A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do."— Transcrição da apresentação:

1

2 Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do Gestor (http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sgdab).http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sgdab  As ações e regras de priorização permanecem as mesmas da adesão anterior.  As metas devem ser pactuadas pelos gestores municipais de saúde e educação (GTIM do PSE). O Termo de Compromisso firmado entre Secretários Municipais de Saúde e de Educação terá “de acordo” no próprio sistema. Não haverá necessidade de envio do Termo de Compromisso.  Para os municípios do Programa Brasil Sem Miséria a ação de identificação de possíveis sinais relacionados às Doenças Negligenciadas ou em Eliminação (comp. I) passa a ser essencial! dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php pse@saude.gov.br O que é? O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 em uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação para desenvolvimento de ações junto aos educandos da educação infantil, ensino fundamental e médio da rede pública. Qual o objetivo? Construir práticas intersetoriais que contribuam para a formação integral dos estudantes por meio de ações de avaliação das condições de saúde, assim como promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos. Como funciona? As equipes de educação e saúde desenvolvem ações compartilhadas no ambiente escolar, tendo seguimento, quando necessário, na rede de atenção à saúde. As ações são planejadas, monitoradas e avaliadas por meio de grupos de gestão intersetorial.  e-SUS AB Ações do Componente I – informar até 20/08/2014;  SIMEC Ações dos Componentes II e III – informar até o dia 20/08/2014 as ações realizadas até então. Interseorialidade Esforço conjunto de diferentes setores das políticas públicas. Integralidade Cuidado considerando os diversos aspectos da produção de saúde. Territorialidade O território vivo, como referência para as ações de saúde. As principais ações do PSE cuidam da: Acuidade visual Saúde bucal Situação alimentar e nutricional Cultura de paz e direitos humanos Saúde mental Práticas corporais e lazer Situação vacinal Prevenção de uso de álcool e drogas As principais ações do PSE cuidam da: Acuidade visual Saúde bucal Situação alimentar e nutricional Cultura de paz e direitos humanos Saúde mental Práticas corporais e lazer Situação vacinal Prevenção de uso de álcool e drogas O “Concurso de Experiências: O que você tem feito no PSE?” teve seus ganhadores anunciados na IV Mostra Nacional da Atenção Básica, realizada entre os dias 12 a 15 de março. Aurilândia – GO (foto) foi um dos ganhadores com a experiência “Semana de Alimentação Saudável e Ações do PSE” MONITORAMENTO DAS AÇÕES DO PSE Os municípios que aderiram ao PSE em 2013 devem seguir os seguintes prazos para registro das ações: Os municípios que aderirem ao NUTRISUS a partir de 16/ 05/2014 entrarão na lista para o recebimento dos sachês no ano de 2015! DÚVIDAS: (61) 3315-9091/9068/9057

3 Boletim informativo Programa Saúde na Escola O estabelecimento de ensino se configura como um espaço privilegiado para produzir impacto sobre a saúde. A estratégia será implantada em creches participantes do Programa Saúde na Escola, como uma das ações intersetoriais que visam à saúde, nutrição e desenvolvimento das crianças brasileiras. O estabelecimento de ensino se configura como um espaço privilegiado para produzir impacto sobre a saúde. A estratégia será implantada em creches participantes do Programa Saúde na Escola, como uma das ações intersetoriais que visam à saúde, nutrição e desenvolvimento das crianças brasileiras. A partir da prioridade de cuidado integral de crianças de zero a seis anos, estabelecida pela Ação Brasil Carinhoso, componente do Plano Brasil Sem Miséria, foi lançada a estratégia NutriSUS – fortificação da alimentação infantil com micronutrientes. Esta estratégia visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil e a prevenção e o controle das deficiências nutricionais na infância, em especial, a anemia por deficiência de ferro. A Adesão ao NutriSUS ocorrerá durante a Adesão do PSE 2014/2015 e a distribuição dos sachês para creches prioritárias ocorrerá no segundo semestre de 2014. Dúvidas: nutrisus@saude.gov.br ou (61) 33159011/9024/9033nutrisus@saude.gov.br O NutriSUS consiste na adição direta de nutrientes (vitaminas e minerais) em pó aos alimentos que a criança com idade entre 6 meses e 48 meses irá consumir em uma de suas refeições diárias. As escolas, em todas as etapas de ensino, são importantes parceiras na promoção da alimentação adequada e saudável, bem como na promoção da saúde em geral, oferecendo aos educandos uma rotina, importante para o estabelecimento de hábitos saudáveis. Além disso, para muitos deles, é o local onde realizam as principais refeições do dia. Estima-se que 20,9% das crianças brasileiras menores de cinco anos tenham anemia, o que configura um grave problema de saúde pública, sendo considerada a deficiência nutricional de maior magnitude no Brasil. Dentre os grupos mais susceptíveis para os efeitos prejudiciais da deficiência, estão os menores de dois anos, devido ao alto requerimento de ferro para o crescimento, o que dificilmente será atingido somente pela alimentação. A deficiência de ferro é a principal causa da anemia em crianças, sendo que a deficiência de outros micronutrientes prejudica o metabolismo do ferro.


Carregar ppt "Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google