A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sermão de Santo António aos Peixes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sermão de Santo António aos Peixes"— Transcrição da apresentação:

1 Sermão de Santo António aos Peixes
Capítulo V (Defeitos dos peixes, em particular)

2 Os peixes referidos e recriminados neste capítulo são:
Roncadores Pegadores Voadores Polvo

3 Roncadores Peixe tão pequeno e com uma voz tão imponente.
Deus não que roncadores e tem particular cuidado em abater e humilhar os que mais roncam.

4 Caifás roncava de saber
 S. Pedro: Roncou e barbateou, disse que todos haveriam de fraquejar à excepção dele próprio, no entanto só ele fraquejou. “O muito roncar antes da ocasião, é sinal de dormir nela”. Gigante Golias: Roncava tanto que ninguém lhe atrevia, mas bastou um pastorzinho com um cajado para o deitar a terra. “Os arrogantes e soberbos tomam-se com Deus; e quem se toma com Deus fica debaixo.” Caifás roncava de saber Pilatos roncava de poder

5 Contrariamente a Santo António
Homens são arrogantes e soberbos. Os que os faz inchar é   saber poder Contrariamente a Santo António Sabia tanto e tinha tanto poder   nunca se inchou por isso nunca se ouviu falar no seu poder e saber No entanto, calado deu muito que falar

6 Peixe pequeno que se aproveita dos maiores
Pegadores Peixe pequeno que se aproveita dos maiores Não só se chega e alimenta dos seus restos como se cola, sendo um parasita, tirando daí algum proveito Mas quando morre o tubarão (peixe grande e poderoso) morre também o pegador (aquele que se aproveita)

7 Homens Os mais pequenos também se chegam dos maiores para ver se conseguem aproveitar algo para eles. “não parte Vice – Rei ou governador para as conquistas, que não vá rodeado de pegadores (…)” mas quando morre o tubarão morrem todos os seus pegadores, e tal também acontece nos homens, pois quando morreu o Rei Herodes morreram juntamente com eles todos aqueles que com ele mataram tantas crianças com o fiz de matar o Menino.

8 Contrariamente a David e a Santo António
Pegaram-se unicamente a Cristo Mas no caso de Santo António não se sabe bem qual deles é o pegador (o mais pequeno) pois ambos se fizeram pequenos para se pegarem um ao outro. Cristo morreu para que não morressem todos aqueles que se lhe tinham pegado “Chegai-vos embora aos grandes; mas não de tal maneira pegados, que vos mateis por eles, nem morreis por eles”

9 Voadores Voadores São peixes e não aves por isso:   
   Barbatanas espinhas escamas São peixes e não aves por isso: Os outros peixes morrem com os perigos do mar; Os Voadores morrem com os perigos do mar e os perigos ar, devido á sua vaidade, presunção e capricho. Os peixes pertencem ao segundo elemento, não ao terceiro, mas a sua ambição vai leva-los ao quarto

10 Contrariamente a Santo António
Simão Mago: Quis mostrar, aos olhos de Roma, que possuía o terceiro elemento, no entanto mais depressa caiu. Não só não conseguiu voar como deixou de conseguir caminhar. Ícaro (figura mitológica): Construiu umas asas de cera para puder voar, no entanto aproximou-se tanto do Sol que estas derreteram e ele afogou-se no mar. Contrariamente a Santo António Que foi o único homem que teve asas e voou sem perigo, pois voou para baixo e não para cima como todos os outros.

11 Polvo Com o seu capelo parece um monge, com os seus raios estendidos parece uma estrela, com a sua ausência de ossos parece brando…  no entanto É o maior traidor dos mares Muda de cor de acordo com o local onde se esconde Enganando assim os mais distraídos e inocentes

12 Polvo (do mar) Judas (de Cristo)
Traidores Polvo (do mar) Judas (de Cristo)   Lança os braços e prende Abraçou Cristo mas houve as vítimas, não permitindo quem o prendesse escapatória Faz dos braços as Fez sinal da sua traição próprias cordas com os braços Ataca na escuridão Atacou às claras (luz da lanterna)

13 Contrariamente a Santo António
Que é o mais puro exemplar da candura, sinceridade e da verdade, onde jamais ou fingimento ou engano. Para haver tudo isto, bastava antigamente ser português, não era necessário ser Santo!


Carregar ppt "Sermão de Santo António aos Peixes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google