A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação do novo modelo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação do novo modelo"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do novo modelo
Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente Apresentação do novo modelo

2 Por que mudar? Análise da participação Valorização do professor
Atualização do modelo Fomento à educação científica Alinhamento ao negócio da ArcelorMittal

3 Novo modelo Objetivo Promover a conscientização ambiental dos estudantes das comunidades e filhos de empregados da ArcelorMittal por meio de práticas científicas, de forma a contribuir para a valorização e preservação do meio ambiente. Os professores envolverão seus alunos na elaboração de um projeto que explore uma questão/problema. O projeto deve estimular a reflexão, representação e documentação das experiências da turma e apresentar uma solução possível de ser alcançada.

4 Publico alvo e Categorias
Público-alvo Professores e alunos do fundamental (1º ao 9º ano); Filhos de empregados (1º ao 9º ano). Categorias Cientista Mirim I: turmas do 1º ao 3º ano; Cientista Mirim II: turmas do 4º e 5º anos; Cientista Jovem I: turmas do 6º e 7º anos; Cientista Jovem II: turmas do 8º e 9º anos.

5 Energia e ciência: em busca de soluções sustentáveis
Tema Energia e ciência: em busca de soluções sustentáveis A energia está em nosso cotidiano e envolve conhecimento científico de diferentes áreas.

6 Formato do projeto: formulário na plataforma online
Descrição do problema, soluções / estratégias / materiais utilizados etc. Relevância e coerência do projeto com o tema. Detalhamento das etapas. Conquistas dos alunos (o sabiam e passaram a saber) Documentação que comprove a participação dos alunos, como fotos, vídeos e depoimentos. 6

7 Critérios de avaliação
Adequação ao tema Criatividade Resultados Clareza na apresentação Futuro do projeto

8 Oportunidades com o projeto
Capacitação em projetos para professores e desenvolvimento nos alunos de habilidades de resolução de problemas; Estímulo ao trabalho colaborativo entre os alunos e deles com os professores; Mobilização da comunidade escolar para a importância de ações de reconhecimento e preservação do meio ambiente; Aprimorar as práticas do ensino de Ciências orientadas por situações investigativas. “Aprender Ciências é, também, aprender uma forma de pensar, de organizar o raciocínio. A proposta é investir na

9 Suporte a distância O professor contará com uma plataforma online, onde haverá materiais de apoio e suporte para dúvidas. Acompanhamento presencial A Unidade ficará disponível para eventuais apoios solicitados pelas escolas e, de acordo com a demanda, encaminhar para a consultoria dar o suporte à distância. Etapa Escola Cada escola deverá organizar, conforme suas possibilidades, uma mostra aberta dos trabalhos (Feira de Ciências, mostra cultural, exposição etc) e selecionar 1 projeto de cada categoria a enviar para a Unidade. O projeto deverá ser escrito e conter fotos do evento.

10 5. Etapa Local 1ª fase: julgamento do comitê local
Os projetos selecionados pelas escolas serão julgados por uma comissão. Os 3 melhores de cada categoria serão convidados para uma apresentação dos alunos. 2ª fase: apresentação dos alunos aos jurados Os alunos apresentarão os projetos a uma comissão e deverão responder: O que é o projeto? Onde buscou a ideia? Para que serve? Quem pode usar? Como funciona? O que pode melhorar? O resultado inclui a pontuação das duas fases O encerramento será em um evento de premiação.

11 6. Etapa Nacional Os vencedores da etapa local concorrerão nesta etapa. Serão premiados os 4 melhores (1 de cada categoria). Os projetos escritos serão avaliados previamente por uma comissão, que poderá entrar em contato com os professores /escolas para uma análise mais criteriosa.

12 Premiação É opcional premiar os melhores trabalhos.
Etapa Escola É opcional premiar os melhores trabalhos. Etapa Local Professores: dinheiro ou equipamentos de uso pessoal e visibilidade local. Alunos: premiação coletiva (excursão) e medalha. Escolas: foto da turma vencedora emoldurada e faixa de reconhecimento. Etapa Nacional Professores: dinheiro ou passeio cultural/científico, troféu e visibilidade nacional. Alunos: kit de ciências e medalha. Escolas: palestra científica, assinatura de revista e troféu.

13 Cronograma 2016


Carregar ppt "Apresentação do novo modelo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google