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PublicouMaria de Belem Barros Carneiro Alterado mais de 8 anos atrás
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SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados
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2º PERÍODO EDUCAÇÃO INFANTIL
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Quais são as suas expectativas em relação à Oficina de Apropriação de Resultados?
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Determinação da população a ser avaliada 1 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 2 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 3 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação 4 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 5
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META 1 – PNE Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré- escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE. Estratégia 1.6 da META 1 Implantar, até o segundo ano da vigência deste PNE, avaliação da Educação Infantil, a ser realizada a cada dois anos, com base em parâmetros nacionais de qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, entre outros indicadores relevantes. Disponível em:. Acesso em: 28 mar. 2016.
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MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO
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É formada por um conjunto de habilidades que tem como fonte as Orientações Curriculares da rede e dá origem aos itens que compõem os testes das avaliações em larga escala. Pode ser compreendida como um recorte do currículo e, por isso, não deve ser confundida com o mesmo.
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TÓPICO: agrupamento de um conjunto de habilidades indicadas pelos descritores, que possuem afinidade entre si. COMPETÊNCIA: subdivisão do tópico. DESCRITORES: detalhamento das habilidades
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MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO
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É uma “questão” do teste de proficiência. É unidimensional. Pode ser dicotômico ou politômico. Obtém um resultado por estudante, que permite avaliar as hipóteses levantadas por ele.
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Enunciado: estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado Enunciado: estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado Suporte: texto, imagem e/ou outros recursos que servem de base para a resolução do item Comando: texto relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada Distratores: alternativas incorretas, mas plausíveis, porque devem referir-se a raciocínios possíveis Gabarito: alternativa correta.
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D24 ESCREVER PALAVRAS Nesse formato, o estudante deve escrever o nome da figura apresentada. Foram apresentadas duas imagens ao todo.
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D24 ESCREVER PALAVRAS Nesse formato, o Aplicador dita a palavra que deve ser escrita pelo estudante. Foram ditadas duas palavras ao todo.
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D25 ESCREVER FRASES Os estudantes escutam uma frase ditada pelo Aplicador, a qual, de modo geral, se organiza em ordem direta (Sujeito + verbo + complemento), sem serem muito longas.
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D25 ESCREVER FRASES Outra forma de avaliar essa habilidade é através da apresentação de uma imagem aos estudantes, a partir da qual se solicita a escrita de uma frase coerente com a cena observada.
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MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO
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Constituem uma caracterização de competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de determinada etapa de escolaridade, em uma disciplina/área do conhecimento específica. São agrupamentos a partir da proficiência obtida nas avaliações em larga escala por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
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LEITURA
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ESCRITA
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PACOTE
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ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO RECUPERAÇÃO REFORÇO APROFUNDAMENTO DESAFIO
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A compreensão e a interpretação dos resultados da avaliação educacional externa em larga escala requerem o entendimento das informações coletas pelo instrumento. Atualmente, há duas formas de produzir a medida de desempenho de alunos submetidos aos testes. Você sabe quais são elas? TCT Teoria Clássica dos Testes TRI Teoria de Resposta ao Item
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Além dos Resultados de Desempenho, produzimos informações relativas aos Fatores Associados. Os denominados Fatores Contextuais são investigados a partir do instrumento questionário. Quais fatores são considerados nos questionários contextuais? EXTRAESCOLARES Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais INTRAESCOLARES Gestão e administração Práticas pedagógicas Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais
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A apropriação dos resultados requer conhecimento sobre os canais de divulgação. VOCÊ SABE ONDE ESTÃO/SÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS DO SAETHE?
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Atualmente, a Secretaria, em parceria com o CAEd, divulga informações para a interpretação dos resultados nas revistas da Coleção SAETHE, presente no site: www.saethe.caedufjf.net
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REVISTA PEDAGÓGICA Direcionadas aos professores da disciplina/etapa de escolaridade e à equipe pedagógica da escola. Apresentam informações pedagógicas, estudos de caso relacionados à prática pedagógica dos educadores e textos que tratam de temas da área avaliada. Veiculam o resultado da escola: os volumes são divididos por disciplina/etapa de escolaridade avaliada.
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Resultados por Escola (TRI)
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Componentes do Resultado por Escola (TRI) Identificação da Escola e do Resultado Escola. Município Zona. Etapa. Disciplina. Níveis de Resultado – Proficiência média, participação, evolução do percentual de alunos por Padrão de Desempenho Resultado da Rede. Resultado da Zona. Resultado da Escola.
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Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho Em cada agrupamento: Rede, Zona e Escola. Distribuição por Padrões de Desempenho. Componentes do Resultado por Escola (TRI)
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Resultados por Aluno (TCT)
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Descritores avaliados, número de acertos e número de itens apresentados no teste de cada estudante Percentual Médio de Acertos, Categoria de Desempenho, Proficiência e Padrão de Desempenho Componentes do Resultado por Aluno (TCT)
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ATENÇÃO, no painel de Resultados por Aluno (TCT), entenda: Identifica, por meio de cores diferentes, o quartil de categoria de desempenho em que o estudante está alocado – até 25% de acerto, de 25% até 50% de acerto, de 50% até 75% de acerto e acima de 75% de acerto. Categoria de Desempenho Identifica o Padrão de Desempenho em que o estudante está alocado, de acordo com Proficiência Média alcançada por ele. Os Padrões possuem nomenclaturas próprias, conforme os cortes na Escala de Proficiência. Padrão de Desempenho
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Análise de Resultados por Escola (TRI)
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O objetivo desse primeiro passo é contribuir com um levantamento das informações produzidas sobre a sua escola, bem como de toda a rede. Trata-se de uma caracterização da escola com base nos resultados da avaliação nas ultimas edições do SAETHE.
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Análise dos Resultados por Aluno (TCT)
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Percentual de acerto por descritor (TCT) – Língua Portuguesa (Leitura)
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Percentual de acerto por descritor (TCT) – Língua Portuguesa (Escrita)
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Por fim, é hora de planejar o futuro. De posse de todas as informações sobre a escola na avaliação do SAETHE, nas últimas edições, sugerimos um roteiro de planejamento que poderá ajudá-lo na elaboração e organização de estratégias para que a, escola como um todo, e cada aluno, em particular, possam apresentar melhor desempenho nas próximas edições do SAETHE.
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E AGORA???
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capsaethe@caed.ufjf.br
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