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PublicouDiogo Valdomiro Desconhecida Nunes Alterado mais de 8 anos atrás
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Mozar Artur Dietrich Diretor-geral A MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM NOVO HAMBURGO
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AUMENTO DA POPULAÇÃO Nas décadas de 70 e 80, Novo Hamburgo teve um salto no número de habitantes. Em 1980, o município figurava entre os 100 mais populosos do Brasil, com mais de 135 mil habitantes. Hoje, são 250 mil habitantes.
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OS SERVIÇOS ANTES DA MUNICIPALIZAÇÃO No entanto, os serviços de saneamento, principalmente no abastecimento de água, não cresceram na mesma proporção. Começaram a surgir diversos problemas na cidade, como falta de água e incapacidade de abastecer a população.
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SURGIMENTO DA COMUSA Frente às necessidades de prover o abastecimento de água, um grupo de lideranças do Município, envolvendo entes públicos e privados, foi criado em 1989 para fazer o rompimento com a companhia estadual (CORSAN) e municipalizar o serviço.
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SURGIMENTO DA COMUSA Em 1992, foi criada a COMUSA S/A. Se iniciou a montagem de um dossiê que comprovasse que o serviço de abastecimento de água era ineficiente. Em 1995, a COMUSA S/A ingressou com ação na Justiça solicitando a municipalização dos serviços. Em 3 de dezembro 1998, seis anos após ser criada, a COMUSA passou a operar o serviço em Novo Hamburgo.
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O CENÁRIO A situação encontrada em 1998: - Apenas 35% da população com hidrômetros. - Problemas de abastecimento nas partes mais altas e mais distantes. - Sistema de Abastecimento de Água sucateado, principalmente as redes distribuidoras. - Somente 2% do esgoto sanitário tinha tratamento. - Mais de 10 mil poços artesianos instalados na cidade.
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O CENÁRIO - Subsídio cruzado drenava 50% das tarifas para serem investidos em outros municípios. - Todos os serviços de manutenção e expansão do Sistema de Abastecimento de Água, hidráulicos e elétricos, trocas de hidrômetros, ramais novos, recomposição de passeios e pavimentos, leitura e faturamento, eram terceirizados.
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IMPACTOS POSITIVOS - Agilidade no atendimento e mais proximidade da população com o serviço. - Conhecimento das demandas da comunidade, já que se tratava de um órgão municipal. - Integração com as secretarias municipais na solução de demandas (cadastros, terrenos, questões sociais, áreas invadidas, etc.). - Com o fim do subsídio cruzado, recursos passaram a ser integralmente investido no município.
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- Instalação de grandes adutoras e mais reservatórios. - Novos motores de bombeamento, inclusive reservas. - Em quatro anos, aumento de hidrômetros de 35% para 98% da população (de 1998 a 2002). - Após cinco anos de operação, atendimento pleno, com eficiência, nas partes mais distantes e mais altas. IMPACTOS POSITIVOS
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- Longa duração da ação judicial de retomada (1995/98). - Longa duração da ação judicial de indenização (1995/2010). - Longa duração da ação judicial de liquidação de sentença (desde 2010, sem previsão de término). IMPACTOS NEGATIVOS
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- Obrigação de indenização à CORSAN ainda em cálculo, podendo chegar à R$ 250 milhões. - Criação de grupo de trabalho com objetivo de construir acordo administrativo. - Diante do altíssimo valor da indenização, está em estudo proposta de constituir empresa pública mista, doando parte do capital societário à CORSAN em pagamento da indenização. IMPACTOS NEGATIVOS
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CRESCIMENTO Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água - Aumento da Estação de Tratamento de Água (ETA). - Construção de uma nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB). - Instalação de uma nova adutora de água bruta. - Programa de Substituição de Redes, com instalação de tubulações de PEAD.
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CRESCIMENTO NOVA EAB
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CRESCIMENTO NOVA EAB
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CRESCIMENTO AMPLIAÇÃO DA ETA
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CRESCIMENTO NOVA ADUTORA
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CRESCIMENTO Criação do Sistema de Esgotamento Sanitário - Passar de 4,5% para 82% do esgoto tratado. - Utilização de sistema com plantas macrófitas em flutuação. - Responsabilidade socioambiental com o Rio dos Sinos, um dos mais poluídos do Brasil.
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CRESCIMENTO REDE DE INTECERPTORES
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CRESCIMENTO PLANO DIRETOR
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RELATÓRIO DE ATIVIDADES PLANTAS MACRÓFITAS
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CRESCIMENTO RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE: - Criação da Categoria Social Especial RA1, para usuários com hipossuficiência econômica extrema. Tarifa em média 12% mais baixa que a menor das tarifas existentes. São 6 mil famílias beneficiadas. - Implantação dos coletores de dados com leitura e emissão simultânea das faturas de água e esgoto a partir de agosto de 2011.
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CRESCIMENTO COORDENAÇÃO SOCIOAMBIENTAL Contato permanente com a população em todas as intervenções nas ruas, com destaque aos Programas de Trabalho Técnico Social, Guarde a Chuva, Amigos da Água e demais atividades de educação ambiental.
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Mozar Artur Dietrich mdietrich@comusa.rs.gov.br www.comusa.rs.gov.br facebook.com/ComusaNH twitter.com/ComusaNH OBRIGADO!
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