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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos.

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1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos da ACDD

2 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Objetivos Reconhecer a importância das diversas manifestações culturais locais no espaço escolar; Utilizar recursos impressos e tecnológicos disponíveis para o estudo e resgate da cultura local a fim de fortalecer a identidade cultural; Registrar informações por meio de pesquisas e entrevistas com a família e comunidade em torno da escola; Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro; Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura: artesanato, literatura, música, dança, brinquedos, festas tradicionais, comidas típicas, etc.; Identificar o folclore das diversas regiões do país; Respeitar as tradições, usos e costumes de nosso país e de suas regiões; Pesquisar sobre Folclore em: livros, revistas, jornal, internet. Apresentar à Comunidade Escolar os resultados dos estudos de resgate da cultura local, através de exposição dos trabalhos e pesquisas realizadas, painel de fotos.

3 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Estratégias Pedagógicas A partir da segunda metade do século 20, a sociedade brasileira passou por processos de industrialização e urbanização acelerados. Os dois processos concorrem para a criação de uma cultura mais homogênea em todo o país, bem como para fazer desaparecerem ou se modificarem as tradições culturais populares, cuja origem se encontra no passado rural do país. Por isso, mais do que nunca é importante apresentá-las às novas gerações e preservá-las. Trata-se de tradições que formam a identidade nacional brasileira. - Leitura do texto Folclore: a sabedoria e as tradições do povo, passadas de geração a geração. * Os alunos podem ler os textos em casa e discuti-los em sala de aula de modo a esclarecer as dúvidas que tiverem sobre eles. 1) Dividir a classe em grupos e encarregar cada um deles a levantar elementos característicos do folclore brasileiros em uma área cultural específica. - um grupo se dedica à música; *Inezita Barroso é uma grande pesquisadora da chamada "música de raiz" brasileira, aquela que está mais ligada às nossas tradições culturais populares.

4 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Os alunos podem acessar, através da Rádio UOL e ouvir as canções de Inezita. - outro grupo se dedicará ao artesanato; - outro a literatura, lendas, etc. Não se trata somente de falar ou escrever sobre as manifestações, mas de realizar uma exposição. Então, os alunos devem procurar encontrar objetos folclóricos que possam ser expostos; 2) Pesquisar a história dos objetos encontrados: de onde eles se originam, quais suas fontes básicas, quem são seus produtores atualmente, etc. 3) A pesquisa pode ser estimulada por meio da coleta de dados pelos próprios alunos e realizada em trabalho de campo, a partir da família, estendendo-se à vizinhança e à comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. 3.1) O estudo de provérbios ou ditados oferece oportunidade de debates sobre conceitos, tais como: justiça, honradez, bondade, ingratidão e outras abstrações. “O provérbio é sempre uma síntese de sabedoria popular. A sabedoria coletiva é reveladora de convicções, de certezas, merece fé” (Martins, 1986).

5 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 3.2) Propondo ou decifrando-se adivinhas, leva-se o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, além de alegrar-lhe o espírito. 3.3) Com as parlendas e outras formas lúdicas verbais, ela entra em contato com o idioma. 3.4) Os trava-línguas são exercícios de comprovada eficácia para a correção de defeitos no falar. 3.5) Jogos e brincadeiras podem ensejar ao aluno uma participação mais ativa no meio social, desenvolvendo mecanismos sadios de competição, além de torná- lo conhecedor e respeitador de regras. 3.6) O artesanato ajuda o aluno em idade escolar a usar as mãos de maneira adequada, apressa a eclosão de valores artísticos, além de servir como meio de se praticar o lazer. O aluno adora realizar trabalhos manuais. 3.7) Com referência à linguagem, os sotaques e pronúncias regionais são peculiaridades que resultam do esforço adaptativo das pessoas ou do estilo de vida, isto é, do relacionamento entre o homem e o meio. 3.8) Outra experiência folclórica, a culinária, resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. Por meio dela, o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.

6 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 4) Podem-se privilegiar os elementos do folclore do local onde se realizará a exposição. Mesmo assim, é importante confrontar esses elementos com outros de outras regiões do Brasil. O artesanato em barro, por exemplo, existe em várias regiões brasileiras, mas apresentam motivos, formas ou técnicas diferentes conforme a região onde são produzidos. 5) Uma vez realizadas as etapas anteriores, pode-se organizar a exposição. A mostra não deve se restringir à classe que a organizou. Por isso, deve ser realizada preferencialmente em algum local em que ela possa ser visitada por toda a comunidade escolar. 6)As atividades de artesanato desenvolvidas pelos alunos, nas aulas de Educação Artística e de dança, nas aulas de Educação Física, foram documentadas via câmera digital.

7 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Recursos Didáticos - Textos; - Jornais; - Revistas; - Televisão; - Rádio; - Câmera digital; - Cds com Músicas; - Internet. Avaliação A avaliação acontecerá mediante a valorização das fontes de documentação, preservação e acervo da produção cultural regional e local. Observando assim, se o aluno valoriza, respeita e reconhece o direito à preservação da própria cultura e das demais e se percebe a necessidade da existência e a importância da conservação das fontes de documentação para a perpetuação da memória cultural de um povo.

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