Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouClara Santarém Ramalho Alterado mais de 8 anos atrás
1
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva
2
Conteúdos (19/06/2013) LASER E APLICAÇÕES
3
# LASER LASER é uma sigla em inglês que significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação) Primeiro Laser: feito de microondas (MASER – Microwaves …) Mecanismo: processo atômico de emissão estimulada Meio ativo ou amplificador: sólidos (rubi sintético), junções semicondutoras p-n (diodos), gases (He-Ne, Argônio, CO 2 ), líquidos (corantes orgânicos, diluídos em etanol) Mecanismo de excitação ou de bombeamento: necessário para injeção de energia (flash, outro laser ou descarga elétrica)
4
# LASER Cavidade ressonante: parte que confina o meio ativo e faz com que ocorra a amplificação da radiação LASER. Composta de um espelho totalmente transparente e um outro semitransparente, colocados nas extremidades do recipiente que contém o meio ativo.
5
# LASER DE RUBI Meio ativo ou amplificador: rubi Mecanismo de excitação ou de bombeamento: lâmpada flash
6
# LASER DE DIODO Meio ativo ou amplificador: material semicondutor Mecanismo de excitação ou de bombeamento: descarga elétrica
7
# LASER DE He-Ne (gás) Meio ativo ou amplificador: Hélio e Neônio (gases inertes) Mecanismo de excitação ou de bombeamento: descarga elétrica
8
# PROPRIEDADES DA LUZ LASER Monocromaticidade: a luz que sai do laser tem uma única cor, é monocromática. (azul, verde, vermelha, etc) Direcionalidade e intensidade: propagação em uma única direção e com potência relativamente alta. Coerência: todas as ondas que saem do laser possuem a mesma fase. ondas fora de fase: ondas em fase:
9
# PROPRIEDADES DA LUZ LASER Colimação: não há muita divergência no diâmetro do feixe
10
# APLICAÇÕES DA LUZ LASER Leitura óptica de CD’s e DVD’s: um laser semicondutor (GaAsAl), que emite a faixa do vermelho é focalizado, por uma lente, nas ranhuras gravadas no CD, dois prismas, dispostos a formar um sistema divisor do feixe e um fotodiodo, material semicondutor sensível à luz, utilizado para transformar o sinal luminoso do feixe refletido pelo CD em sinal elétrico digital, enviado para o sistema decodificador do aparelho.
11
# APLICAÇÕES DA LUZ LASER
12
Leitura óptica de código de barras: a luz laser que incide nas listas pretas e é absorvida e a parte que não incide é refletida para um fotodiodo que transofrma as distâncias entre as listas em sinais digitais.
13
# APLICAÇÕES DA LUZ LASER Utilização nas ciências biomédicas: para fazer cortes na pele e no músculo (laser de CO 2 ); operações de miopia (laser de éxcimer – região do ultravioleta); coagulação de sangue (laser de argônio); odontologia (laser de Neodímio, Érbio e Hólmio)
14
# APLICAÇÕES DA LUZ LASER Holografia: tipo de fotografia feita com luz LASER. Seu formato é em 3 dimensões. Se cortarmos um pedaço pequeno do holograma, poderemos ver a figura inteira apenas naquele pedaço de filme.
15
# APLICAÇÕES DA LUZ LASER Holografia: REGISTRO
16
# APLICAÇÕES DA LUZ LASER Holografia: RECONSTRUÇÃO
17
# APLICAÇÕES DA LUZ LASER Holografia:
18
# APLICAÇÕES DA LUZ LASER Holografia: (FUTURO PRÓXIMO)
19
Bibliografia Halliday, R.Resnich, Física 4, LTC Editora Tipler, P.Física, v4, 3ª.Edição-Livros Técnicos e Científicos Editora(1995) Hecht, E.Óptica – Fundação Calouste Gulbenkian,(1991) Hewitt, P. “Física Conceitual”,Bookman (2002) Trefil J., Hazen, R.M. “Física Viva”, vol.2, LTC (2006)
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.