A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Rede SESI de Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Rede SESI de Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Rede SESI de Educação

2 3.1 Para uma indústria ter sucesso é necessário apenas um bom produto?
O processo de industrialização e os arranjos espaciais Geografia . Aula 03 3.1 Para uma indústria ter sucesso é necessário apenas um bom produto?

3 3.2 O QUE É INDÚSTRIA? INDÚSTRIA é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matérias-primas em outros produtos que, em seguida, são comercializados e que possuem, normalmente, maior valor agregado.

4 3.3 Como funciona uma indústria?
INDÚSTRIA ARTESANAL INDÚSTRIA MANUFATUREIRA INDÚSTRIA MAQUINOFATUREIRA próximo

5 3.4 INDÚSTRIA ARTESANAL É a produção de caráter familiar na qual o artesão possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas, desde o preparo da matéria-prima até o acabamento final, ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

6 3.5 INDÚSTRIA MANUFATUREIRA
A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; em seguida tingir; depois tecer e, finalmente, fiar. Surgiram fábricas com assalariados sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.

7 3.6 INDÚSTRIA MAQUINOFATUREIRA
Na maquinofatura, o trabalhador estava subordinado ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. A produtividade multiplicou com a mecanização da mão-de-obra, o produto final barateou e o desemprego cresceu.

8 3.7 TIPOS DE INDÚSTRIAS INDÚSTRIAS DE BENS DE PRODUÇÃO
INDÚSTRIAS DE BENS DE CAPITAL INDÚSTRIAS DE BENS DE CONSUMO OUTRAS CLASSIFICAÇÕES DE INDÚSTRIAS próximo

9 3.8 INDÚSTRIAS DE BASE OU BENS DE PRODUÇÃO
Transformam matérias-primas ou energia em produtos que vão ser usados pelas indústrias de bens de capital ou de consumo. Se localizam perto das fontes fornecedoras ou dos postos e ferrovias, onde fica fácil a recepção das matérias e a saída da produção. Ex: as siderúrgicas, as metalúrgicas e as petroquímicas.

10 3.9 INDÚSTRIAS DE BENS DE CAPITAL
Esse tipo de indústria produz máquinas e equipamentos que serão utilizados pelas indústrias leves ou pesadas. Essas indústrias se localizam principalmente perto de seus consumidores, nos centros industriais.

11 4.0 INDÚSTRIAS DE BENS DE CONSUMO
Produzem produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc) ou não-duráveis (alimentos, bebidas, etc). Essas indústrias abrigam a maior parte dos trabalhadores e atingem um amplo mercado consumidor. Por isso, encontram-se nas cidades médias ou em centros urbanos. A produção destina-se à população em geral.

12 4.1 OUTRAS CLASSIFICAÇÕES DE INDÚSTRIAS
Segundo a função: - Indústrias germinativas: elas geram o aparecimento de outras indústrias, como a petroquímica. - Indústrias de ponta: são as indústrias dinâmicas que comandam a produção industrial. Ex. automobilística. Segundo a tecnologia: Indústrias tradicionais: são empresas que ainda estão ligadas com a Primeira Revolução Industrial. Geralmente são empresas familiares, e existem algumas dessas ainda no Brasil. - Indústrias dinâmicas: usam muita tecnologia e capital e pouca força de trabalho. Está ligada com o desenvolvimento mais recente da química e eletrônica. Operam em economia de escala.

13 4.2 Onde se localizam as indústrias?
Por que alguns lugares possuem mais indústrias que outros?

14 4.3 FATORES DETERMINANTES NA LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL
Os fatores locacionais   Como mencionamos, as indústrias estão distribuídas desigualmente no mundo. Isto se deve às condições ou fatores favoráveis que nem todos os lugares apresentam. Alguns fatores favoráveis são: - Fontes de energia; - Mão-de-obra; - Matéria-prima; - Mercado consumidor; - Infra-estrutura de transporte; - Rede de comunicação; - Incentivos fiscais; - Disponibilidade de água.

15 4.4 LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA: QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA.
Qual a melhor localização, no triângulo, para as três indústrias abaixo? JUSTIFIQUE sua resposta. MÃO-DE-OBRA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA MERCADO CONSUMIDOR MATÉRIA PRIMA

16 4.5 A INDUSTRIALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Antecedentes: Século XVlll Transformações de ordem econômica, política, social e técnica (Inglaterra). Fases da Revolução Industrial: Primeira Revolução Industrial Segunda Revolução Industrial Terceira Revolução Industrial

17 4.6 A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Acompanhou o ritmo de crescimento da população urbana. Adotou o modelo de substituição das importações. Dependência de tecnologia externa. Fases: Concentração Desconcentração nacional Presença das multinacionais

18 4.7 A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Até a década de 60, a população brasileira era basicamente rural. Favorecimento da concentração industrial na Região Sudeste, sobretudo em São Paulo. Crescimento da população urbana e da mão-de-obra nas indústrias. Fabricação de Jipes

19 4.8 A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Após a década de 60, a população brasileira era basicamente urbana. Início da desconcentração industrial e surgimento de novos centros industriais. Crescimento da da mão-de-obra nas indústrias.

20 4.9 BRASIL – INDÚSTRIAS ATUAIS
Diversificação industrial Automação Presença de multinacionais e grandes grupos coorporativos Abertura de novos mercados consumidores Escassez de matéria prima Reorganização do mapa industrial mundial

21 5.0 SITUAÇÃO ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA
Atualmente, o setor secundário criou ou eliminou empregos no Brasil?


Carregar ppt "Geografia Rede SESI de Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google