A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria quase impossível algumas civilizações terem surgido. Qual seria a importância dos rios para as civilizações? À medida que as cidades crescem, a relação entre as pessoas também se modifica. Atividades de produção de alimentos acabou definindo as tarefas. O convívio entre as pessoas foi organizado, criando-se as leis e os governos. Cada civilização criou sua forma de organização.

3 O Crescente Fértil A necessidade de controlar o que era produzido, entender os astros fez com que as pessoas desenvolvessem a MATEMÁTICA. A linguagem levou à criação da escrita, e assim foi possível registrar histórias, cálculos matemáticos e as histórias. As sociedades que se cresceram às margens dos rios são chamadas “sociedades hidráulicas”. Elas cresceram em uma região chamada CRESCENTE FÉRTIL. Abra seu livro na página 29 (4º parágrafo)

4 O Crescente Fértil

5 Localização do Egito

6 O Rio Nilo: egípcios o núbios O rio Nilo é um dos rios mais importantes do mundo! Ele tem 6650 quilômetros e percorre uma área desértica. Atualmente é utilizado para transporte e irrigação para áreas de plantio.

7

8 O Rio Nilo: egípcios o núbios A formação do Egito é muito antiga. Mais de 5000 anos! O primeiro faraó (aquele que governa o Egito se chamava Menés). A morte para os egípcios era um fenômeno social muito importante. Os egípcios homenageavam os mortos e os deuses para que sempre houvesse cheia no rio Nilo. Como davam importância para os mortos, os egípcios perceberam que os corpos, encontrados no deserto ficavam preservados. Sacerdotes e médicos fizeram várias experiências com animais mortos conservando seus corpos... Daí surgiu a mumificação. Para a cultura egípcia, a preservação do corpo era também a preservação da alma da pessoa que

9 As pirâmides egípcias mais famosas são aquelas encontradas na Necrópole de Gizé, nos arredores da cidade do Cairo. A pirâmide de Quéops, em Gizé, é a maior pirâmide egípcia, cuja altura original chegava a mais de 140 metros de altura. É a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda permanece. + HISTÓRIA - página 31

10 Pirâmide vista por dentro

11

12 A cidade no Egito antigo As antigas cidades egípcias foram construídas próximas ao vale do Nilo, com materiais frágeis como os tijolos de adobe e fibras vegetais. Havia grandes jardins, palácios, estátuas, muros, ou seja, era uma cidade bem movimentada. A sociedade A sociedade no Egito era dividida em: - Faraó - Sacerdotes - Guerreiros - Escribas - Camponeses (felás) O Rio Nilo: egípcios o núbios

13 ATIVIDADE Escreva em seu caderno a função de cada um dos grupos sociais do Egito antigo. Leia a página 33 do seu livro.

14 A escrita egípcia As antigas cidades egípcias foram construídas próximas ao vale do Nilo, com materiais frágeis como os tijolos de adobe e fibras vegetais. Havia grandes jardins, palácios, estátuas, muros, ou seja, era uma cidade bem movimentada. A sociedade A sociedade no Egito era dividida em: - Faraó - Sacerdotes - Guerreiros - Escribas - Camponeses (felás)

15 Atividade Conhecimento em Ação (pág. 36-37) Pesquisa (pág. 37)

16 Os hieróglifos Hieróglifo é um termo originário de duas palavras gregas: (hierós) "sagrado", e (glýphein) "escrita". Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados"


Carregar ppt "O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google