A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CURSO DE ECONOMIA MACROECONOMIA I Aula 03 Macroeconomia Básica – Principais variáveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CURSO DE ECONOMIA MACROECONOMIA I Aula 03 Macroeconomia Básica – Principais variáveis."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CURSO DE ECONOMIA MACROECONOMIA I Aula 03 Macroeconomia Básica – Principais variáveis

2 INTRODUÇÃO A macroeconomia se divide em clássica (lado da oferta) e keynesiana (lado da demanda); A macroeconomia se divide em clássica (lado da oferta) e keynesiana (lado da demanda); Pode-se referir, ainda, a macro clássica como voltada às livres forças de mercado (laissez faire, mão invisível, leiloeiro walrasiano) e a keynesiana como voltada à participação do Estado (mão visível) Pode-se referir, ainda, a macro clássica como voltada às livres forças de mercado (laissez faire, mão invisível, leiloeiro walrasiano) e a keynesiana como voltada à participação do Estado (mão visível)

3 INTRODUÇÃO (linha do tempo) ----------------------------------------------- ANTES DE 1929DEPOIS DE 1929 QUEBRA DA BOLSA DE VALORES EM N.Y EM 1929 ECONOMIA POLÍTICAPOLÍTICA ECONÔMICA CLÁSSICOSKEYNESIANOS

4 INTRODUÇÃO (ASPECTO TEMPORAL)

5 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ”

6 1º ASPECTO “O PIB E SUAS VARIAÇÕES”

7 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” O PIB (OU PNB) É A PRINCIPAL MEDIDA DE RIQUEZA DE UM PAÍS; PODE SER MENSURADO AGREGADO OU PER CAPITA, QUANDO SE DIVIDE O PIB PELA POPULAÇÃO; O PIB E O PNB SÃO IMPORTANTES MEDIDAS DA CONTABILIDADE SOCIAL E SERVEM PARA MENSURAR A PARTICIPAÇÃO DOMÉSTICA E ESTRANGEIRA NA ECONOMIA EM QUESTÃO; SUA LETRA REPRESENTATIVA É O “Y” MAIÚSCULO;

8 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” 1º ASPECTO – VARIAÇÕES DO PRODUTO INTERNO BRUTO  APRESENTAÇÃO ALGÉBRICA: ONDE t É O TEMPO ATUAL E t-1 É O TEMPO ANTERIOR PIB = PIB t – PIB t-1

9 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” EXEMPLO: QUAL É A VARIAÇÃO DO PIB DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2011 E 2010? PIB = PIB t – PIB t-1 PIB = 6,5% - 3,8% PIB = 2,7% ISSO QUER DIZER QUE O PIB CRESCEU 2,7% ENTRE 2010 E 2011

10 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” EXEMPLO: QUAL É A VARIAÇÃO DO PIB DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2011 E 2010 E CASO A META FOSSE DE 4,5% PARA 2010 E 7% PARA 2011? PIB = PIB t – PIB t-1 PIB = 6,5% - 3,8% PIB = 2,7% “UTILIZANDO OS DADOS ANTERIORES, SE O CRESCIMENTO FOI DE 6,5% EM 2011 E 3,8% EM 2010, EM 2010 O PIB FICOU 0,7% ABAIXO DA META EM 2011 FICOU 0,5% ACIMA DA META”.

11 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” O PIB EFETIVO E O PIB POTENCIAL (HIATO DO PRODUTO) “UTILIZANDO OS DADOS ANTERIORES, SE O CRESCIMENTO FOI DE 6,5% EM 2011 E 3,8% EM 2010, EM 2010 O PIB EFETIVO FICOU 0,7% ABAIXO DA META EM 2011 FICOU 0,5% ACIMA DA META”. PIB TEMPO 2010 2011 6,5% 3,8%

12 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” CONSEQÜÊNCIAS DO O PIB EFETIVO SER MENOR OU MAIS ELEVADO QUE E O PIB POTENCIAL “COM UM PIB MENOR QUE PLANEJADO, PODE OCORRER DESACELERAÇÃO OU AINDA RECESSÃO E DESEMPREGO. JÁ COM CRESCIMENTO ACIMA DO ESPERADO PODE-SE TER UM PICO COM ELEVAÇÃO GERAL NO NÍVEL DE PREÇOS”. PIB TEMPO 2010 2011 6,5% 3,8%

13 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” O PRODUTO INTERNO BRUTO É A SOMA DAS RIQUEZAS DE UM PAÍS EM DETERMINADO TEMPO E PODE SER REPRESENTADA NA FORMA %, COMO VISTO ANTERIORMENTE, NA FORMA GRÁFICA OU TIPO CONTABILIDADE SOCIAL: *PIB = CONSUMO INTERMEDIÁRIO + VALOR ADICIONADO *(SETOR INTERNO + SETOR EXTERNO)

14 2º ASPECTO:“A INFLAÇÃO E SUAS VARIAÇÕES”

15 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” A INFLAÇÃO VEM DO INGLÊS “INFLATION” E É CARACTERIZADA PELO AUMENTO GENERALIZADO DO NÍVEL DE PREÇOS; TEM SUA ORIGEM EM 4 PILARES: 1.INFLAÇÃO DE DEMANDA  PROVOCADA PELO EXCESSO DE PROCURA DOS AGENTES (RENDA, PROPENSÃO, ETC); 2.INFLAÇÃO DE CUSTOS  PROVOCADA PELO AUMENTO DE CUSTOS DE MATÉRIAS-PRIMAS; 3.INFLAÇÃO DE CHOQUES DE OFERTA  PROVOCADA POR QUEBRAS DE SAFRAS OU OUTROS TIPOS DE CHOQUES; 4.INFLAÇÃO INERCIAL  COMBINAÇÃO DAS 3 JUNTAS (SE TORNA INDIFERENTE);

16 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” A INFLAÇÃO FOI UM MAL QUE ATINGIU O BRASIL NOS IDOS DE 1980 E 1990, CONTROLADA APENAS PELO PLANO REAL; A INFLAÇÃO PREJUDICA OS MAIS POBRES, POIS ESTES NÃO TEM RECURSOS FINANCEIROS DE SOBRA PARA CORRIGIR EM OPERAÇÕES DE “OVERNIGHT E OPENMARKET”; A INFLAÇÃO SOMENTE SE TORNA INDIFERENTE E NÃO PREJUDICIAL SE OS SALÁRIOS E PREÇOS FOREM CORRIGIDOS NA MESMA PROPORÇÃO (SALÁRIOS E PREÇOS FLEXÍVEIS) POR MEIO DAS VARIAÇÕES NOMINAIS DA MOEDA; A LETRA GREGA QUE REPRESENTA A INFLAÇÃO É O PI MINÚSCULO ()

17 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” O BRASIL UTILIZA O SISTEMA DE “METAS DE INFLAÇÃO” PARA MONITORAR OS PREÇOS NOS DIVERSOS ÍNDICES DE PREÇOS EXISTENTES, TAIS COMO: 1.IPA  ATACADO; 2.INCC  NACIONAL CONSTRUÇÃO CIVIL; 3.INPC  NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR; 4.IPC  PREÇOS AO CONSUMIDOR; 5.IPC-15  PREÇOS AO CONSUMIDOR (QUINZENA) 6.IPCA  PREÇOS AO CONSUMIDOR “AMPLO” ESTES ÍNDICES SERVEM DE BASE PARA MONITORAR AS CESTAS DE BENS ESPECÍFICAS E FAZER UMA MÉDIA QUE SERÁ A INFLAÇÃO DO PERÍODO;

18 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” O CÁLCULO DA INFLAÇÃO GERALMENTE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS VALORES DO PIB NOMINAL (EM REAIS) DE UM ANO PARA OUTRO OU EM UMA SÉRIE DE DADOS SELECIONADA E SUA QUANTIDADE CORRESPONDENTE; ASSIM O ÍNDICE DE INFLAÇÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS PREÇOS E AS QUANTIDADES DOS BENS PESQUISADOS PELOS ÍNDICES DE PREÇOS DIVULGADOS PELAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA; OS PREÇOS SÃO UMA AMOSTRA DE TODOS OS BENS; ASSIM, PODE OCORRER QUE A PRODUÇÃO DE BENS (REAL) FIQUE ABAIXO DO NÍVEL ANTERIOR, MAS SEU PREÇO A TORNA MAIS ELEVADA NO ANO (NOMINAL)

19 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” EXEMPLO: UMA ECONOMIA DE ROBINSON CRUSOÉ É COMPOSTA DE “CÔCOS E PEIXES” E DOS PREÇOS CORRESPONDENTES: 20102011 PQValorPQValor Côcos2,001530,004,001560,00 Peixes5,001050,008,001080,00 PIB2580,0025140,00

20 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” BIZÚ: TOMA-SE COMO BASE UM ANO DA SÉRIE E SELECIONA OS PREÇOS DESTE ANO BASE COMO REFERÊNCIA (OS PREÇOS VIESAM A AMOSTRA); PEGA-SE A QUANTIDADE DO ANO SELECIONADO EM QUESTÃO E MULTIPLICA PELOS PREÇOS DO ANO BASE; ASSIM TERÁ OS PREÇOS CONGELADOS E SOMENTE AS VARIAÇÕES DE QUANTIDADES (LEMBRE-SE OS PREÇOS SÃO ARBITRADOS PELO MERCADO E REPRESENTAM O VALOR, MAS NÃO O SÃO). QUANDO TIVER ESTES VALORES TERÁ O PIB REAL EM SUAS MÃOS E O PI NOMINAL TAMBÉM;

21 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” BIZÚ: O QUE SE FAZ É CALCULAR O DEFLATOR DO PIB, DIVIDINDO-SE O PIB NOMINAL PELO PIB REAL X 100; O QUE SE QUER ACHAR É O % QUE FICA FORA DA MÉDIA ENCONTRADA (SE FOR ACIMA É INFLAÇÃO E SE FOR ABAIXO É DEFLAÇÃO)

22 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” R: TOMANDO COMO BASE AS QUANTIDADES DO ANO DE 2011 E OS PREÇOS INICIAIS DE 2010, SE PODE DIZER QUE NÃO HOUVE INFLAÇÃO NO ANO DE 2010 EM TERMOS DE PREÇOS; PIB REAL (CONSTANTES) PQValor Côcos2,001530,00 Peixes5,001050,00 PIB2580,00

23 INTRODUÇÃO (ANÁLISE DO ASPECTO TEMPORAL NA AGENDA DE PESQUISA) “O PORQUÊ” ASSIM TEREMOS: PARA O ANO DE 2010 A INFLAÇÃO FOI DE O% E DE 2011 A INFLAÇÃO FOI DE 75%. A INTERPRETAÇÃO OCORRE VIA NÚMERO ÍNDICE (NÃO TEM SIGNIFICADO ECONÔMICO E PODE SER 1 OU 100, MAS DEMONSTRA QUE PARA CADA UNIDADE DO PIB TEM-SE “n” UNIDADES MAIS DO TOTAL.

24 PRÓXIMA AULA: “DESEMPREGOJUROSCÂMBIO O OUTROS BICHOS MAIS”


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CURSO DE ECONOMIA MACROECONOMIA I Aula 03 Macroeconomia Básica – Principais variáveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google