Administração de crédito SAP Best Practices. ©2011 SAP AG. All rights reserved.2 Objetivo, benefícios e processos-chave abordados Objetivo  Uma verificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de crédito SAP Best Practices. ©2011 SAP AG. All rights reserved.2 Objetivo, benefícios e processos-chave abordados Objetivo  Uma verificação."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de crédito SAP Best Practices

2 ©2011 SAP AG. All rights reserved.2 Objetivo, benefícios e processos-chave abordados Objetivo  Uma verificação do limite de crédito pode ser efetuada na criação ou modificação de documentos de vendas. Benefícios  Redução do risco de dívidas incobráveis  Foco em clientes confiáveis e lucrativos  Análise de crédito mais rápida  Aceleração do processo de verificação de limite de crédito do cliente  Identificação do risco de crédito geral de sua empresa Processo-chave abordados  Entrar ordem do cliente  Verificar o limite de crédito  Bloquear ordem do cliente  Liberar ordem do cliente  Entregar ordem do cliente

3 ©2011 SAP AG. All rights reserved.3 Aplicações SAP necessárias e Funções da empresa Aplicações SAP necessárias:  SAP enhancement package 5 for SAP ERP 6.0 Funções da empresa  Gerente de contas a receber  Encarregado de faturamento

4 ©2011 SAP AG. All rights reserved.4 Descrição detalhada do process Administração de crédito/Definir limite de crédito  A verificação do limite de crédito é efetuada em uma área de controle de crédito. Durante a alteração de um documento, a verificação é repetida caso sejam feitas alterações em relação à quantidade e ao valor. Uma área de controle de créditos consiste em uma ou mais empresas. Um documento de vendas pertence a uma área de controle de créditos, dependendo da alocação da organização de vendas em uma empresa. O sistema da SAP verifica o limite de crédito concedido ao cliente nessa área de controle de créditos. As áreas de controle de créditos e o limite de crédito de um cliente são definidos em uma contabilidade financeira e inseridos no registro mestre do cliente. Durante a verificação, o sistema da SAP totaliza as contas a receber, as partidas em aberto e o valor líquido da ordem do cliente de cada item de um documento de vendas. As partidas em aberto consideram as obrigações de conta previstas em contrato que não são registradas para fins de contabilidade, mas envolvem despesas de diversas transações comerciais. O total é comparado com o limite de crédito. Se o limite for excedido, o sistema responderá de acordo com o modo definido pelo usuário no menu de configuração.  Nesta solução estamos usando a verificação de crédito "simples". Durante a verificação do limite de crédito simples, é possível configurar apenas uma reação do sistema ('A' aviso, 'B' erro, 'C' bloqueio de remessa) quando o limite de crédito for excedido, escolhemos usar a opção 'C' (bloqueio de remessa).  O sistema fornece uma transação para listar todos os documentos de vendas bloqueados para remessa, com informações sobre o que causou o bloqueio. A situação atual de crédito do cliente é revisada manualmente pelo departamento de crédito e quando a ordem do cliente é aprovada, o bloqueio da remessa é removido da ordem do cliente. É possível ir diretamente da lista para um documento de vendas individual colocando o cursor no documento relevante e escolhendo Processar documento de vendas.

5 ©2011 SAP AG. All rights reserved.5 Diagrama do fluxo do processo Administração de créditos Gerente de contas a receber Evento Revisar ordens do cliente bloqueadas ordem do cliente bloqueada pela administração de crédito Resolver crédito Crédito aprovado Feedback ao cliente Process. ordem do cliente: venda no depósito (109 ) Vendas de item comprado (115) Produção sob encomenda sem configuração de variantes (148) Process. da ordem do cliente: venda no depósito (109) Vendas de item comprado (115) Verificaç ão de crédito para um cliente específic o desejado Definir limite de crédito Preparativ os encerram ento SD (203) Produção sob encomenda sem configuração de variantes (148) Encarregado de faturamento

6 ©2011 SAP AG. All rights reserved.6 Legenda SímboloDescriçãoComentários da utilização Faixa: identifica uma função do usuário, como revisor de faturas ou representante de vendas. Esta faixa também pode identificar uma unidade organizacional ou grupo de empresas, em vez de uma função específica. Os outros símbolos de fluxo do processo nesta tabela aparecem nestas linhas. Você tem tantas linhas quantas forem necessárias para cobrir todas as funções no cenário. A faixa de função contém tarefas comuns àquela função. Eventos externos: contém eventos que começam ou terminam o cenário, ou influenciam o curso de eventos do cenário. Linha de fluxo (sólida): a linha indica a seqüência normal de etapas e direção do fluxo no cenário. Linha de fluxo (pontilhada): a linha indica o fluxo de tarefas utilizadas com pouca freqüência ou tarefas condicionais em um cenário. A linha também pode levar a documentos envolvidos no fluxo do processo. Conecta duas tarefas em um processo de cenário ou um evento sem etapas Atividade comercial/evento: identifica uma ação que leva para dentro ou para fora do cenário, ou um processo externo que ocorre durante o cenário Não corresponde a uma etapa da tarefa no documento Processo da unidade: identifica uma tarefa que é abordada etapa a etapa no cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário no total, coloque o número e nome do cenário aqui. Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a sub-processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário em parte, coloque aqui o número e o nome do cenário bem como os números das etapas daquele cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Decisão do processo: identifica um ponto de decisão/ramificação, significando uma escolha a ser feita pelo usuário final. As linhas representam escolhas diferentes que surgem de partes diferentes do losango. Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa no documento; reflete uma escolha a ser feita após a execução da etapa SímboloDescriçãoComentários da utilização Para o próximo/Do próximo diagrama: leva à página seguinte/anterior do diagrama O fluxograma continua na página seguinte/anterior Impressão/documento: identifica um documento, relatório ou formulário impresso Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Dados reais financeiros: indica um documento de lançamento financeiro Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Planejamento do orçamento: indica um documento de planejamento do orçamento Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Processo manual: cobre uma tarefa que é feita manualmente Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; utilizado para refletir uma tarefa que é executada manualmente, como descarregar um caminhão em um depósito, que afeta o fluxo do processo. Versão/dados existentes: este bloco cobre dados que são alimentados de um processo externo Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; essa forma reflete os dados provenientes de uma fonte externa; esta etapa não tem linhas de fluxo de entrada Decisão aprovar/reprovar do sistema: este bloco cobre uma decisão automática feita pelo software Em geral, não corresponde uma etapa da tarefa no documento; é utilizado para refletir uma decisão automática feita pelo sistema após a execução de uma etapa. Externoao SAP Atividade comercial/ evento Processo da unidade Referência a processo Referência a sub- processo Decisã o do proces so Conexão do diagrama Impressão/ documento Dados reais financeiros Planejamento do orçamento Process o manual Versão/ dados existentes Decisão de aprovar/ reprovar do sistema

7 ©2011 SAP AG. All rights reserved.7 No part of this publication may be reproduced or transmitted in any form or for any purpose without the express permission of SAP AG. The information contained herein may be changed without prior notice. Some software products marketed by SAP AG and its distributors contain proprietary software components of other software vendors. Microsoft, Windows, Excel, Outlook, and PowerPoint are registered trademarks of Microsoft Corporation. IBM, DB2, DB2 Universal Database, System i, System i5, System p, System p5, System x, System z, System z10, System z9, z10, z9, iSeries, pSeries, xSeries, zSeries, eServer, z/VM, z/OS, i5/OS, S/390, OS/390, OS/400, AS/400, S/390 Parallel Enterprise Server, PowerVM, Power Architecture, POWER6+, POWER6, POWER5+, POWER5, POWER, OpenPower, PowerPC, BatchPipes, BladeCenter, System Storage, GPFS, HACMP, RETAIN, DB2 Connect, RACF, Redbooks, OS/2, Parallel Sysplex, MVS/ESA, AIX, Intelligent Miner, WebSphere, Netfinity, Tivoli and Informix are trademarks or registered trademarks of IBM Corporation. Linux is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries. Adobe, the Adobe logo, Acrobat, PostScript, and Reader are either trademarks or registered trademarks of Adobe Systems Incorporated in the United States and/or other countries. Oracle is a registered trademark of Oracle Corporation. UNIX, X/Open, OSF/1, and Motif are registered trademarks of the Open Group. Citrix, ICA, Program Neighborhood, MetaFrame, WinFrame, VideoFrame, and MultiWin are trademarks or registered trademarks of Citrix Systems, Inc. HTML, XML, XHTML and W3C are trademarks or registered trademarks of W3C®, World Wide Web Consortium, Massachusetts Institute of Technology. Java is a registered trademark of Sun Microsystems, Inc. JavaScript is a registered trademark of Sun Microsystems, Inc., used under license for technology invented and implemented by Netscape. SAP, R/3, SAP NetWeaver, Duet, PartnerEdge, ByDesign, SAP BusinessObjects Explorer, StreamWork, and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP AG in Germany and other countries. © 2011 SAP AG. All rights reserved Business Objects and the Business Objects logo, BusinessObjects, Crystal Reports, Crystal Decisions, Web Intelligence, Xcelsius, and other Business Objects products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of Business Objects Software Ltd. Business Objects is an SAP company. Sybase and Adaptive Server, iAnywhere, Sybase 365, SQL Anywhere, and other Sybase products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of Sybase, Inc. Sybase is an SAP company. All other product and service names mentioned are the trademarks of their respective companies. Data contained in this document serves informational purposes only. National product specifications may vary. The information in this document is proprietary to SAP. No part of this document may be reproduced, copied, or transmitted in any form or for any purpose without the express prior written permission of SAP AG. This document is a preliminary version and not subject to your license agreement or any other agreement with SAP. This document contains only intended strategies, developments, and functionalities of the SAP® product and is not intended to be binding upon SAP to any particular course of business, product strategy, and/or development. Please note that this document is subject to change and may be changed by SAP at any time without notice. SAP assumes no responsibility for errors or omissions in this document. SAP does not warrant the accuracy or completeness of the information, text, graphics, links, or other items contained within this material. This document is provided without a warranty of any kind, either express or implied, including but not limited to the implied warranties of merchantability, fitness for a particular purpose, or non-infringement. SAP shall have no liability for damages of any kind including without limitation direct, special, indirect, or consequential damages that may result from the use of these materials. This limitation shall not apply in cases of intent or gross negligence. The statutory liability for personal injury and defective products is not affected. SAP has no control over the information that you may access through the use of hot links contained in these materials and does not endorse your use of third-party Web pages nor provide any warranty whatsoever relating to third-party Web pages.


Carregar ppt "Administração de crédito SAP Best Practices. ©2011 SAP AG. All rights reserved.2 Objetivo, benefícios e processos-chave abordados Objetivo  Uma verificação."
Anúncios Google