Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMirela Gabriela Castilhos Castel-Branco Alterado mais de 8 anos atrás
1
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João 16.1-24 Presb. Josimar Santos Rosa
2
1. Introdução 1.1- Jesus Cristo sendo verdadeiramente Deus e homem, realizou uma grande obra para assegurar a nossa salvação. 1.2- Na condição de profeta promoveu a revelação completa de Deus, com a manifestação plena da vontade sobre nossas vidas. 1.3- Como sacerdote ofereceu-se como sacrifício por nós e com o seu sangue purificou-nos de todo o pecado. 1.4 - Sendo rei, Jesus nos chamou através da Palavra, para fazer parte do seu corpo – que é a igreja. 1.5 - Pela obra do Espírito Santo em nós, o objetivo da salvação se concretiza com o nascimento do novo homem, segundo o coração de Deus.
3
2. Panorama bíblico 2.1- Prenúncio – O curto tempo de ministério terreno do Filho não permitiu revelar todo o plano do Pai, porém a continuidade da revelação passaria a ser obra do Espírito Santo. (v. 12) 2.2- Desvendamento – Jesus é a personificação da verdade e a verdade que o Espírito irá revelar não acrescenta nada além da verdade que está em Jesus. (v. 13) 2.3- Glorificação – Como o Filho glorificou o Pai com seu trabalho na terra, o Espírito glorificará o Filho com a sua vinda, completando assim os mais elevados planos do Pai. (v. 14)
4
F. F. Bruce E como o Pai lhe deu “todas as coisas” (13.3), o que o Espírito revela aos discípulos é tudo quanto o Pai tem. Ao tomar conhecimento o Filho, o Espírito ao mesmo tempo torna conhecido o Pai que é revelado no Filho.
5
3. Espírito Santo no Antigo Testamento 3.1- Tem presença e atuação extensiva na história da humanidade desde a criação, com notórios registros nos grandes feitos de Deus, frente a diminuta capacidade do homem. 3.2- No contexto bíblico do Antigo Testamento, o Espírito Santo era dado para pessoas especiais, que se valeram para o exercício de missões especiais, com possibilidade de perda. 3.3- O Espírito Santo falou através dos profetas, inspirou os escritores das Sagradas Escrituras e no dia de Pentecostes veio para ficar em definitivo com o povo de Deus.
6
A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. (Gênesis 1.2)
7
4. Espírito Santo no Ministério de Jesus 4.1- Exerceu uma papel de considerável importância na vida de Jesus, a partir do momento em que foi gerado no ventre de Maria. 4.2- Como precursor de Jesus, João Batista cheio do Espírito Santo, preparou o caminho que haveria de ser trilhado pelo Mestre. 4.3- O Espírito Santo agiu e sempre agirá em função do plano da redenção, presente na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
8
Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. (Romanos 8.11)
9
5. Espírito Santo na Vida dos Apóstolos 5.1 - O Espírito Santo atuou sobre a vida dos apóstolos, antes do Dia de Pentecostes, de forma bem semelhante aos registros no Antigo Testamento. 5.2 - A promessa feita por Jesus aos seus seguidores, sobre o envio do Consolador foi notável, pois a presença do Espírito Santo não era ainda dádiva permanente. 5.3 - Com a glorificação de Jesus o Espírito Santo passou a habitar constantemente com os apóstolos, porém antes Jesus Cristo precisou ir para junto do Pai.
10
Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. (João 16.7)
11
6. Espírito Santo no Pentecostes 6.1 - O Dia de Pentecostes trouxe um marco singular, a presença para sempre do Espírito Santo com os servos do Senhor Jesus Cristo, que tornaram-se cheios do seu poder. 6.2 – Um dia especial para os judeus, Jerusalém estava repleta de pessoas de diferentes países, grande convergência para o local onde estavam os apóstolos. 6.3 - Com o advento de Pentecostes estava inaugurada uma nova era da salvação, todos podiam ouvir sobre as grandezas de Deus em sua própria língua.
12
...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1.8)
13
John Piper A ação de Cristo em favor da glória de Deus leva inevitavelmente à conclusão de que o propósito de Deus para o seu povo recém-redimido, a igreja, é que o objetivo da nossa vida seja glorificar a Deus.
14
7. Aplicação 7.1- Espírito Santo veio para aplicar em nós a obra perfeita e completa que Cristo fez por nós. 7.2 - O Espírito Santo é Deus, mas no processo da redenção ele não chama a atenção para a sua pessoa, nem para a sua obra, ele atua em função da obra feita por Jesus Cristo. 7.3 - A obra do Espírito Santo se estabelece em nos convencer do pecado, não contempla apenas ao incrédulo, mas também ao crente e à igreja, ensinando, corrigindo e guiando na verdade.
16
Ao único (Bené Gomes) Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei eterno imortal, invisível mas real A ele ministramos o louvor Coroado estás, ó rei Jesus Coroado estás, ó rei Jesus Adoramos o teu nome Nos rendemos aos teus pés Consagramos todo nosso ser a ti
17
Muito Obrigado! Fim josimar.sinodo@terra.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.