Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTherezinha Ribas Morais Alterado mais de 8 anos atrás
1
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROINFO INTEGRADO
2
Concepção pedagógica do curso O curso se fundamenta na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola, o contexto da sala de aula e a reflexão sobre a prática com a integração das TIC no currículo das distintas áreas de conhecimento.
3
Objetivo do Curso Desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam: Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula; Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico; Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC; Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).
4
Estrutura do curso Duração: oito semanas – Carga horária: 40h ( 9 encontros presenciais de 2h = 18h + 22h distância) Locais dos encontros presenciais: EMEF Dr. Bernardino de Campos Número de cursistas por turma: aproximadamente 20 professores e gestores
5
Participantes do curso Professores, gestores escolares (diretores, vice- diretores e coordenadores pedagógicos). Responsável pela turma: Formador (professor-tutor ) Acompanha os cursitas e faz a mediação pedagógica nos momentos presenciais e a distância
6
Materiais do curso Conteúdos e atividades ambiente e-Proinfo Materiais de leitura: Web e/ou disponibilizado no e-Proinfo
7
registro, organização de informações, produção dos cursistas, interação, compartilhamentos de reflexões e de experiências Metodologia Contextualizada no espaço escolar e prática pedagógica Ambiente virtual e-Proinfo: modalidade semi-presencial Formação na ação
8
Estrutura curricular Concepções Educacionais de Ensino e Aprendizagem Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo T ecnologia Currículo Projeto
9
O foco desse eixo é o conceito de projeto. Eixo 1 – Projeto Projeto: visão histórica dos princípios constituintes do trabalho por projeto; Projetos e o uso de tecnologias; Distintas instâncias de projeto na escola; Pedagogia de Projetos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem; Exemplos de projetos; Elaboração do Projeto - PITEC.
10
Atividades Eixo 1 – Projeto 1.6.Reflexão sobre a aprendizagem 1.1.Meu projeto pessoal/profissional 1.2.Diálogo teórico 1.3.Projeto e suas características 1.4.Banco de Projetos 1.5.Proposta de Projetos Material do Aluno e Fórum Fórum Material do Aluno Fórum e Material do Aluno Diário de Bordo
11
O foco desse eixo é a realização concreta do PITEC em sala de aula, que deve ocorrer de forma articulada com estudos teóricos para melhor compreender as concepções de currículo. Eixo 2 – Currículo Currículo (concepções e tendências) Integração de tecnologias ao currículo Currículo por projetos Projetos desenvolvidos em outros contextos educativos O desenvolvimento do projeto na sala de aula
12
Atividades Eixo 2 – Currículo 2.6.Reflexão sobre a aprendizagem 2.1. Painel das propostas do Projeto 2.2. Compartilhamento do Projeto 2.3. Currículo e suas características 2.4. Análise do Projeto em ação 2.5.Podcast com Léa Fagundes Material do Aluno e Painel Fórum Material do Aluno Fórum Diário de Bordo
13
O foco desse eixo é análise do currículo (conceitos, procedimentos e atitudes) construído no desenvolvimento do projeto e o papel das tecnologias utilizadas. Eixo 3 – Tecnologias Projetos e tecnologias: abrindo as fronteiras do currículo Currículo na ação Cartografia cognitiva e mapas conceituais
14
Atividades Eixo 3 – Tenologias 3.1. Socialização do PITEC 3.2. Refletindo no coletivo 3.3. Mapas Conceituais do PITEC 3.4. Reflexão sobre a aprendizagem Material do Aluno Fórum Material do Aluno Diário de Bordo
15
Avaliação e certificação do curso Critérios para obtenção da certificação: Participar dos encontros presenciais e realizar todas as atividades A certificação é de responsabilidade do Departamento de Educação
16
No caso de dúvidas pergunte assim que surgirem, não guarde para depois, a sua dúvida pode ser a do colega ao lado. Lembre-se: estamos num grupo cujo objetivo é a aprendizagem coletiva. Procure cumprir os prazos das atividades e realizar as leituras propostas. Não deixe que se acumulem. Há muitas atividades para serem realizadas e se deixar para a última hora não dará “conta do recado”. Organize seu tempo para aproveitar o curso e não se atrapalhar. Algumas orientações aos professores-cursistas
17
Respeite o colega. Se o assunto não estiver te interessando não atrapalhe com conversas fora de hora. Lembre-se que não somos todos iguais, cada um tem seu tempo de aprendizagem, e às vezes é necessário repetir algumas orientações. Tenha paciência e auxilie sempre que necessário. Qualquer dúvida, estamos à disposição: Fábio: fnkaam@saoroque.sp.gov.brfnkaam@saoroque.sp.gov.br Rose: rkaam@saoroque.sp.gov.brrkaam@saoroque.sp.gov.br Algumas orientações aos professores-cursistas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.