Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHerman Costa Chagas Alterado mais de 8 anos atrás
1
Java Básico Lab. 312 - Ruddá Beltrão | Cristian Costa
2
Tipos Primitivo de Dados. InteirosDouble FloatChar
3
Inteiros { Tipo de dados para representar unidades. Exemplo: 1, 2, 3, 4, 5...
4
Double e Float Double, Float { Tipo de dados para representar unidades Com ponto flutuante. Exemplo: 1.5, 3.4, 5.6
5
Esse tipo de dados são para armazenar caracteres. Char armazenar um caractere de 8 bits enquanto uma String armazena uma cadeia de caracteres. Char A BC String Pedro cachorrinho da Lory Char e String
6
Variáveis e Constantes Uma variável é um espaço na memoria para armazenar algum tipo de dado. Uma constante é uma espaço na memoria para armazenar algum tipo de dado sem sofrer mudanças ou alterações.
7
Declaração de Variáveis ; int double char float v x y z ; ; ; ;
8
Criação de Constantes ; int double char float v x y z ; ; ; ; final
9
Criação de Variáveis – Palavras reservadas
10
Operadores Aritméticos Adição: + Subtração: - Divisão: / Multiplicação: * A+BA+B A-BA-B A/BA/B A*BA*B
11
Operadores Relacionais Maior: > Menor: < Maior Igual: >= Menor Igual: <= A>BA>B A<BA<B A >= B A <= B Igual: == A == B
12
Operadores Relacionais Diferente: != not: ! Atribuição: = A != B !A!A A = 5 B = A
13
Operadores Lógicos - E and && verdadeiro && verdadeiro = verdadeiro verdadeiro && falso = falso Falso && falso = falso Falso && verdadeiro = falso
14
Operadores Lógicos - OU or || verdadeiro || verdadeiro = verdadeiro verdadeiro || falso = verdadeiro Falso || falso = falso Falso || verdadeiro = verdadeiro
15
Me Ajudeeeee !!!!
16
Me ajude a Pensar... “Se eu ganhar na loteria ou achar 1 milhão no lixo serei rico” “Se eu me formar em Medicina E passar num concurso E economizar E não ficar doente comprarei uma Ferrari”
17
Iniciando com Eclipse – Primeiros Passos
18
Conhecendo o Eclipse - Workspace
19
Criando um Projeto Java
20
1 Nome do Projeto Java
21
Criando um Projeto Java Clique em Finish
22
Package Explore
23
Criando Pacotes... 1 – Insira o nome do Package 1 2 2 – clique em finish
24
Criando Classes 1 - Clique com botão direito sobre O pacote new/Class
25
Criando Classes 1 –Informe o nome da Classe
26
Criando Classes 2 –Marque a opção Public static void main (String [] args) 3 –clique em Finish
27
Criando Classes Tudo começa pela função Public static void main (String [] args)
28
Hello World!!! package tiposPrimitivosDeDados; import java.util.Scanner; public class primeiroCodigoEmJava { public static void main(String[] args) { System.out.println("Hello World!!!"); }
29
Exercício Prático Passo 1: Criar uma variável A do tipo inteira Passo 2: Atribuir um valor a ela A=5 Passo 3: Imprimir na tela esse valor
30
Comentários Para inserir anotações no código, sem que o Mesmo interfira na compilação é preciso inserir Um caractere especial de comentário no inicio da linha // Aqui comentário de linha /* Aqui um comentário de bloco */
31
Exemplo public class primeiroCodigoEmJava { public static void main(String[] args) { //este é um comando para imprimir mensagens na tela System.out.print("Hello World!!!"); /* posso usar esse comando para imprimir meu nome por exemplo * */ }
32
Scanner A função Scan lê entrada de dados vindas por exemplo do Teclado: Para isso precisamos Instanciar um Objeto Scan* definir seu paramento de entrada E por ultimo ler e atribuir os valores lidos a uma variável. Para valores inteiros usamos o método nextInt(); Para valores double usamos o método nextDouble(); Para valores String usamos o método nextLine();
33
int a; double b; float c; char d; String e; Scanner scan; scan = new Scanner(System.in); System.out.println("Informe uma String"); e = scan.nextLine(); System.out.println("Informe um valor inteiro "); a = scan.nextInt(); System.out.println("Informe um valor double"); b = scan.nextDouble(); System.out.println("Inteiro: "+a+ " Double "+b+ " String "+e); 1 2 3 Instancia um Objeto Scanner Define a entrada do teclado como Input Le a entrada do teclado e atribui a uma variável 1 2 3
34
Exercício Prático Passo 1: Criar uma variável do tipo inteira Passo 2: Atribuir um valor a ela vindo do teclado Passo 3: Imprimir na tela esse valor
35
Exercício Prático Passo 1: Criar Duas variáveis A e B do tipo inteira Passo 2: Atribuir valor a elas vindo do teclado Passo 3: Imprimir na tela a soma de A+B
36
JOptionPane Existem outras forma de ler entradas do teclado e Exibir mensagens para o usuário. A classe JOPtionPane fornece interface Gráfica para Leitura e exibição de dados para o Usuário.
37
Hello Word com JOptionPane Exemplo de Codigo HERE!!!
38
Input com JOptionPane Exemplo de Codigo HERE!!!
39
Exercício Prático Passo 1: Criar Duas variáveis A e B do tipo inteira Passo 2: Atribuir valor a elas vindo do teclado Passo 3: Imprimir na tela a subtração de A-B *Usando JOptionPane
40
Estruturas de Controle Por muitas vezes (Muitas vezes mesmo!!) é possível Que se mude a orientação do código caso algo aconteça. Exemplo: se aluno tenha media maior que 5 aluno aprovado Senão aluno reprovado.
41
Estruturas de Controle - IF Se você quiser saber se alguma coisa pode acontecer use if. O if é uma estrutura de comparação que espera que uma Condição ocorra para efetuar uma ação. Sua sintaxe é: if(condição){ // tudo oq quiser que aconteça nesta condição }
42
Estruturas de Controle - IF Uma condição pode ser uma comparação de valores do tipo A>B ou (A>B )&& (A>C) exemplo: if( (A>B )&& (A>C) ){ System.out.println(“A é maior q A e B”); }
43
Estruturas de Controle - Senão Para Todo se existe um senão correspondente, em Java este ‘senão’ é o else, tomando o exemplo anterior temos: if( (A>B )&& (A>C) ){ System.out.println(“A é maior q A e B”); } else{ System.out.println(“A não é maior q A e B”); }
44
Exemplo: se aluno tenha media maior que 5 aluno aprovado Senão aluno reprovado. public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub double mediaAluno= 6; if(mediaAluno >= 5){ System.out.println("Aluno Aprovado"); } else{ System.out.println("Aluno Reprovado"); }
45
Pensamento Rápido!!! Como você está lendo o Código?? Sua leitura pesará bastante na sua interpretação do código.
46
Pensamento Rápido!!! Por Hoje é Só Obrigado!! Lista na Quinta Feira dia 10/03/2016
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.