A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Russa 1917 Prof. Alan

2

3 Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande propriedade rural). A base da sua economia era a agricultura. Até a segunda metade do século XIX havia a servidão na Rússia ( 1861) No final do século XIX o processo de industrialização ganha força em Moscou e São Petersburgo.

4

5

6

7 Mudança social: surge a burguesia russa Ao mesmo tempo em que a industrialização se expandia, o recém formado operariado russo era explorado. A burguesia russa não se sentia pertencente à política autoritária do czar e seus aliados aristocratas (latifundiários=boiardos).

8

9

10 Domingo Sangrento 1905

11 1905- Perda da Guerra contra o Japão (disputa imperialista local). O descontentamento da população aumenta contra o regime autoritário czarista. Como tentativa de modernizar o sistema, o governo czarista cria a Duma (Parlamento). Ao mesmo tempo no país se alastravam os Sovietes ( Conselhos de Trabalhadores)

12 A Rússia estava preparada para a Primeira Guerra Mundial?

13 Oposição ao Czarismo: Até o início da Primeira Guerra Mundial, a oposição ao czar encontrava-se dividida entre os populistas, anarquistas e social- democratas (PSDOR –Partido Social Democrata dos Operários Russos) PSDOR- partido de cunho marxista

14 Karl Marx e a crítica ao capitalismo Trabalhadores são expropriados de suas riquezas Constante Luta de Classes: trabalhadoresXcapitalistas Revolução: segundo ele, essa é a única maneira do trabalhador ser dono da riqueza produzida com seu trabalho.

15 Divisão social-democratas: Mencheviques (minoria): queriam aguardar a expansão do capitalismo na Rússia com apoio da burguesia para depois buscar o comunismo. Apoiavam a Duma e se opunham ao czarismo. Líderes: Martov e Plekhanov Bolcheviques (maioria): pregavam a união de operários e camponeses sem apoio da burguesia. Queriam a derrubada do czarismo e a implantação imediata do comunismo. Apoiavam os sovietes. Líder: Lênin.

16 Em fevereiro/março de 1917, após grande mobilização popular o czar Nicolau II foi derrubado e o governo passou ao controle da Duma na chefia de Alexander Kerenski (um dos líderes mencheviques). Incialmente, contando com apoio popular, Kerenski comete o erro de querer que a Rússia permanecesse na guerra. Além disso, os nobres mantiveram suas propriedades e a vida dos operários continuava deplorável.

17 A Rússia na Primeira Guerra: Os russos perderam um milhão e setecentos mil soldados, mandados para o front sem preparo e sem suprimentos suficientes. 25% das indústrias russas foram destruídas Prejuízos incontáveis na produção agrícola e falta de alimentos pelo país A miséria agravou-se

18

19 “ Todo Poder aos Sovietes” Outubro de 1917: Bolcheviques sobem ao poder na liderança de Lênin e Trotski. A Duma desaparece (derrota da burguesia no processo revolucionário). Conselho dos Comissários do Povo: construção do projeto socialista pelos sovietes.

20

21 Governo de Lênin (1917-1924) Rússia sai da Primeira Guerra Mundial. Guerra Civil (russos brancos X russos vermelhos). Ameaças externas 1922: Criação da URSS (“ Soviete Supremo”) 1924: Morte de Lênin e disputa na sucessão-Trotski (internacionalizar o socialismo) e Stálin (consolidar o socialismo).

22 O clima de tensão interno (Guerra Civil), as ameaças externas (nações com medo do alastramento da Revolução) e as consequências terríveis da Primeira Guerra Mundial estimularam a centralização política, o que culminou com a criação da União Soviética (1922)

23

24 Stálin (1924-1953) Planificação Estatal. Consolidação do socialismo(internamente). Coletivização agrária. Expansão industrial. Repressão a qualquer ameaça ao regime.

25 Gulag ???


Carregar ppt "Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google