Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRicardo Barreto Prada Alterado mais de 8 anos atrás
1
Como fazer um trabalho de pesquisa
2
ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA 1ª - Definir bem o tema 2ª - Pesquisar a informação 3ª - Selecionar os documentos 4ª - Recolher a informação 5ª - Tratar a informação 6ª - Avaliar o trabalho
3
1ª Etapa Definir bem o tema 1 - Qual o(s) objetivo(s) do trabalho? Após definição do tema, registar o(s) objetivo(s) do trabalho. N.B.:: O tema não deve ser muito vasto.
4
Definir bem o tema ( cont.) 2 - Qual a forma e dimensão do trabalho? (Daí depende o tipo e quantidade de informação a recolher) Exemplos: - Trabalho escrito em formato A4 - Desdobrável - Livro digital - Apresentação em PowerPoint - Uma página na Internet - Um blogue - Um cartaz - Um filme - Uma maqueta …
5
Definir bem o tema ( cont.) 3 - O que já sei? O que ainda não sei? Preencher uma grelha para registar tudo o que já se sabe sobre o assunto e o que ainda é necessário investigar. Fazer uma lista ordenada das questões a investigar, partindo do mais simples para o mais complexo e do mais abrangente para o mais específico.
6
Fontes de Informação Livros Entrevistas / Inquéritos Internet Revistas Enciclopédias FONTES DE INFORMAÇÃO Para obter definições e informações gerais. Para encontrar artigos mais específicos e atuais Para recolher imagens e informações em geral N.B.: Nem todos os sítios têm a mesma qualidade. Devemos fazer a avaliação das páginas Web Para recolher informação segura e imagens Para consultar especialistas no assunto, recolher opiniões, testemunhos, fazer estatísticas...
7
Definir bem o tema ( cont.) 4 - Plano de trabalho (Plano Prévio) Com base em cada uma das questões anteriores, elabora-se o esquema do trabalho. Este plano prévio deve ser idêntico ao do plano definitivo.
8
2ª Etapa Pesquisar a informação Informação é o conjunto de todos os dados que se podem consultar, recolher e utilizar na produção do trabalho. N.B.: Devemos recorrer sempre a fontes fidedignas
9
Onde procurar A quem recorrer locais e formas de acesso: - biblioteca escolar - biblioteca municipal - biblioteca pessoal - livraria pessoas que podem orientar a pesquisa/recolha de informação: - o professor da disciplina - o professor bibliotecário - os pais /encarregados de educação - especialistas / estudiosos
10
Para encontrar a informação necessária: 1 - Fazer uma lista de palavras-chave / descritores… que possam ajudar a encontrar a informação, tanto no catálogo da Biblioteca, como na Internet. 2 - Consultar o catálogo: s elecionar “descritores” e escrever a palavra-chave no espaço “Termo/Palavra”; Copiar as cotas dos documentos aí encontradas. 3 – Consultar os livros, folheá-los e observar os índices. 4 - Com as mesmas palavras-chave, pesquisar na Internet e tomar nota dos endereços que parecem mais apropriados
11
3ª Etapa Selecionar os documentos 1 - Avaliar os documentos selecionados Consultar todos os documentos encontrados (livros, publicações periódicas, registos vídeo e áudio, sites na Internet …), escolher os que se consideram úteis e registar informações sobre os mesmos. 2 - Registar os documentos considerados pertinentes
12
4ª Etapa Recolher a informação 1. Ler, visionar, ouvir as fontes selecionadas e tomar notas. Através de… resumos textos que apresentam, de forma breve, as ideias desenvolvidas nos textos originais; as ideias fundamentais são expressas por palavras próprias, respeitando o conteúdo e a ordem por que aparecem citações cópia de um texto, tal como ele foi escrito pelo seu autor; esse texto deve aparecer entre aspas e com uma nota, referindo o nome do autor e da obra citada e a página em que o mesmo se encontra recolha de imagens cópia de uma imagem, esta deve apresentar o nome do autor
13
4ª Etapa Recolher a informação ( cont.) 2. Fazer entrevistas Selecionar a pessoa a entrevistar acerca dos assuntos tratados no trabalho; Elaborar as questões; Contactar a(s) pessoa(s) e fazer a entrevista. 3. Fazer o inquérito Determinar o que se pretende saber com a aplicação do questionário e a amostra a que se vai aplicar; Elaborar as perguntas (claras e objetivas); Aplicar o questionário; Tratar os dados.
14
5ª Etapa Tratar a informação 1 - Reler as notas tiradas e organizá-las, em cada capítulo, de acordo com a sua importância. N.B.: Não copiar! O plágio, além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. 2 - Analisar a(s) entrevista(s) e transcrever as informações mais importantes. 3 - Fazer o tratamento dos inquéritos (construir gráficos, grelhas, tabelas…).
15
5ª Etapa Tratar a informação ( cont.) 4 - Estrutura do trabalho Capa Identificação do agrupamento e da escola; Disciplina a que o trabalho se destina; Título do trabalho; Identificação de quem o realizou; Local e data.
16
4 - Estrutura do trabalho (cont.) Índice Contém os títulos principais e a indicação da página em que se encontram. Introdução (apresenta o trabalho e delimita-o com clareza) Identificação do tema do trabalho; Definição dos objetivos que se procuram alcançar; Razões que levaram à abordagem do tema; Indicação do caminho que se vai seguir (resume as partes indicadas no plano); Metodologia que se vai usar.
17
4 - Estrutura do trabalho (cont.) Desenvolvimento (A parte central do Trabalho) (Deve ser uma exposição ordenada, mostrando nexo e sequência lógica) Construção dos vários capítulos; Formulação clara dos temas/problemas em estudo; Contextualização dos problemas (atenção às épocas históricas; teorias; autores de referência…) ; Inserção e legendagem de imagens, esquemas e gráficos nos locais certos; Referência às fontes das citações que foram utilizadas.
18
4 - Estrutura do trabalho (cont.) Conclusão Apresentação (síntese) das conclusões do estudo; Balanço da reflexão; Expressão da opinião pessoal sobre o tema e sobre o modo como o trabalho foi realizado.
19
5 - Apresentação do trabalho Livro digital (EX.: Bookess.com, My Ebook Maker, Papyrus, Book Creator…) Blogue ( Webnode, Blogspot, Blogger´…) PowerPoint Trabalho escrito Folheto ( Publisher) Cartaz ( Publisher) ou outro ( Issuu, Calaméo…) N.B.: Reler, verificar a ortografia, a construção frásica. Verificar o tipo, a cor e o tamanho de letra, o espaçamento das linhas, a formatação, entre outros aspetos.
20
6ª Etapa Avaliar o trabalho Avaliar a forma como decorreu o trabalho Segui as etapas e sugestões deste guião? A informação que encontrei corresponde às necessidades identificadas? O que aprendi? O meu trabalho está organizado e bem apresentado? Citei corretamente as minhas fontes? Sinto-me orgulhoso do meu trabalho?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.