (Educacenso) Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

4 Avaliação do Ensino Superior Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – Instituído em 14 de abril de 2004, pela Lei n° 10.861; – Formado por três componentes principais: Avaliação das instituições; Avaliação dos cursos; e Avaliação do desempenho dos estudantes.

5 Instrumentos do Sinaes Avaliação Interna (Autoavaliação); Avaliação externa; – Credenciamento Institucional; – Recredenciamento Institucional; – Reconhecimento de Curso; – Renovação do Reconhecimento de Curso.

6 Instrumentos do Sinaes Censo do Ensino Superior (Censup); Cadastro (e-MEC, Portaria Normativa nº 40/2007, republicada em 2010 com alterações); Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

7 Conceitos Conceito do Curso (CC); Conceito Institucional (CI); Conceito ENADE; Conceito Preliminar de Curso (CPC); Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

8 Conceitos Conceito do Curso (CC); Conceito Institucional (CI); Conceito ENADE; Conceito Preliminar de Curso (CPC); Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Indicadores de Qualidade da Educação Superior Conceitos de Avaliação (in loco)

9 Autoavaliação A autoavaliação articula um autoestudo segundo o roteiro geral proposto em nível nacional; O relatório da autoavaliação deve conter todas as informações e demais elementos avaliativos constantes do roteiro comum de base nacional, análises qualitativas e ações de caráter administrativo, político, pedagógico e técnico-científico que a IES pretende empreender em decorrência do processo de autoavaliação, identificação dos meios e recursos necessários para a realização de melhorias, assim como uma avaliação dos acertos e equívocos do próprio processo de avaliação.

10 Requisitos da Autoavaliação Existência de uma equipe de coordenação ; Participação dos integrantes da instituição; Compromisso explícito por parte dos dirigentes das IES; Informações válidas e confiáveis; Uso efetivo dos resultados.

11 Etapas da Autoavaliação 1ª Etapa Preparação Constituição da CPA Sensibilização Elaboração do Projeto de Avaliação 2ª Etapa Desenvolvimento Ações Levantamento de dados e informações Análise das informações 3ª Etapa Consolidação Relatório Divulgação Balanço crítico

12 O que é a CPA? 1.CPA é a Comissão Própria de Avaliação, prevista no art. 11 da Lei 10.861, de 14/04/2004; 2.Tem por atribuição a condução dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo INEP; 3.Deve dar ampla divulgação de sua composição, de sua agenda e das atividades desenvolvidas;

13 O que é a CPA? 4.Deve sensibilizar a comunidade acadêmica, buscando o seu envolvimento na elaboração e desenvolvimento da proposta avaliativa por meio de reuniões, palestras, seminários, entre outros; 5.Deve acompanhar as ações de melhorias executadas com base nos resultados da avaliações e nos Protocolos de Compromisso firmados pela IES; 6.Deve prestar contas de suas atividades aos órgãos colegiados superiores, apresentando relatórios, pareceres e recomendações.

14 CPA nos Campi do IFPA O Regimento Geral do IFPA, Art. 65., prevê que “cada Campus terá uma Comissão Própria de Avaliação fazendo parte das assessorias especiais da Direção Geral com as mesmas competências da CPA geral, que fornecerá subsídios e dados à CPA geral e ao Pesquisador Institucional”.

15 Ações da DAI Integrar as ações das CPA’s, fomentando encontros; Criação do site da CPA, em parceria com ASCOM; Implantação do Módulo de Avaliação Institucional no SIGAA, em parceria com a DTI; Propor fluxo de Autoavaliação que integre as avalições dos curso, dos Campi e do IFPA;

16 Ações da DAI Coleta e divulgação dos indicadores e resultados da avaliações; Orientação do uso dos indicadores como instrumentos de gestão e na tomada de decisão.

17 OBRIGADO! Contatos: dai.prodin@ifpa.edu.br Telefone: (91) 98173-2868


Carregar ppt "Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google