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Tópicos Especiais de Administração - TEA

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Apresentação em tema: "Tópicos Especiais de Administração - TEA"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Especiais de Administração - TEA
Aulas 06 e 07 – Capítulo 3 – O Ambiente Organizacional Administração – Teoria e Prática no Contexto Brasileiro – Sobral, Filipe e Peci, Alketa

2 O Ambiente Organizacional
A análise do ambiente organizacional reflete o estágio de desenvolvimento das teorias administrativas, cada vez mais conscientes da permeabilidade de fronteiras organização- ambiente. 1ªs escolas organizacionais – foco nos aspectos internos, pois o contexto era de estabilidade e previsibilidade ambientais. A teoria dos sistemas e a abordagem contingencial diluíram as fronteiras internas e externas e iniciaram o processo organização- ambiente.

3 O Ambiente Organizacional
O objetivo dessa unidade é apresentar uma análise dos ambientes interno e externo da organização, situando o papel do gestor e o alcance da ação gerencial no contexto em que as organizações operam. Ambiente INTERNO – papel da cultura da empresa como definidora da ‘personalidade’ de uma organização. Ambiente EXTERNO – análise do ambiente contextual e a do ambiente operacional.

4 Os parâmetros da ação gerencial
Quais os fatores que influenciam o desempenho organizacional? O sucesso ou o fracasso organizacional dependem de uma boa administração ou são a simples consequência de fatores ambientais favoráveis? Visão onipotente x Visão simbólica da administração.

5 Os parâmetros da ação gerencial
Visão onipotente da administração os administradores são diretamente responsáveis pelo alcance dos resultados organizacionais. Pressupõe que a qualidade dos administradores determina a qualidade da organização. O sucesso ou o fracasso são consequência direta da ação dos administradores. Bons administradores aproveitam as oportunidades, antecipam as mudanças, corrigem os desvios, lideram as organizações na direção de seus objetivos.

6 Os parâmetros da ação gerencial
Visão simbólica da administração O papel do administrador é limitado por forças internas e externas à organização, que escapam ao seu controle. O impacto do administrador nos resultados é mínimo e limitado. Os resultados são condicionados mais por fatores fora do controle do administrador, como a economia, o mercado, o governo, os concorrentes, etc.

7 Os parâmetros da ação gerencial
Onipotente x Simbólico A realidade empresarial sugere uma síntese entre as duas visões. O administrador opera condicionado pelas restrições impostas pelos ambientes interno e externo, mas tem espaço para a ação gerencial. Apesar da limitação imposta pelo ambiente, o administrador tem poder para influenciar o desempenho e os resultados de sua organização.

8 O ambiente da organizações
Independente do tipo de organização, o ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou insucesso das organizações. O administrador deve monitorar o ambiente para identificar oportunidades e ameaças. A análise ambiental baseia-se nos conceitos da teoria dos sistemas e de contingência e faz parte da reflexão estratégica de qualquer organização. Ambiente – conjunto de forças, tendências e instituições, externas e internas, que têm potencial para influenciar seu desempenho.

9 O ambiente da organizações
Ambiente Externo É o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. Divide-se: Contextual – fatores econômicos, político- legais, socioculturais, demográficos ou tecnológicos. Operacional – fornecedores, clientes ou consumidores, concorrência, agências governamentais, etc.

10 O ambiente da organizações
Ambiente Interno Composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas. Esses elementos influenciam a adequação da organização ao ambiente externo e, consequentemente, o desempenho organizacional.

11 O ambiente interno e a cultura organizacional
O ambiente interno marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere aos pontos FORTES e FRACOS particulares de uma organização. Esses pontos podem ser localizados nos recursos humanos, no ambiente físico e tecnológico, a cadeia de comando, o grau de centralização, o posicionamento de marketing, etc.

12 Definição de cultura organizacional
Conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. A cultura organizacional diferencia uma organização da outra. Refere-se à rede de concepções, normas e valores, que são tomados por certo e que permanecem submersos à vida organizacional. A cultura é uma dimensão organizacional complexa e de difícil aferição, servindo à sobrevivência e adaptação ao ambiente externo e à integração eficaz dos processos internos.

13 Definição de cultura organizacional
Segundo Schein, a cultura pode ser aprendida em vários níveis: Artefatos: estruturas e processos organizacionais visíveis, como o vestuário, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc. Valores: crença sobre o que é certo ou errado. Ação continuada é aceita como valor. Pressupostos básicos: crenças coletivas inconscientes, fonte original dos valores e da ação dos membros da organização.

14 Elementos da cultura organizacional
Histórias: narrativas baseadas em eventos reais, que recuperam momentos fundamentais da vida de uma organização, bem como sua inserção no contexto econômico e social. Rituais: atividades repetidas que expressam e reforçam os valores-chave da organização. Símbolos: objetos, ações ou eventos que transmitem significados aos membros da organização. Slogans: frases que expressam de foram sucinta valores organizacionais importantes.

15 Poder e cultura organizacional
Todos esses elementos, ao mesmo tempo em que ordenam e constroem a identidade organizacional, criando as bases para a comunicação e para o consenso, também servem para ocultar e operacionalizar as relações de poder e de dominação presentes nas organizacionais. O poder mantém e homologa a cultura da organização.

16 Atividade em Grupo Separar os mesmos grupos do TC;
Analisar o item 3.4 – O ambiente contextual (cinco fatores que integram e influenciam uma organização: demográficos, socioculturais, econômicos, político-legais e tecnológicos). Analisar o item 3.5 – Ambiente operacional (clientes, fornecedores, concorrentes, financeiras, meios de comunicação social e grupos de interesse especiais). Entregar um relato desses elementos e suas influências na organização.


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