A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos."— Transcrição da apresentação:

1 Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos

2 Levantamento de dados Relembrando: Pesquisa documental ( fontes primárias): “são as fontes de informação que ainda não receberam organização, tratamento analítico e publicação” (SANTOS,1999, p.29). Exemplos: tabelas estatísticas, relatórios de empresas, documentos informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais,sindicatos,etc.

3 Levantamento de dados Fontes secundárias: exemplo - obras literárias

4 Levantamento de dados Pesquisa documental:antes de iniciar qualquer pesquisa de campo, o primeiro passo é a análise minuciosa de todas as fontes documentais, que sirvam de suporte à investigação projetada.

5 Levantamento de dados -Pesquisa bibliográfica: é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados. - Contatos diretos: são realizados com pessoas que podem fornecer dados ou sugerir possíveis fontes de informações úteis.

6 Formulação do problema de pesquisa - A pesquisa é sustentada por um problema; - Problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para qual se deve levar em consideração uma solução;

7 Como definir e propor um problema de pesquisa? Conscientizar-se de um problema; Delimitá-lo; Formulá-lo como pergunta; Ele deve apresentar clareza, concisão e objetividade.

8 Formulação do problema de pesquisa Importante! O problema deve ser levantado e formulado de preferência em forma interrogativa e delimitado com indicação de variáveis que intervém no estudo de possíveis relações entre si.

9 O que significa definir o problema de pesquisa? Significa explicitar/descrever o objeto de estudo a partir de uma determinada perspectiva teórica (conjunto de autores, conceitos, teorias) - quadro de referência teórico da pesquisa O quadro de referência teórico orienta todo o trabalho de coleta, análise dos dados e interpretação dos resultados da pesquisa. Como? Através de um diálogo com os autores (escolhidos)

10 Formulação do problema de pesquisa - O problema antes de ser considerado apropriado, deve ser analisado sob o aspecto de sua valoração: Viabilidade: pode ser resolvido através da pesquisa? Relevância: traz conhecimentos novos? Novidade: o problema de pesquisa é adequado a evolução científica? Exeqüibilidade: ele pode chegar a uma conclusão válida? Oportunidade: ele atende a interesses particulares e gerais?

11 Por que a definição do problema é uma questão vital? Porque a partir do problema de pesquisa decorrerão: O tipo e as estratégias de pesquisa; A própria linha de argumentação que “marcará” a pesquisa

12 O papel da Teoria na elaboração do problema de pesquisa “ A teoria não formula apenas o que sabemos, mas também nos diz o que queremos saber, isto é, nos dá as perguntas cuja resposta procuramos”

13 Exemplos de problema de pesquisa Quais as características do fenômeno da violência contra turistas em Florianópolis, no período de 2004 a 2006?

14 Exemplos de Problema de Pesquisa Como se caracteriza a vida noturna em São José?

15 Especificação dos objetivos –Corresponde o que se pretende alcançar; –O objetivo deve ser limitado e claramente definido; –Ele torna explícito o problema; –Eles podem definir a natureza do trabalho, o tipo de problema a ser selecionado e o material a coletar;

16 Especificação dos objetivos –Eles podem ser teóricos ou práticos, gerais ou específicos, a curto ou em longo prazo; –Respondem às perguntas: Por quê? Para quê? Para quem?

17 Exemplos de objetivos Relembrando: Problema Quais as características do fenômeno da violência contra turistas em Florianópolis, no período de 2004 a 2006? Objetivo geral Identificar e caracterizar o fenômeno da violência contra turistas em Florianópolis, no período de 2004 a 2006.

18 Exemplos de objetivos Objetivos específicos Identificar a freqüência de casos de violência contra turistas em Florianópolis, no período de 2004 a 2006; Levantar a taxa de crescimento de casos de violência contra turistas, no período considerado; verificar e caracterizar os atos de violência praticados contra turistas, bem como as circunstâncias de sua ocorrência; Descrever o perfil dos turistas que sofreram atos de violência em Florianópolis, no período de 2004 a 2006.

19 Exemplos de objetivos Relembrando: Problema Como se caracteriza a vida noturna em São José? Objetivo geral Caracterizar a vida noturna em São José, seu público e seus locais.

20 Exemplos de objetivos Objetivos específicos Identificar os locais de diversão mais freqüentados pelas pessoas a noite, em São José; Caracterizar os diferentes tipos de locais de divertimento noturno, segundo as pessoas que os freqüentam e as atrações que oferecem; Descrever as normas de sociabilidade praticadas nos diferentes tipos de locais de vida noturna; Identificar o perfil das pessoas que freqüentam os diversos tipos de locais em São José.

21 Justificativa da pesquisa Questões norteadoras da Justificativa Por que esse tema merece uma pesquisa? Como foi escolhido o tema para ser pesquisado e como surgiu o problema levantado para o estudo? Que benefícios uma pesquisa sobre esse tema poderia trazer? Que tipo de informações e/ou de conhecimentos a pesquisa desse tema poderia produzir?

22 Justificativa da pesquisa Questões norteadoras da Justificativa O grupo ou pesquisador já possui algum conhecimento relacionado com esse tema? Qual ou quais? Por que o grupo ou pesquisador está interessado em pesquisar esse tema (originalidade, importância, viabilidade, experiências, motivações)?

23 Justificativa da pesquisa Questões norteadoras da Justificativa Explicação dos motivos que justificam a pesquisa nos planos teórico e prático, considerando as possíveis contribuições do estudo para o conhecimento humano e para a solução do problema em questão; Referência aos possíveis aspectos inovativos do trabalho; Considerações sobre a escolha do(s) local(is) que será(ão) pesquisado(s).


Carregar ppt "Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google