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A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.

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1 A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011

2 Banco de Fomento ao Desenvolvimento Regional (NE/Br); Atividade Principal Sociedade de economia mista, controlada pela União; 725 unidades de atendimento ao público; R$ 66,0 bilhões de ativo total, em 31.10.2011; 2,5 milhões de contratos de crédito de longo prazo; 331 Processos identificados na Arquitetura de Processos. Contexto Interno

3 Busca contínua pela qualidade: Setor Público e Privado; Cobrança por respostas cada vez mais rápidas (clientes, parceiros, acionistas e empregados) no aumento da qualidade de produtos e serviços, sem elevar custos; Qualidade dos processos considerada tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços; Gerenciamento da qualidade dos processos na agenda da Governança das empresas; Rápida evolução e barateamento de ferramentas de TI. Contexto Externo

4 É uma série de tarefas logicamente relacionadas que, quando executadas, produzem algo de valor para o Cliente. (Thomas H. Davenport); Cursos de ações que são executadas para garantir que a empresa evolua no atingimento de suas metas. (Object Management Group – OMG) Conjunto de atividades organizadas, através da qual uma organização deve ser estruturada, com o objetivo de produzir valor (output) para os seus clientes. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_neg%C3%B3cio) O que é Processo de Negócio ou Processo Organizacional O que é Processo de Negócio ou Processo Organizacional

5 É uma filosofia de gestão que entende a instituição como uma articulação de processos; Disseminado em organizações públicas e privadas de todos os portes e naturezas; Prática experimentada e madura no mercado, com resultado comprovado; No BNB visa contribuir para a governança, por meio da modelagem, automatização, execução, monitoramento, análise e otimização dos processos de negócio, com a implantação de KPIs e melhorias contínuas. BPM – Business Process Management Gestão por Processos BPM – Business Process Management Gestão por Processos

6 Estudo da consultoria Gartner Inc. calcula em 20% a economia em custos que a adoção do BPM proporciona às empresas em um ano. BPM – Business Process Management Fonte: http://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/bpm-economiza-20-em-um-ano-diz- gartner-1.shtml Fonte: http://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/bpm-economiza-20-em-um-ano-diz- gartner-1.shtmlhttp://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/bpm-economiza-20-em-um-ano-diz- gartner-1.shtmlhttp://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/bpm-economiza-20-em-um-ano-diz- gartner-1.shtml

7 Começou a ser utilizado em grande escala em 2003 por organizações interessadas em novas ferramentas de controle de suas estratégias; É uma categoria de sistemas focada em acompanhamento de performance; O BPM permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos; O BPM permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos; Possibilita que as regras de negócio sejam informatizadas pelas próprias áreas de gestão, sem interferência das áreas técnicas. BPMS – Business Process Management System Ferramentas de Informática BPMS – Business Process Management System Ferramentas de Informática

8 Sistema de Gestão do Processo de Negócios Melhoria Contínua da Gestão de Processos RequisitosSatisfação Realização de Produtos e Serviços Medição, Análise e Melhoria Gestão de Recursos Responsabilidade da Direção EntradaSaída Produto Serviço Atividades que agregam valor Fluxo de Informação Fonte: Instituto Atlântico. VI Simpósio Internacional Melhoria Processos, 2004 CLIENTES

9 Conhecer e demonstrar capacidade de atender requisitos do cliente; Planejar e documentar todas as atividades do processo; Qualificar pessoas nas competências necessárias à realização das tarefas; Identificar e disponibilizar recursos materiais e humanos para manter o nível de qualidade do processo; Prevenir as não-conformidades e, caso ocorram, registrá-las e tratá- las; Identificar processos críticos de risco operacional e de satisfação dos clientes (KPI); Manter programa contínuo de melhoria dos processos. Sistema de Gestão da Qualidade do Processo de Negócios

10 Processo de Negócios Maturidade PROCESSOSPROCESSOS Aperfeiçoado continuamente Previsível e controlado Consistente e padronizado DisciplinadoDisciplinado Imprevisível e sem controle MATURIDADEMATURIDADE OtimizadoOtimizado GerenciadoGerenciado DefinidoDefinido RepetívelRepetível InicialInicial 55 44 33 22 11

11 Nível 1 (inicial). A qualidade do produto depende de esforço individual sem qualquer nível de gerenciamento ou controle definidos explicitamente. Nível 2 (repetível). Processo básicos que permite acompanhar o custo, cronograma e funcionalidade. Nível 3 (definido). Processo bem definido, documentado e padronizado. Permite instalar Indicadores chave de processo (KPIs). Nível 4 (gerenciado). São coletadas medidas detalhadas da qualidade do processo e do produto. Nível 5 (otimizado). Melhoria contínua dos processos, possibilitando optar com segurança, por novas tecnologias, técnicas, políticas de treinamento e qualquer outra atividade relevante do processo que resulte em um produto ou serviço de melhor qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Processos de Negócio

12 O que já foi feito no BNB; O que está sendo feito; Resultados esperados até dez/2012. ConclusãoConclusão

13 A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011


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