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Aula 1: METODOLOGIA Curso: Qualificação de Coordenadores de Grupos de Estudos 1.Planejando e preparando aulas 2. Dicas de PowerPoint 3.Recursos pedagógicos.

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1 Aula 1: METODOLOGIA Curso: Qualificação de Coordenadores de Grupos de Estudos 1.Planejando e preparando aulas 2. Dicas de PowerPoint 3.Recursos pedagógicos

2 A obra do bem em que te encontras empenhado não pode prescindir de planejamento. A caridade, não se descolore da doação pura e simples, adquirindo o matiz diretivo e salvador(…). Planejar-agindo é servir-construindo. Planifica tudo o que possas fazer e que esteja a teu alcance. Estuda e examina, observa e experimenta, e, resoluto, no trabalho libertador, avança, agindo com acerto para encontrares mais tarde, na realização superior, a felicidade que buscas. Joanna de Ângelis. Espírito e Vida. Cap. 38

3 FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA) O planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma. ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe. Por isso, veja se você conhece bem os assuntos de que vai tratar. Claro que também é preciso saber como ensinar. Dicas para um bom Planejamento COLOQUE-SE NO LUGAR DO PARTICIPANTE Quando pensar numa aula, tente se colocar no lugar do aluno. Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista de quem ouve.

4 DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE Dificilmente será possível trabalhar todos os conteúdos numa aula. Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades dos participantes. PESQUISE EM VÁRIAS FONTES Toda aula requer material de apoio. Reserve tempo para pesquisar. Busque informações em livros, jornais, revistas, cds, na internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho. COLOQUE-SE NO LUGAR DO PARTICIPANTE Quando pensar numa aula, tente se colocar no lugar do aluno. Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista de quem ouve.

5 USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO O coordenador deve aplicar diferentes métodos, como aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas de campo. Combinar várias formas de trabalho é a essência da arte de ensinar. CONVERSE E PEÇA AJUDA Você deve pedir ajuda para planejar. Converse com os colegas coordenadores. Troquem ideias. ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA Uma boa ideia para analisar o que está ou não está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim da aula, tudo o que você fez em classe, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo prático de atualizar o planejamento.

6 Plano de Aula Passo a Passo

7 ETAPA 1 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS  “A quais conclusões o grupo deverá chegar sobre o tema proposto no final da aula?”  O participante irá demonstrar que foi alcançado o objetivo, demonstrando por comportamentos observáveis, quer no campo afetivo-moral (atitudes), quer no campo intelectual (conhecimento).

8 ETAPA 2 SELEÇÃO DO CONTEÚDO  Estudar e pesquisar sobre o tema, selecionando o que é mais adequado à compreensão do grupo.  Sequência lógica para o assunto, relacionando-o com a vivência. Procurar tornar todos os assuntos aplicáveis à vida cotidiana, vinculando assim a Doutrina Espírita às experiências concretas.  Aula com começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão).

9 ONDE PESQUISAR  BIBLIOTECA ESPÍRITA:  Codificação (trad. Guillon Ribeiro e Herculano Pires) O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo, A Gênese, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno, Obras Póstumas O que é o espiritismo, Viagem espírita de 1862  Clássicos: Léon Denis, Gabriel Dellane, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano.  Mediúnicos: Divaldo Pereira Franco, Ivone Pereira, Raul Teixeira, Francisco Cândido Xavier.

10 ESTILO DE APRENDIZAGEM DOMINANTE VISUALAUDITIVOCINESTÉSICO Como você aprende · Vendo, sendo capaz de fazer uma imagem imediata do que está recebendo como informação · Ouvindo, sendo capaz de montar uma história com a informação que está recebendo · Fazendo ou executando, sendo capaz de guiar-se pela experiência motora O que distrai sua atenção · Estímulos visuais em demasia ou conflitantes. Grande número de informações recebidas · Ruídos de fundo. Estímulos auditivos dados rapidamente para serem convertidos em informações auditivas · Estímulos conflitantes visuais e/ou auditivos. Ser impedido de mover- se ou de fazer algo Processamen to de informação · Tende a devanear quando está pensando. Pensa em ritmo rápido · Os olhos tendem a ficar fixos quando está pensando. Seus pensamentos ocorrem em uma velocidade moderada · Pessoas que tendem a olhar para baixo quando estão pensando. Seus pensamentos ocorrem em um ritmo mais lento Como você interage com o ambiente · Verifica sempre o que está acontecendo ao seu redor · Ouve o que está sendo dito a sua volta e não parece consciente de modificações no plano visual · Mais focalizado em si, bastante consciente do clima que o circunda; não parece consciente da atividade visual Estilos de organização · A percepção é global; percebe o todo e, se necessário, decompõe em partes a percepção inicial · Organizado; depende de informações detalhadas e de instruções passo a passo · É orientado pela linguagem · Repete para si o que deve memorizar · Organização gradual, criativa e divergente. Não há modelos definidos e estatísticos para aprendizagem · Chega a conclusões diferentes da maioria Fonte: Livro Processamento Auditivo: Fundamentos e Terapias, de Ana Maria Alvarez, Editora Lovise.

11 VisualAuditivoCinestésico Estilo de Aprendizagem Aprende por visão; Observa demonstrações; gosta de ler, e imagina as cenas descritas no livro; boa concentração. Aprende por instruções verbais dele ou de outros; Gosta de diálogos; evita longas descrições; não presta atenção nas ilustrações; move os lábios; subvocaliza. Aprende fazendo por envolvimento direto; Prefere chegar logo à ação; Não é bom leitor. Memória Lembra dos rostos, mas esquece dos nomes; escreve e anota as coisas; lembra imagens. Lembra nomes, mas esquece rostos; relembra das coisas por repetição auditiva. Lembra-se melhor daquilo que fez e não do que viu ou ouviu Para resolver problemas Delibera; planeja bem antes; organiza os pensamentos anotando-os; lista os problemas. Fala sobre os problemas; testa as soluções verbalmente; fala consigo mesmo sobre o problema. Ataca fisicamente o problema; impulsivo; geralmente escolhe soluções que envolvem muita atividade. Aparência Geral Limpo, meticuloso; gosta de ordem e de coisas bonitas. Combinar roupas não é tão importante, pode explicar a respeito das escolhas. Limpo, mas logo se desarruma todo por causa das atividades; conforto é essencial. Comunicação Quieto; não fala muito; impacienta-se quando tem que ouvir longas explanações; pode usar palavras desajeitadas; descreve com beleza; usa predicados como "veja, claro, brilhante" etc. Gosta de ouvir, mas não consegue esperar falar, descrições são longas e repetitivas; usa predicados como "ouça, escute, explicar" etc. Gesticula quando fala; não é bom ouvinte; fica muito perto quando fala ou escuta; perde rápido interesse por discursos verbais detalhados; usa predicados como "sinto, pegue, firme" etc.

12 ESTILO DE APRENDIZAGEM DOMINANTE VISUALAUDITIVOCINESTÉSICO Tipos de recursos Datashow (powerpoint) Procure recursos visuais Vídeos, palestras, filmes, tabelas, esquemas, mapas, desenhos, fluxogramas, gráficos. Tente auxiliar a construir imagens mentais, histórias, contos, parábolas. Áudio de palestras, seminários Música com exploração do conteúdo Ler os textos em voz alta; Conversação Trabalhos em grupo. Procure movimentar-se enquanto fala Leitura em voz alta Discussões sobre situações problema

13 Estratégias utilizadas para facilitar o processo educativo TÉCNICAS

14 A distância entre a dinâmica do mundo atual e a forma tradicional de ensino, apenas o professor discorrendo sobre a aula, gera desinteresse, desmotivação e consequentemente dificuldade e morosidade no processo de aprendizagem por parte do aluno.

15 TÉCNICAS  Filmes com debates;  Biografias;  Vídeos  Animação  Músicas  Pinturas

16 Aspecto Pedagógico:  Planejar corretamente a aula e desenvolvê-la com segurança e alegria;  Valorizar a participação de todos;  Iniciar a aula no horário pré-estabelecido;  Criar vínculos  Ser fraterno, ambiente agradável, convidativo  Nunca entre em sala de aula sem ter planejado as atividades do dia; DIDATICAMENTEFALANDO...

17  Analisar com o grupo os aspectos psicológicos ou sociais, nunca esquecendo de estudá-los à luz da Doutrina Espírita;  Não expor a Doutrina de maneira sofisticada;  Distribua responsabilidades; DIDATICAMENTEFALANDO...

18  Seja exemplo vivo do que você deseja dos participantes (assiduidade, pontualidade, boas maneiras, delicadeza ao falar e ao tratar os outros);  Use a imaginação e não se contamine com a rotina. DIDATICAMENTEFALANDO...

19  Seja exemplo vivo do que você deseja dos participantes (assiduidade, pontualidade, boas maneiras, delicadeza ao falar e ao tratar os outros);  Use a imaginação e não se contamine com a rotina. DIDATICAMENTEFALANDO...


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