A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Juliana Schivani Organizando coisas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Juliana Schivani Organizando coisas"— Transcrição da apresentação:

1 Juliana Schivani Organizando coisas
ANÁLISE COMBINATÓRIA Organizando coisas Fazer um video com as pessoas tomando inumeras decisões no dia-a-dia dela e narrar com o texto que escrevi no caderno. Profª Juliana Schivani

2 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Notícia de nov Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

3 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Os usuários de telefonia móvel do Estado de São Paulo que estão dentro da área de código (11) deverão se acostumar com a nova medida que acrescentará um dígito à esquerda, antes da combinação de números do celular atual, passando de oito para nove algarismos. Segundo a Anatel, a mudança terá como objetivo ampliar os recursos de numeração dessa área. O número 9 será o adotado para ampliar a sequência de dígitos da numeração pessoal de cada usuário de telefonia móvel em São Paulo. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

4 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

5 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Os nordestinos investiram pesado, no ano passado, para incrementar o guarda-roupa, gastando R$ 15,3 bilhões em itens de vestuário. Os consumidores da região perderam apenas para os do Sudeste, que desembolsaram R$ 30,5 bilhões. [...] Segundo a pesquisa, 21,4% dos brasileiros da classe C disseram comprar roupas pelo menos uma vez a cada três meses. Entre a elite, o índice ficou em 61,6% e entre os emergentes, 38,1%. [...]. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

6 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
25/10/2010 Explosão de frota esgota a numeração de placas [...] A frota cresceu tanto que o Estado esgotou todas as possibilidades sequenciais com a letra K. [...] O número de carros novos sendo emplacados no Estado é tão grande que, antes de liberar a nova sequência com as letras PE, o Denatran autorizou o emplacamento de 30 mil carros com as letras NXZ, NXV e NXW. Mas em um mês e meio o Detran-PE usou todas as sequências, tendo que pedir um novo grupo de letras. “Essa situação não vem acontecendo apenas em Pernambuco. É no País inteiro. “ [...] Jornal do Commercio - PE Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

7 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

8 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

9 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Fonte: Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

10 Quantas senhas bancárias podem ser criadas com 4 algarismos?
Juliana Schivani Quantos números de telefones podem ser feitos com 8 algarismos? Quantas placas de automóvel é possível ter usando 3 letras e 4 algarismos? Quantas senhas bancárias podem ser criadas com 4 algarismos? Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

11 CONTAGEM formas adequadas para ordenar informações
ORGANIZAR e CONTAR um grande número de possibilidades formas adequadas para ordenar informações CONTAGEM Diferente da PROBABILIDADE, que calcula a chance de um evento específico ocorrer em meio a todas as possibilidades, a ANÁLISE COMBINATÓRIA determina o número de possibilidades de algum evento, sem precisar descrever necessariamente todas as possibilidades. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

12 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM Alice acabou de comprar 3 blusas (rosa, branca e vermelho), 2 saias (comprida e média) e 2 sandálias (cor clara e cor escura). Ela irá à festa da sua melhor amiga e está indecisa quanto a que roupa vestir. De quantas maneiras diferentes, Alice pode escolher entre as blusas, saias e sandálias novas? Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

13 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM blusa 3 opções saia 2 opções SE VESTIR calçado 2 opções 3 · 2 · 2 = 12 opções Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

14 2 · 3 = 6 opções de combinações
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM 2 · 3 = 6 opções de combinações Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

15 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM blusa 12 opções saia 10 opções SE VESTIR calçado 3 opções 12 · 10 · 3 = 360 opções Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

16 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM ou Princípio multiplicativo
x1 maneiras d2 Decisão d x2 maneiras d3 x3 maneiras x1 · x2 · x3 maneiras Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

17 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Quantas placas de automóveis podem ser fabricadas com 3 letras seguidas de 4 algarismos? 26 26 26 10 10 10 10 26³ · 104 = placas distintas Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

18 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Quantos números de telefones podem ser feitos com o prefixo 3211 e com o sufixo composto de 4 algarismos? 3 2 1 X 1 1 1 1 10 10 10 10 14 · 104 = números distintos Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

19 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Em um saguão de um prédio, existem 7 portas. Tentando melhorar a circulação de ar no local, o zelador está testando diferentes modos de deixar as portas abertas. Ele pode deixar de 1 até 6 portas abertas, mas não todas as 7 ao mesmo tempo. De quantas formas diferentes essas portas podem ficar abertas? Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

20 Possibilidades possíveis = 128 – 2 = 126
1 ª 2 2 2 2 2 2 2 Total de possibilidades = 27 = 128 Uma das 128 possibilidades é a de todas as portas abertas (o que não pode ocorrer) e a outra é de todas as fechadas (o que também não é o caso). Possibilidades possíveis = 128 – 2 = 126 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

21 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM = 960 DIAS DE ALMOÇOS DISTINTOS
8 2 10 = 6 · 8 · 2 · 10 = 960 DIAS DE ALMOÇOS DISTINTOS Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

22 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Quantos números ímpares de 3 algarismos distintos podemos formar com os algarismos de 0 a 9? Como eu preciso escolher algarismos específicos no final (pelo fato de serem números ímpares), então começamos a escolha pelo último algarismo, para depois escolher o primeiro, que não pode ser zero (caso contrário, o número passa a ter 2 algarismos. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

23 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Quantos números ímpares de 3 algarismos distintos podemos formar com os algarismos de 0 a 9? Escolher o último número {1, 3, 5, 7, 9} 5 maneiras Escolher o primeiro número {1, 2, ..., 9} – último número 8 maneiras ESCOLHER O NÚMERO Escolher o número do meio {0, 1, 2, ..., 9} – dois números anteriormente escolhidos 8 maneiras = 8 · 8 · 5 = 320 NÚMEROS Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

24 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Quantos números ímpares de 3 algarismos distintos podemos formar com os algarismos de 0 a 9? Outra forma de resolver a questão é pensar que o zero só pode ocupar a segunda posição, mas, não necessariamente ele pertencerá ao número. Números com o zero: 8 1 5 Números sem o zero: 7 8 5 (8 · 1 · 5) + (7 · 8 · 5) = = 320 números Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

25 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Quantos números pares de 3 algarismos distintos podemos formar com os algarismos de 0 a 9? Escolher o último número {0, 2, 4, 6, 8} 5 maneiras Escolher o primeiro número {1, 2, ..., 9} – último número ESCOLHER O NÚMERO 8 maneiras Se o zero tiver escolhido como sendo o último número, então a decisão 2 poderá ser tomada de 9 maneiras. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

26 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Quantos números pares de 3 algarismos distintos podemos formar com os algarismos de 0 a 9? Zero no final: 9 8 1 Zero no meio: 8 1 4 Sem o zero: 8 7 4 (9 · 8 · 1) + (8 · 1 · 4) + (8 · 7 · 4) = = 328 números Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

27 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Quantos números pares de 3 algarismos distintos podemos formar com os algarismos de 0 a 9? Outra forma de resolver a questão é descobrir o total de números com os 10 algarismos e diminuir do total de números ímpares. Desse modo, encontramos, por eliminação, o total de números pares. Total geral de números – Total de ímpares = Total de pares (9 · 9 · 8) – 320 = 648 – 320 = 328 números Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

28 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Além do princípio multiplicativo, em que você escolhe uma coisa E depois outra, existe, também, o princípio ADITIVO, em que você tem a opção de escolher uma coisa OU outra. .E. → PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO → MULTIPLICAR .OU. → PRINCÍPIO ADITIVO → SOMAR Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

29 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Na cantina da Dona Delta tem coxinhas de camarão, lagosta e siri, além dos pastéis nos sabores: caranguejo e sururu. Se eu comprar um pastel ou uma coxinha. De quantas formas distintas eu posso fazer a minha escolha? 3 + 2 = 5 escolhas distintas 2 tipos 3 tipos OU Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

30 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Em uma prova de atletismo há dez atletas, entre eles, Henrique. Sabendo que o pódio é constituído dos três primeiros e que Henrique ganhou medalha, de quantas maneiras distintas pode-se organizar o pódio? OU OU H H H 8 9 1 8 1 9 9 8 1 72 possibilidades 72 possibilidades 72 possibilidades Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

31 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Em uma prova de atletismo há dez atletas, entre eles, Henrique. Sabendo que o pódio é constituído dos três primeiros e que Henrique ganhou medalha, de quantas maneiras distintas pode-se organizar o pódio? OU OU H H H 8 9 1 8 1 9 9 8 1 = 216 possibilidades Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

32 PERMUTAÇÃO SIMPLES ORGANIZAR / AGRUPAR ORDENADAMENTE TODO eles GRUPO
DE ELEMENTOS PERMUTAÇÃO SIMPLES PERMUTAR objetos é pegar todos esses objetos e alterar sua ordem. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

33 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
2. PERMUTAÇÃO SIMPLES Pedro, Bia, João, Tiuko e Vitor são amigos que estudam na mesma sala e sempre sentam nas cinco carteiras da primeira fileira. Eles vivem brigando por causa da posição em que cada um quer sentar. A professora, então, propôs um rodízio completo dos amigos na fileira, trocando de posição todos os dias. Em quantos dias, as possibilidades dos 5 amigos se sentarem em 5 cadeiras, se esgotarão? Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

34 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
2. PERMUTAÇÃO SIMPLES 5 4 3 2 1 = 120 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

35 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
2. PERMUTAÇÃO SIMPLES 5 maneiras Escolher a 1ª pessoa para a 1ªcadeira -> 4 maneiras Escolher a 2ª pessoa para a 2ªcadeira -> Organizar 5 pessoas em 5 cadeiras 3 maneiras Escolher a 3ª pessoa para a 3ªcadeira -> 2 maneiras Escolher a 4ª pessoa para a 4ªcadeira -> 1 maneira Escolher a 5ª pessoa para a 5ªcadeira -> 120 maneiras Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

36 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
2. PERMUTAÇÃO SIMPLES SIMPLES significa que não haverá repetição de elementos a cada agrupamento. A decisão é escolher de n modos o elemento que ocupará o 1º lugar, de n – 1 modos o elemento que ocupará o 2º lugar e assim por diante, até que a escolha do último lugar possa ser feita de apenas 1 modo. Fatorial de um número n Pn = n · (n – 1) · (n – 2) · ... · 1 = n! Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

37 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
2.1 FATORIAL DE UM NÚMERO Consideremos um número natural n, maior que 1. O fatorial desse número n, isto é, n! (lê-se n fatorial) será o produto de todos os números anteriores a n até chegar no 1. Por definição, 0! = 1 e 1! = 1. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

38 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
2.2 SIMPLIFICAÇÃO COM FATORIAL 5! 2! 5·4·3·2! 2! = = 60 3! 6! 3! 6·5·4·3! 1 120 = = 1000! 999! 1000·999! 999! = = 1000 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

39 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

40 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

41 Não esqueça de usar os parênteses nas operações.
Juliana Schivani Para fazer a operação de fatorial na calculadora, deve-se ativar a segunda função através do botão SHIFT e pressionar x! Não esqueça de usar os parênteses nas operações. Para resolver esta combinação na calculadora, faz: Um erro comum é esquecer do primeiro parênteses. Dessa forma, é como se fizesse: Análise Combinatória

42 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
2. PERMUTAÇÃO SIMPLES Em uma estante, há nove livros diferentes: quatro de Física e cinco de Matemática. De quantos modos é possível arrumá-los em uma única prateleira? Se pudermos colocá-los em qualquer ordem, o problema se reduz a nove objetos distintos devem ser alocados em 9 lugares. A resposta: permutação simples, ou seja, 9! maneiras. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

43 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
2. PERMUTAÇÃO SIMPLES Em uma estante, há nove livros diferentes: quatro de Física e cinco de Matemática. De quantos modos é possível arrumá-los em uma única prateleira, ficando os livros de cada área juntos? FÍSICA e MATEMÁTICA 4! 5! OU MATEMÁTICA e FÍSICA 5! 4! 2 · (4! · 5!) = 5760 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

44 COMBINAÇÃO ARRANJO ORGANIZAR / AGRUPAR ORDENADAMENTE PARTE deles GRUPO
DE ELEMENTOS COMBINAÇÃO ARRANJO Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

45 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Uma pessoa dispõe de 4 frutas distintas e deseja fazer uma salada com EXATAMENTE 3 dessas quatro frutas. Quantas saladas distintas podem ser produzidas? = 24 modos distintos 4 3 2 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

46 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
A ordem da escolha não importa, ou seja, LUB = LBU = BLU = BUL = UBL = ULB. Então temos que “descontar” estas possibilidades dividindo pelo total de escolhas, isto é, por 3!, Assim o resultado correto será 24/3! = 4 saladas distintas. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

47 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
3. ARRANJO SUBGRUPO DE p ELEMENTOS COM ORDEM GRUPO DE n ELEMENTOS Precisa-se escolher dentre 50 alunos de uma turma, 1 para ser líder, 1 para vice-líder e 1 para tesoureiro de uma comissão. De quantas maneiras distintas pode ocorrer esta escolha? Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

48 50 49 · 48 · 3. ARRANJO = 117 600 possibilidades
PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE, TESOUREIRO JOÃO, PEDRO e RITA ≠ RITA, JOÃO, PEDRO A ordem da escolha é importante!!! 50 49 48 = possibilidades = 50 · 49 · 48 · 47! 47! 50! (50 – 3)! = Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

49 A ordem da escolha é importante!!!
3. ARRANJO Quantas senhas podem ser formadas no banco que utiliza 6 números distintos? A ordem da escolha é importante!!! 10 9 8 7 6 5 = 10 · 9 · 8 · 7 · 6 · 5 · 4! 4! = ! (10 – 6)! = Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

50 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
4. COMBINAÇÃO SUBGRUPO DE p ELEMENTOS SEM ORDEM GRUPO DE n ELEMENTOS Precisa-se escolher dentre 50 alunos de uma turma, 3 deles para montarem uma comissão de formatura. De quantas maneiras distintas pode ocorrer esta escolha? Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

51 4. COMBINAÇÃO 1ª pessoa, 2ª pessoa, 3ª pessoa
JOÃO, PEDRO e RITA = RITA, JOÃO, PEDRO A ordem da escolha NÃO é importante!!! 50 49 48 = 3 · 2 · 1 = 6 = escolhas distintas 3! total de permutações entre três escolhidos Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

52 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
4. COMBINAÇÃO Ache todas as combinações simples (sem repetição) constituída de 3 elementos com os objetos a1 , a2 , a3 , a4 e a5. 5 4 3 5 · 4 · 3 = 60 Para cada tripla de elementos, contamos 6 (=3!) vezes, ao invés de apenas 1 vez. Dessa forma, o número que encontramos (60) é na verdade 6 vezes o número real de possibilidades. Assim, podemos chegar ao resultado correto dividindo o que encontramos por 6 (ou 3!). Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

53 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
4. COMBINAÇÃO Além da notação , usa-se também para simbolizar o uso de combinatória as notações Cn,p e , de modo que: Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

54 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
4. COMBINAÇÃO Num hospital, há 3 vagas para trabalhar no berçário, 5 vagas no banco de sangue e 2 vagas na radioterapia. Se 6 pessoas se candidatarem para o berçário, 8 para o banco de sangue e 5 para a radioterapia, de quantas formas distintas essas vagas poderão ser preenchidas? Decisão d1: escolher 3 pessoas para trabalhar no berçário dentre os 6 candidatos. Decisão d2: escolher 5 pessoas para trabalhar no banco de sangue dentre os 8 candidatos. Decisão d3: escolher 2 pessoas para trabalhar na radioterapia dentre os 5 candidatos. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

55 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Fonte: Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

56 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Quantos cartões da Mega Sena (60 números) com 6 marcações cada, podemos fazer? 1, 2, 3, 4, 5, 6 = 6, 5, 4, 3, 2, 1 A ordem não é importante!!! C60,6 = 60! 6! (60 – 6)! = ! 6! · 54! = possibilidades de cartões com 6 números Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

57 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Fazendo uma aposta simples com 6 números, qual a probabilidade de você ser sorteado? 1, 2, 3, 4, 5, 6 = 6, 5, 4, 3, 2, 1 A ordem não é importante!!! P = = 1,99 · = 0, % Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

58 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
A prova antiga da UFRN continham 15 questões onde cada uma apresentava 4 alternativas. Quantas eram as possibilidades de gabaritos? Até 2012, as provas da UFRN passaram a ter 12 questões, ainda com quatro alternativas cada uma. Quantos gabaritos agora era possível obter? Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

59 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
É mais fácil acertar com um jogo simples da MEGA SENA ou acertar “no chute” as 15 questões antigas da UFRN? Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

60 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Se um apostador jogar 7 números, quantos cartões de 6 números serão equivalentes? C7,6 = ! 6! (7 – 6)! = ! 6! · 1! = · 6! 6! = 7 cartões => 1 cartão de 7 números ≈ 7 cartões de 6 números Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

61 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Numa casa lotérica encontramos a tabela abaixo onde são mostrados os preços das apostas da MEGA-SENA. Será que estes valores são justos? QTD DE NÚMEROS VALOR 6 R$ 2,00 7 R$ 14,00 8 R$ 56,00 9 R$ 168,00 10 R$ 420,00 C7,6 = → · R$2,00 = R$ 4,00 C8,6 = → · R$2,00 = R$ 56,00 C9,6 = → 84 · R$2,00 = R$ 168,00 C10,6 = 210 → 210 · R$2,00 = R$ 420,00 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

62 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
A Caixa Econômica Federal permite uma aposta de até 15 números num mesmo cartão. Neste caso, quanto custaria uma aposta de um cartão de 15 números? C15,6 = ! 6! (15 – 6)! = ! 6! · 9! = · 14 · 13 · ... · 8 · 9! 720 · 9! = cartões de 6 números 5 005 x R$ 2,00 = R$ ,00 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

63 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Se você fosse apostar R$10.010,00 na Mega Sena, pensando em maximizar suas chances de acertar a sena você preferiria jogar apenas UM único cartão com 15 números ou 5005 Cartões com 6 números? As chances são exatamente iguais , visto que em ambas situações você estará com 5005 combinações de 6 números cada e cada uma dessas 5005 são igualmente prováveis de serem sorteadas. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

64 PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO
ORGANIZAR / AGRUPAR o grupo com ELEMENTOS IGUAIS GRUPO DE ELEMENTOS PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

65 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
Quantas senhas (ANAGRAMAS) diferentes podemos formar com as letras da palavra CONCURSO? Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

66 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
5. PERMUTAÇÃO Primeiro, vamos ver quantas permutações podemos fazer com a palavra CONTAR que não tem nenhuma letra repetida. C O N T A R São 6 letras que podem ser permutadas: 6 5 4 3 2 1 6 ! = 720 palavras diferentes Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

67 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
5. PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO C O N C U R S O Na palavra CONCURSO há 8 letras, sendo 2 C’s e O’s. Ao trocar a posição das letras C e O, a palavra continua a mesma, isso quer dizer que precisamos “descontar” esses casos. P8 (2,2) = 8! 2! · 2! = 8 · 7 · 6 · 5 · 4 · 3 · 2! 2! · 2! = 8 · 7 · 6 · 5 · 4 · 3 2 = senhas (anagramas) diferentes Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

68 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
5. PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO x, y, z, ... são a quantidade de repetições de cada elemento no grupo. n é a quantidade total de elemento no grupo. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

69 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
5. PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO Quantos números com seis algarismos podemos formar usando apenas os algarismos 1,1,1,1,2 e 3? = = = ... Ao formarmos um número com esses algarismos, se alterarmos as posições dos 1 entre eles, não teremos diferença no número obtido. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

70 COMBINAÇÃO (sem ordem)
SIMPLES REVISÃO PERMUTAÇÃO TODOS COM REPETIÇÃO Organizar n elementos diferentes ARRANJO (com ordem) PARTE DELES COMBINAÇÃO (sem ordem) Análise Combinatória

71 Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani
REFERÊNCIAS IEZZI, Gelson ... [et al.]. Matemática: ciência e aplicações, 2. ensino médio. 6ª ed. São Paulo: saraiva, (pág 250 – 266) PEREIRA, André Gustavo Campos. Análise combinatória e probabilidade: interdisciplinar. Natal,RN: EDUFRN, 2006. Análise Combinatória – Profª Juliana Schivani

72 ANÁLISE COMBINATÓRIA Profª Juliana Schivani
docente.ifrn.edu.br/julianaschivani Fazer um video com as pessoas tomando inumeras decisões no dia-a-dia dela e narrar com o texto que escrevi no caderno.


Carregar ppt "Juliana Schivani Organizando coisas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google